NATIONAL PARTNERSHIPS
Uma das políticas de aprimoramento do corpo docente adotada pelo PPGE tem sido o incentivo a busca de parcerias institucionais com outros programas e/ou centros de pesquisa e o apoio ao pós-doutorado. É possível perceber uma ampliação das parcerias institucionais que giram em torno de três modalidades: (i) Parceria entre os cursos oferecidos por programas de pós; (ii) pesquisas grupos e projetos de pesquisa; (iii) parcerias em solidariedade DINTER; (iv) parcerias na formação docente; (v) intercâmbios internacionais)
Em termos de parceria entre cursos de Pós-graduação, o PPGE consolidou nos últimos anos um espaço de trocas de experiências pela via da docência com outros Programas de Pós-graduação, como os da UFF, UNIRIO, UERJ, UFRRJ, UFJF, PUC-Rio, FIOCRUZ, UFSCAR, UFBA, UCP, entre outras.
Em 2013 o PPGE recebeu 44 estudantes de outros programas para cursarem disciplinas. Em 2014 o número foi bem semelhante: recebeu 43 estudantes de outros programas.
Em 2015 este número aumentou, foram 68 estudantes de outros programas. Em 2016 o PPGE recebeu 63 alunos de outros programas: 01 IBGE; 16 UNIRIO; 09 UFRRJ; 03 FIOCRUZ; 02 Federal de São Carlos; 01 Estadual de Campinas; 09 da UERJ;05 da UFF; 03 da PUC-Rio, )1 da UFES; 03 da letras-UFRJ; 05 da Eicos UFRJ; 01do Serviço Social UFRJ, 01 IPPUR, 01 CEFET
Como já apontamos, em 2015 e 2016 foram ministradas 4 disciplinas em parceria com outros Programas de Pós Graduação, se consolidando mais uma articulação interinstitucional:
Estes intercâmbios têm sido muito profícuos já que as trocas acadêmicas aproximam professores e estudantes seja na adoção dos referenciais teóricos, seja na participação em bancas, palestras, seminários interinstitucionais.
Os docentes do PPGE tem ampliado seus projetos de pesquisa de forma a integrar grupos de diferentes universidades brasileiras e também estrangeiras. Cada grupo tem sua forma de estabelecer parcerias, mas todos visam uma maior abrangência dos projetos e ampliação de conhecimentos produzidos nas e com as pesquisas. Destacamos as seguintes parcerias nacionais:
1-Entre PPGE-UFRJ e a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio), o Colégio de Aplicação da UFRJ, o Instituto de Pediatria e Puericultura Marsagão Gesteira (IPPMG/UFRJ) e o Centro de Referência de Mulheres da Maré-CRMM. Estas parcerias, sob a forma de um convênio cuja coordenação está sob a responsabilidade da professora Adriana Mabel Fresquet, abarcam a articulação entre o projeto de pesquisa Currículo e linguagem cinematográfica na Educação Básica e o Programa de extensão CINEAD - Cinema para Aprender e desaprender, Cinema e velhice: a imaginação atravessando a memória. O programa CINEAD desenvolve diversos projetos de extensão introduzindo experiências de cinema com professores e estudantes de Educação Básica dentro e fora da escola. Elas constituem o campo empírico do projeto de pesquisa e ainda se articulam com atividades de ensino na graduação e pós-graduação. Entre os projetos de pesquisa-extensão incluímos: 1) Curso de Extensão Universitária Cinema para Aprender e Desaprender 2) A Escola vai à Cinemateca do MAM 3) Escola de Cinema do CAp UFRJ 4) Cinema no hospital? no marco do IPPMG/UFRJ 5) Criação de Escolas de Cinema na rede pública de Ensino Fundamental 6) Laboratório de Educação, cinema e audiovisual 7) Cineclube Educação em Tela 8) Escolas de cinema para deficientes visuais e auditivos. 9) Centro de Referência de Mulheres da Maré - CRMM: cinema no curso de cuidadoras de crianças.
2-Entre o PPGE-UFRJ, IPPUR/UFRJ, IE/UFRJ, PUC-Rio na implementação do projeto guarda-chuva Observatório da Educação e Cidade ( concluído no final de 2014): Essa parceria compreende estudos sobre os Determinantes Socioeconômicos, Raciais e Geográficos das Desigualdades no Sistema de Ensino que ganhou Chamada Pública Edital de Seleção n° 02/2009 - INEP/MEC. Esse projeto engloba quatro subprojetos: 1- Segregação Residencial, Geografia de Oportunidades Educacionais e Segmentação Escolar; 2- O Funcionamento de Quase-Mercados Educacionais e a Segmentação Escolar; 3- Escola e Efeito/Vizinhança: O Impacto da Segregação Residencial sob e o Desempenho Escolar de Estudantes do Ensino Fundamental; 4- Desigualdades de Cor ou Raça nos Indicadores Educacionais Brasileiros: Um Levantamento Geral das Bases de Dados envolvendo diferentes programas e centros de pesquisa. Está sob a coordenação geral do prof. Dr. Marcio da Costa.
3-Entre PPGE-UFRJ e Programa de pós-graduação da PUC-Rio e UNIRIO: A parceria da professora Patrícia Corsino com a PUC-Rio, em especial ao INFOC- Grupo de Pesquisa Infância, formação e cultura, coordenado pela professora Sonia Kramer, remonta à sua formação no mestrado e doutorado naquela instituição. A parceria se tornou interinstitucional, incluindo também a UNIRIO, a partir de 2003. Desde então foram vários projetos realizados em parceria. Em 2012, iniciou-se um novo projeto interinstitucional: ”Estudos comparativos de interações, práticas e modos de gestão em creches, pré-escolas e escolas”, também sob a coordenação da professora Sonia Kramer (PUC-Rio) e com a vice-coordenação da professora Patrícia Corsino(UFRJ) e Maria Fernanda Rezende Nunes (UNIRIO). Esse projeto tem como objetivo realizar estudos comparativos do material que se encontra organizado em três campos empíricos e que foi obtido em uma longa trajetória de pesquisa: (i) Banco de dados da pesquisa feita em 22 creches, pré-escolas e escolas; (ii) Banco de dados de fotografias (419 fotos); (iii) teses e dissertações feitas, a partir de 2004, em creches, pré-escolas e escolas. A pesquisa visa analisar criticamente este material e estabelecer outras relações dos resultados encontrados, problematizar, cotejar, comparar, identificar convergências e divergências, aproximações e afastamentos, compreender avanços e problemas nas políticas públicas e suas formas de implementação, em particular no que se refere às interações de e entre crianças e adultos, práticas e modos de gestão, a partir de outro olhar teórico.
4-Entre o PPGE-UFRJ e a PUC-Rio: O projeto “A construção da identidade do professor do ensino secundário, normal e profissional: uma abordagem comparativa”, que está em andamento desde 2011, se propõe a dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela equipe brasileira do projeto CAPES/FCT: História da profissão Docente no Brasil e em Portugal: Aproximações e Distanciamentos, que se desenvolveu de 2007 a 2010. Parte da constatação de uma dupla lacuna na historiografia da educação brasileira: a escassez de pesquisas que se debrucem sobre a história do ensino secundário e profissional no Brasil e, particularmente, no caso da história da profissão docente, a enorme concentração das pesquisas sobre os professores do ensino primário e a quase inexistência de pesquisas sobre os professores das demais modalidades de ensino pós-primário (secundário, técnico e normal). O projeto conta com auxílio financeiro da FAPERJ. O projeto é coordenado pela professora Ana Waleska Pollo Campos Mendonça (PUC-Rio) e conta com a participação das professoras Sonia Lopes, Miriam Chaves e Libânia Xavier (PPGE).
5-Entre o PPGE-UFRJ e o PROPEd/UERJ: Discurso e representação nas políticas de currículo: o caso do Ensino Médio (2003-2010). Esse projeto de pesquisa interinstitucional, coordenado pela professora Alice Ribeiro Casimiro Lopes e com a participação da professora Rosanne Evangelista Dias, ativo desde 2011, visa investigar o discurso da política de currículo para o ensino médio durante o período 2003-2010, na vigência do governo Luís Inácio Lula da Silva. Algumas das questões gerais são: Como entender as atuais lutas por representação nas políticas de currículo para o ensino médio? Como investigar os sentidos que circulam na constituição dessas representações? Que discursos favorecem determinados sentidos nas políticas? Algumas das fontes de análise a serem utilizadas são os documentos curriculares difundidos pelo MEC no período citado, com ênfase nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio, na proposta de Ensino Médio Inovador e no Programa Currículo em Movimento. O projeto conta com auxílio financeiro CNPq e FAPERJ.
6-Entre o PPGE-UFRJ e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho O projeto Integrado de Pesquisa “História da Escola Primária no Brasil: investigação em perspectiva comparada em âmbito nacional (1930-1961), iniciado em 2011, consiste em um estudo na perspectiva comparada sobre a história da escola primária no Brasil, no período de 1930 a 1961 e objetiva produzir uma interpretação sistemática, aprofundada e integradora sobre a educação pública primária utilizando a comparação como estratégia de análise e concepção interpretativa de modo a explicitar as relações, as semelhanças, as diferenças e as singularidades presentes nas formas de produção, apropriação e difusão da escola nas várias regiões do país. A investigação pretende dar continuidade ao projeto temático “Por uma teoria e uma história da escola primária no Brasil: investigações comparadas sobre a escola graduada” financiado pelo CNPq (Processo n. 480462/2007-0), devendo incidir, nesta segunda etapa, sobre a educação elementar de 17 estados brasileiros. O projeto conta com o auxílio financeiro do CNPq (Edital Universal MCT/CNPq n° 014/2010. Processo n° 480387/2010-9. Vigência: 1/1/2011 a 31/12/2012). O projeto é coordenado pela professora Rosa Fátima de Souza (UNESP) e conta com a participação da professora Irma Rizzini (PPGE).
7-Entre o PPGE-UFRJ, UERJ e UNIVILLE O projeto “Abordagens discursivas de juventude no tempo presente: questões metodológicas nas análise” elaborado em meio a uma interessante e profícua parceria interinstitucional de pesquisa envolvendo três universidades UFRJ, UERJ e UNIVILLE tem o objetivo de investigar os mecanismos discursivos mobilizados nos processos de identificação/significação relacionados à construção de sentidos para as juventudes contemporâneas em diferentes textos curriculares produzidos no âmbito da disciplina História. Especificamente, centra sua análise naqueles processos mobilizados pelos sujeitos posicionados como estudantes/as de história na educação básica, relacionados direta e indiretamente às suas experiências temporais. Focaliza como empiria diferentes políticas culturais voltadas para as juventudes em nossa contemporaneidade, em particular aquelas que se materializam nos textos curriculares dessa área disciplinar - propostas curriculares, livros didáticos, instrumentos de avaliação, mídia - produzidos na segunda metade dessa última década (2005-2010) endereçados aos jovens e adolescentes escolarizados no segundo segmento do ensino fundamental e no ensino médio. O projeto conta com o apoio do CNPq, bolsa produtividade e Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES n.18/2012 Edital Ciências Humanas , Sociais e sociais Aplicadas. É coordenado pela Profa. Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec- PPGE-UFRJ em parceria com a UERJ/Proped (grupo de pesquisa coordenado professora Miriam Soares Leite) e o programa de Pós-graduação em Educação da Univille (grupo de pesquisa professora Raquel Alvarenga Sena Venera)
8-Entre o PPGE-UFRJ, UNESP Projeto Integrado de Pesquisa “História da Escola Primária no Brasil: investigação em perspectiva comparada em âmbito nacional (1930-1961)” Este projeto integrado de pesquisa consiste em um estudo na perspectiva comparada sobre a história da escola primária no Brasil, no período de 1930 a 1961, sob a coordenação geral da profa Rosa Fátima de Souza (UNESP). Compreende quatro eixos de investigação: a) a análise da institucionalização da escola elementar para a população infantil envolvendo a atuação dos Poderes Públicos, por meio de programas, reformas educacionais e expansão do ensino e as diferentes modalidades de escolas primárias existentes nas zonas urbanas e rurais; b) o exame da organização pedagógica das escolas primárias com ênfase nos métodos de ensino; c) o estudo da cultura material escolar; d) a problematização das representações sociais sobre a escola elementar. A pesquisa objetivou produzir uma interpretação sistemática, aprofundada e integradora sobre a educação pública primária utilizando a comparação como estratégia de análise e concepção interpretativa de modo a explicitar as relações, as semelhanças, as diferenças e as singularidades presentes nas formas de produção, apropriação e difusão da escola nas várias regiões do país. A investigação pretendeu dar continuidade ao projeto temático “Por uma teoria e uma história da escola primária no Brasil: investigações comparadas sobre a escola graduada” financiado pelo CNPq (Processo n. 480462/2007-0), devendo incidir, nesta segunda etapa, sobre a educação elementar de 17 estados brasileiros: Acre, Amazonas, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A equipe de pesquisadores era composta por 37 pesquisadores doutores pertencentes a Programas de Pós-Graduação em Educação de várias instituições universitárias do país.
9- Entre o PPGE-UFRJ e diferentes grupos de pesquisa - Lepeh-UFRJ, Leáfrica-UFRJ; Labhoi/UFF; Lieja/UFRJ; Leh-UFF(Parceria intra/interinstitucional e multidisciplinar) O projeto “Narrativas do Estado do Rio de Janeiro nas aulas de História: um estudo a partir das diferentes vozes” tem como foco de investigação o ensino de história. O projeto tem por objetivo explorar os efeitos das narrativas sobre o conhecimento histórico do Estado do Rio de Janeiro legitimado e validado para ser ensinado nos diferentes níveis da educação básica. A escolha do nosso estado como objeto de investigação se justifica pelo lugar central que lhe é atribuído na e pela historiografia nacional em meio às demandas de igualdade e diferença, formuladas no âmbito dos diferentes movimentos sociais em nossa contemporaneidade. A pesquisa se organiza em torno de três dimensões que serão desenvolvidas de forma articulada. A primeira consiste no aprofundamento teórico- metodológico de temas diretamente relacionados ao projeto, tanto da área de História como da Educação. A segunda dimensão diz respeito à produção e organização de fontes (autobiográficas). A última refere-se aos procedimento de contextualização didática dessas mesmas fontes. O projeto é proposto, sob a coordenação da Professora Carmen Teresa Gabriel (UFRJ) em conjunto com 8 pesquisadores inseridos em diferentes laboratórios e cujas trajetórias de pesquisa na área de ensino de história bem como na formação de recursos humanos evidenciam-se no conjunto da produção acadêmica e no volume de orientações de doutores, mestres, especialistas e professores das redes públicas na área. Tem auxilio financeiro da FAPERJ- Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa.
10- Entre o PPGE-UFRJ e a PUC-Rio O projeto de extensão - LIPIS – “Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social” é vinculado à Vice-Reitoria Comunitária da PUC-Rio, e desenvolve projetos de amplo espectro social. Apresenta-se, também, como um espaço de reflexão teórica da experiência adquirida, com vistas a contribuir para a formulação de políticas públicas na área social, que se apresenta carente de soluções criativas. Fazem parte de seu quadro, além de professores, estudantes e ex-estudantes da PUC, professores de diferentes universidades de vários estados do Brasil e do exterior, que desenvolvem projetos semelhantes. A UFRJ é representada no projeto pela Professora Maria Vitória Mamede.
11- Entre o PPGE-UFRJ e municípios brasileiros O projeto de pesquisa “Observatório Nacional de Educação Especial: estudo em rede nacional- sobre as salas de recursos multifuncionais nas escolas comuns ” visa fomentar a criação do Observatório Nacional de Educação Especial (Oneesp), para desenvolver a produção de estudos integrados sobre políticas e práticas direcionadas à questão da inclusão escolar na realidade brasileira. O projeto pretende inaugurar as atividades do observatório e tem como foco uma avaliação de âmbito nacional do programa de implantação de Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs), promovido pela Secretaria de Educação Especial/MEC que. desde 2005, vem apoiando a criação deste serviço de atendimento educacional especializado (AEE). Em que medida este tipo de serviço tem apoiado a escolarização de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais? Que limites e possibilidades as SRMs oferecem? Para responder a essas questões 25 pesquisadores provenientes de 16 estados brasileiros, representantes de 22 universidades e de 18 programas de pós-graduação, estão se propondo a conduzir um estudo em rede cujo, delineamento misto envolve estudos locais nos municípios com professores de salas de recursos, baseados na metodologia da pesquisa colaborativa que tem como foco produzir simultaneamente conhecimento e formação; combinado com um estudo nacional do tipo survey. O projeto é coordenado pela Professora Mônica Pereira dos Santos.
12- Entre o PPGE-UFRJ, UFMG, UNIRIO e MEC O Projeto “Leitura e escrita na Educação Infantil” tem como objetivo difundir proposições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas de leitura e escrita na Educação Infantil comprometidas com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Além de uma ampla revisão bibliográfica sobre o tema e organização de cinco seminários internacionais para aprofundamento teórico e amplo debate sobre o tema, foi realizado o estudo "Boas práticas de leitura e escrita na Educação infantil: experiências em creches e pré-escolas", em cinco estados brasileiros, junto com pesquisadores da UFPE, UFRN, UFMT, UFMG e UERG, para conhecer práticas de oralidade, leitura e escrita que vêm sendo desenvolvidas em turmas de creches e de pré-escolas para ampliar o diálogo com as escolas e elaborar as proposições. O projeto é financiado pelo MEC e nele participam: Mônica Correia Baptista – Coordenadora geral - UFMG Patrícia Corsino – vice-coordenadora- UFRJ, Maria Fernanda Rezende Nunes – vice-coordenadora- UNIRIO; Vanessa Ferraz Almeida Neves – vice-coordenadora-UFMG; Rita Coelho – MEC ; Ângela Maria Rabelo Barreto Consultora MEC; Ana Carolina Perrusi Brandão-UFPE, Sara Mourão Monteiro – UFMG, Denise Maria de Carvalho Lopes –UFRN; Ordália Alves de Almeida – UFMT, Beatriz C. Pérez-CECIP.
13-Entre o PPGE-UFRJ e Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), setor de implante coclear e com o Instituto Nacional de Surdos (INES) O Projeto “Desenvolvimento e aprendizagem de estudantes com implante coclear”, coordenado pela Profa Celeste Azulay Kelman, tem como objetivo investigar o desenvolvimento e aprendizagem de estudantes surdos implantados. Essa pesquisa visa conhecer o estado da arte sobre o aprendizado e a socialização de estudantes surdos.
14- Entre o PPGE-UFRJ e quatro municípios do Estado do Rio de Janeiro O “Observatório Estadual de Educação Especial do Rio de Janeiro” é um projeto de pesquisa que envolve quatro municípios do estado do Rio de Janeiro- Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Petrópolis e Niterói. Investiga como se encontra o atendimento educacional especializado através da análise do depoimento de professores das salas de recursos multifuncionais e gestores de educação especial desses municípios. Ë coordenado pela Professora Celeste Kelman
15- Entre o PPGE-UFRJ, UFF e UFMG O projeto “Processos de escolarização na Capital Federal no contexto do pós-abolição (1889-1910)”, coordenado pela Professora Irma Rizini em parceria com o grupo de pesquisa da UFF, coordenado por Alessandra Schueler; e da UFMG, coordenado por Maria Cristina Gouvêa. O projeto tem como objetivo investigar as relações entre a vida política da cidade do Rio de Janeiro, seus costumes e cultura nos seus lugares de produção e circulação, e o espaço escolar voltado para a formação dos futuros cidadãos inseridos em espaço urbano heterogêneo. A pesquisa incide sobre as áreas de maior densidade demográfica da cidade, locais de moradia de populares, com altos índices de meninos e meninas em idade escolar e de matrículas nas escolas públicas. Trata-se de um espaço urbano que vinha sendo palco de investidas do poder público, sob a égide da ordem e da modernidade, na tensão com os elementos identificados com a desordem. Com base nas fontes oficiais da Instrução Pública e na imprensa, serão investigadas as relações entre a população e a escola no contexto do pós-abolição, entendendo-se que parte da população escolar era composta por estudantes e alunas negros, provenientes de grupos sociais com demandas próprias em termos de suas lutas políticas no contexto de uma sociedade extremamente hierarquizada. .
16-Entre o PPGE-UFRJ e a Escola Municipal Chile, RJ. O projeto “Dinamizando saberes na formação de professores de Ciências: materiais didáticos e atividades de ensino produzidos em encontros entre a Universidade e a Escola” , coordenadora pela Profa. Maria Margarida Gomes, ganhou o Edital FAPERJ No. 34 / 2013 - Programa "Apoio à Melhoria do Ensino em Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro - 2013". É uma parceria com a Escola Municipal Chile, RJ. O foco principal das atividades do projeto é a organização e utilização dos materiais e atividades de uma Sala de Ciência. Todas as atividades e materiais didáticos são planejados e elaborados na mediação entre conhecimentos da universidade e da escola mobilizados em encontros destinados a promover ações de formação continuada dos professores de Ciências da referida escola e de outras escolas da região.
O trabalho “Compreendendo a dinamização do currículo de Ciências na escola”, com resultados sobre os impactos do projeto na EM Chile, foi apresentado na JICTAC 2014 na UFRJ, tendo sido selecionado para publicar um resumo expandido na Revista do CFCH. As autoras são as bolsistas IC/FAPERJ e PIBEX. O trabalho “Ensino de Ciências : dinamizando saberes entre a Universidade e a Escola”, um relato das atividades do projeto na EM Chile, foi apresentado no 11º Congresso de Extensão da UFRJ, tendo sido selecionado como o melhor trabalho de 2014 na área de Educação. As autoras são bolsistas PIBEX, IC/FAPERJ e TCT/FAPERJ.17- Entre a UFRJ-UFRJ e pesquisadores de diferentes instituições brasileiras O Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES / UFRJ) é um importante centro documental sediado na cidade do Rio de Janeiro que reúne, sob sua guarda, Arquivos e Coleções de Instituições e Educadores. O objetivo primordial do PROEDES consiste em disponibilizar aos pesquisadores um expressivo conjunto de fontes documentais que servem à investigação científica no campo da História da Educação. As precárias condições infraestruturais colocam em risco a guarda desse valioso patrimônio documental, além de dificultar a democratização de acesso e ampliação de atendimento aos diversos pesquisadores. As inúmeras solicitações de instituições e de pessoas físicas que procuram o PROEDES a fim de doar e/ou solicitar a guarda e preservação de documentos relevantes para o estudo da educação brasileira, evidencia a relevância do Centro e também exige projetos de ampliação e reorganização do espaço e do acervo documental para garantir a continuidade e otimização dos serviços que o PROEDES vem prestando há 26 anos a tantos pesquisadores não só do estado do Rio de Janeiro, mas de todo o país. Em 2015 o PROEDES assinou convênio com a ANPEd para conservação e guarda de seus documentos. Participam do PROEDES os todos os professores da linha de pesquisa “História, Sujeitos e Processos Educacionais”.
18- Entre a UFRJ e a UNIRIO O projeto “Acesso e permanência no Ensino Superior: Intersecções entre Educação, Esporte e raça em perspectiva comparada Brasil e EUA”tem por objetivo fazer uma análise do acesso e permanência no ensino superior, sendo privilegiada na análise a relação entre esporte e raça. Serão feitas analises em cinco universidades brasileiras e duas americanas. Participam do projeto professores da UFRJ e da UNIRIO, bem como todos os orientandos do Prof. José Jairo Vieira. Contemplado com auxilio financeito no Edital Universal do CNPQ em 2014, categoria C.
Coordenação: Prof. José Jairo VieiraEm 2011 foi aprovada no mérito pela CAPES o projeto de um Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Educação entre o PPGE/UFRJ e a UFPI (Campus Amilcar Ferreira Sobral (CAFS), no município de Floriano – PI, localizado a 240 km da capital do Estado, Teresina). A proposta teve início em julho de 2012, conta com seis docentes do PPGE e qualificou até 2016 , 10 docentes dentre os professores que atuam nos cursos de Bacharelado em Enfermagem, Bacharelado em Administração, Licenciatura Plena em Ciências Biológicas e Licenciatura Plena em Pedagogia, contribuindo, assim para a qualificação do corpo docente dessa IES. Atualmente o Campus Amilcar Ferreira Sobral oferta cerca de 400 (quatrocentas) vagas nos cursos supracitados e possui aproximadamente 1.800 (um mil e oitocentos) estudantes. Um programa da importância do DINTER propiciou ao CAFS capacitar seus mestres ao mesmo tempo e de uma única vez. Uma análise de custo/benefício indica claramente que é mais econômico para a UFPI e cofres públicos realizar um DINTER em Educação, que virá a contemplar as expectativas dos professores de todos os cursos ofertados no referido Campus. Além disso, destacamos, ainda, o fortalecimento da solidariedade entre instituições, o que motivou o estabelecimento de uma parceria propiciou uma formação sólida dos professores do CAFS e com ganhos para PPGE/UFRJ como formador de pesquisadores em âmbito nacional. O impacto acadêmico e social dessa iniciativa será explicitado no item: Solidariedade, Nucleação e Visibilidade.
Dando continuidade às parcerias e ações de solidariedade, o PPGE encaminhou à CAPES em 2016 outra proposta de DINTER que cuja instituição receptora é a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Ciências Humanas do Campus VI, que funciona no município de Caetité, distante 757 km da capital do Estado. Segundo dados do IBGE (2010), o município ocupa uma área de 2.442,887 km² e conta com uma população de 47.515 pessoas e passou a ser conhecido como o ‘berço da Educação’ por ser a cidade natal do educador Anísio Teixeira, assumindo o papel de referência em educação no Estado da Bahia.
Trata-se de uma parceria com uma instituição que tem mais de cinco décadas de existência, formando professores para a Educação Básica nas áreas de: Ciências Biológicas; Geografia; História; Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas; Letras – Habilitação em Língua Inglesa e Literaturas; Matemática. Além de ofertar cursos de Licenciatura integrantes de programas especiais como Rede UNEB 2000, PROESP e Plataforma Freire em vários municípios da região. O Campus VI tem uma área construída de 3110,08 m2, com 14 salas de aula, além de auditório, biblioteca, laboratórios, sala de informática, sala de professores, cantina e espaço de convivência, além dos equipamentos necessários ao desenvolvimento das diversas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão universitária. Conta com um corpo docente de 122 professores, um quantitativo de 989 estudantes, que vêm dos diversos municípios que integram o Sertão Produtivo e 34 profissionais técnico-administrativo que atuam nos diversos setores da universidade.
Seus professores possuem o seguinte perfil em termos de titulação máxima: 0,8% com Graduação; 50,0% com Especialização; 42,6% com Mestrado; e apenas 6,6% com Doutorado. Chama a atenção o baixo número de doutores que atuam no Campus e a distância que a instituição se encontra da cidade de Salvador dificulta em muito a formação de novos doutores. A oferta do DINTER possibilitará um projeto de qualificação coletivo, ampliando de modo significativo o quantitativo de doutores do Campus VI da UNEB, com a oferta de 16 vagas, além de poder fortalecer a criação e o estabelecimento de grupos de pesquisa que possam desenvolver pesquisas em Educação na região, identificando questões específicas a serem enfrentadas localmente.
Os professores do PPGE têm sido procurados para supervisionar pós-doutorados de colegas de outras instituições com ou sem bolsa PNPD. Neste quadriênio destacamos:
Andrea Fetzer- UNIRIO- supervisão do Professor Antônio Flávio Moreira
Helen Silveira Jardim de Oliveira – supervisão com Professor Renato José de Oliveira – início: fev/2016 – término: março/2017
Mylene Cristina Santiago – supervisão com Professora: Mônica Pereira dos Santos - início: fev/2016 – término: março/2017
Paulo Melgaço da Silva Junior – supervisão com o Professor Antônio Flavio Barbosa Moreira início: fev/2016 – término: março/2017
Elisangela da Silva Bernado UNIRIO - março de 2015 a fev 2016 supervisão com Marcio da Costa
Nailda Bonato – UNIRIO - Terminou Em 2015- supervisora Prof. Libânia Xavier
Monica Correia Baptista- UFMG - supervisão com Patricia Corsino ( Início março de 2016/ término em março de 2017)
A significativa trajetória do PPGE/UFRJ chamou a atenção do Departamento de Ciências Humanas do Campus VI da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que funciona no município de Caetité, distante 757 km da capital do Estado. Segundo dados do IBGE (2010), o município ocupa uma área de 2.442,887 km² e conta com uma população de 47.515 pessoas. Ele passou a ser conhecido como o ‘berço da Educação’ por ser a cidade natal do educador Anísio Teixeira, assumindo o papel de referência em educação no Estado da Bahia. No que se refere à formação de professores, ainda no século XIX foi criada a Escola Normal de Caetité, que sofreu várias transformações ao longo do tempo e funciona, atualmente, com o nome de Instituto de Educação Anísio Teixeira.
No que se refere ao ensino superior, em 1962 foi criada a Escola de Nível Superior de Caetité, por meio da Lei nº 1082 de 25 de outubro de 1962, que foi incorporada à UNEB pela Lei Delegada nº 66 de 01 de junho de 1983, com a denominação de Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caetité (FFCLC). Devido a Lei nº 7.176, de 10 de setembro de 1997, que dispõe sobre a reestruturação das Universidades Estaduais da Bahia, a UNEB adotou a estrutura departamental para identificar as suas unidades universitárias, utilizando o critério de áreas de conhecimento para a denominação de cada Campus. Com essa reestruturação, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caetité passou a receber a denominação de Departamento de Ciências Humanas – Campus VI. Ele tem uma área construída de 3110,08 m2, com 14 salas de aula, além de auditório, biblioteca, laboratórios, sala de informática, sala de professores, cantina e espaço de convivência, além dos equipamentos necessários ao desenvolvimento das diversas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão universitária.
Em mais de cinco décadas de existência, a instituição tem formado professores para a Educação Básica nas seguintes áreas: Ciências Biológicas; Geografia; História; Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas; Letras – Habilitação em Língua Inglesa e Literaturas; Matemática. Além desses seis cursos de Licenciatura, a oferta de novos cursos se mantêm crescente, uma vez que o Departamento oferece ainda, em vários municípios da região, cursos de Licenciatura integrantes de programas especiais como Rede UNEB 2000, PROESP e Plataforma Freire. Todo esse trabalho é desenvolvido por um corpo docente composto por 122 professores, que possuem o seguinte perfil em termos de titulação máxima: 0,8% com Graduação; 50,0% com Especialização; 42,6% com Mestrado; e apenas 6,6% com Doutorado. Em relação aos discentes, o Campus VI tem um quantitativo de 989 estudantes, que vêm dos diversos municípios que integram o Sertão Produtivo; no tocante ao corpo técnico-administrativo, ele conta com um total de 34 profissionais que atuam nos diversos setores da universidade, desenvolvendo as ações necessárias ao bom funcionamento do Departamento.
Tendo em vista a importância do Departamento de Ciências Humanas – Campus VI na formação de quadros para a atuação na Educação Básica da região e a distância que a instituição se encontra da cidade de Salvador, o que dificulta em muito a formação de novos doutores, destacamos a relevância da realização deste projeto de Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Educação com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ). Tendo em vista que a instituição já conta com 42,6% de seu corpo docente com Mestrado, a oferta do mesmo poderá ampliar de modo significativo o quantitativo de doutores na mesma, além de fortalecer a criação e o estabelecimento de grupos de pesquisa que possam desenvolver a pesquisa em Educação na região, identificando problemáticas específicas que possam ser enfrentadas localmente.
Além disso, o estabelecimento de um DINTER possibilitará que o corpo docente possa estabelecer um projeto de qualificação coletivo, no qual se estabeleçam direitos e deveres de cada doutorando, durante e após a formação em nível de Doutorado, além da viabilização de aspectos fundamentais para o bom desenvolvimento das pesquisas, tais como: a redução das jornadas de trabalho dos doutorandos durante os quatro anos da formação; a organização das aulas no Departamento de Ciências Humanas – Campus VI em meio aos horários e compromissos de trabalho de toda a turma; a realização do estágio no PPGE/UFRJ; outras vindas ao Rio de Janeiro, no PPGE/UFRJ, para sessões de orientação.
No intuito de alcançar a melhoria da qualidade do ensino e extensão, pesquisa e pós-graduação na Universidade Federal do Piauí, o Campus Amilcar Ferreira Sobral (CAFS), no município de Floriano - PI, localizado a 240 km da capital do Estado, Teresina, estabeleceu uma política de qualificação de seu corpo docente, a partir da articulação de um Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Educação com o PPGE/UFRJ. A proposta, aprovada no mérito pela CAPES, foi desenvolvida a partir de julho de 2012 e com término em 2016, qualificou 10 docentes dentre os professores que atuam nos cursos de Bacharelado em Enfermagem, Bacharelado em Administração, Licenciatura Plena em Ciências Biológicas e Licenciatura Plena em Pedagogia. Atualmente o Campus Amilcar Ferreira Sobral oferta cerca de 400 (quatrocentas) vagas nos cursos supramencionados e possui aproximadamente 1.800 (um mil e oitocentos) alunos. Um programa da significância do DINTER propiciará ao CAFS capacitar seus mestres ao mesmo tempo e de uma única vez. Dessa forma, o DINTER contribuirá de forma substancial para a qualificação dos docentes, o aumento da produção e desenvolvimento científico local e regional, implantação de programas de Pós-Graduação nessa área e criação de linhas de pesquisa compatíveis com as demandas da IES receptora.
INTERNATIONAL PARTNERSHIPS
Os professores do PPGE têm buscados estabelecer parcerias também com universidades estrangeiras, criando projetos interinstitucionais que visam a ampliação de conhecimento científicos da área educacional de forma cooperativa e abrangente. Tais projetos são a base para os intercâmbios que se expressam em publicações e mobilidade acadêmica que vão conduzindo à internacionalização, que será detalhada em item específico. São os seguintes os projetos em parceria no ano em andamento em 2013-2016:
1- Entre o PPGE , universidades brasileiras e argentinas
Professor: José Cláudio Sooma Silva
O projeto “Circulação de Modelos Pedagógicos, Sujeitos e objetos entre Brasil e Argentina (Séc. XIX e XX)” articula-se em torno da interrogação sobre a circulação internacional dos modelos pedagógicos, sujeitos e objetos escolares que acompanharam o processo de difusão da escolarização, detendo-se, de modo mais específico, nas conexões entre o Brasil e a Argentina, no período compreendido entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX. Os objetivos que orientam a proposta permitem tomar a temática da circulação em uma dupla dimensão, que diz respeito, por um lado, aos intentos de flagrar os modos como se articularam os processos de difusão internacional da escola, bem como os entrecruzamentos entre as histórias desses dois países; e, por outro, aos propósitos de promover o intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes brasileiros e argentinos, contribuindo, por essa via, para a formação de recursos humanos altamente qualificados e para a internacionalização dos programas de pós-graduação. Para tanto, o projeto privilegia os seguintes eixos temáticos: a) conexões e intercâmbios de idéias e experiências; b) migração e escolarização; c) trajetórias de professores e estudantes; d) produção e circulação de saberes e objetos escolares; e) historiografia sobre a temática. Este é um projeto interinstitucional que envolve pesquisadores e pesquisadoras de cinco universidades brasileiras (UNICAMP, UFRJ, UERJ, UFMG e USP) e seis argentinas (Universidad Nacional de Rosario, Universidad de San Andrés, Universidad Nacional de Quilmes, Universidad de Buenos Aires, Universidad Nacional de La Plata e Universidad Nacional de Córdoba). Informações sobre financiamento: Auxílio financeiro – CAPES/SPU(ARG) Bolsa – CNPq: Heloísa Helena Pimenta Rocha (Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2)
2-Entre o PPGE-UFRJ e Universidade do Porto-PT
Professora: Maria Margarida Gomes
A pesquisa “Investigando conhecimentos ecológicos escolares em materiais didáticos produzidos no Brasil e Portugal “visa a ampliação dos horizontes da pesquisa Conhecimentos ecológicos nas disciplinas escolares Ciências e Biologia: um estudo curricular sócio-histórico' a partir da análise de livros didáticos portugueses. Pretende-se produzir comparações entre livros didáticos portugueses e brasileiros no que diz respeito às produções escolares de conhecimentos de natureza ecológica. As questões que orientarão a escolha das fontes de pesquisa e a construção das categorias de análise são: Que aspectos podem ser reconhecidos no período em questão como participantes da produção de conhecimentos de natureza ecológica em livros didáticos produzidos para o Ensino das Ciências em Portugal? Que abordagens referenciadas nos diversos significados sociais da ecologia predominam nos livros didáticos portugueses? Que fatores associam-se historicamente a uma maior ou menor valorização de determinadas abordagens nesses materiais pela comunidade disciplinar de ensino das Ciências em Portugal? Quais são as similaridades e diferenças entre as configurações de conhecimentos de natureza ecológica expressos em materiais didáticos portugueses e brasileiros? No período de junho e maio de 2012, foram desenvolvidas atividades relacionadas a este projeto na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto com a supervisão da Profª Drª Carlinda Leite. O período em questão permitiu o levantamento de fontes de pesquisa como livros didáticos portugueses e entrevistas com professoras de Ciências, além do planejamento da continuidade de atividades de intercâmbio acadêmico.
Pós-doutorado da Prof Margarida Gomes
3-Entre PPGE-UFRJ e Universidade Nacional de Cuyo (Argentina)
Professora: Adriana Fresquet
“Lega el estudiante universitário a aprender a aprender ? Evolución de los processos, estratégias y actitudes del alumno universitário en el transcurso de la carrera” pé um projeto que dá continuidade às pesquisas realizadas em 2007-2009, 2009-2011, focando neste caso o aluno, seus processos e atitudes ao longo do curso universitário. Ele está dando continuidade a dois projetos bianuais anteriores, também financiados pela Secretaría de Ciência y Técnica da Universidad Nacional de Cuyo (Argentina) que pesquisa experiências de aprendizagem universitário comprando estudantes da UNC e da UFRJ. Financiamento: Secretaría de Ciência y Técnica da Universidad Nacional de Cuyo (Argentina).
Este projeto tem sido renovado a cada dois anos e a professora Adriana Fresquet tem participado de seminários na Universidade de Cuyo.
Publicação conjunta em 2014 na RBE
4-Entre o PPGE e a Universidade de Lisboa
Professora: Sonia Maria de Castro Nogueira Lopes
O projeto “Construção da identidade do professor do ensino secundário, normal e profissional: uma abordagem comparativa” se propõe a dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela equipe brasileira do projeto CAPES/FCT: História da profissão Docente no Brasil e em Portugal: Aproximações e Distanciamentos, que se desenvolveu de 2007 a 2010. Parte da constatação de uma dupla lacuna na historiografia da educação brasileira: a escassez de pesquisas que se debrucem sobre a história do ensino secundário e profissional no Brasil e, particularmente, no caso da história da profissão docente, a enorme concentração das pesquisas sobre os professores do ensino primário e a quase inexistência de pesquisas sobre os professores das demais modalidades de ensino pós-primário (secundário, técnico e normal). O objetivo geral é analisar o processo de construção da identidade do professor pós-primário, se é que se pode perceber alguma unidade identitária entre os diferentes segmentos da categoria docente em estudo. Cumpre destacar, a esse respeito, que um dos achados do projeto CAPES/FCT foi exatamente a constatação da enorme diversidade da categoria docente. Daí, a utilidade da perspectiva comparativa, centrada no estudo de diferentes instituições escolares. A equipe observará os quadros docentes dessas instituições: qual a sua composição, como foram se constituindo historicamente, com distintos recortes temporais, como eram recrutados os professores, qual a sua formação e a trajetória profissional, entre outros aspectos, na sua relação com o que estamos entendendo como programa institucional (Dubet:2005).
Doutorado sanduiche de Geise de Moura Freitas orientanda da Prof. Sonia Lopes
5- Entre o PPGE e a Université de Lille 3 no âmbito do Laboratório CIREL
Professora: Carmen Teresa Gabriel
O Projeto “Abordagens discursivas de juventude no tempo presente questões metodológicas nas análises de textos curriculares” tem como uma de suas vertentes os estudos pós-doutorais da Profa. Carmen Teresa Gabriel em andamento intitulado “Currículo como espaço biográfico: um estudo sobre os processos de subjetivação em contextos de formação”, contemplado com a Bolsa Sênior da Capes de duração de um ano ( agosto-2014-agosto de 2015) na Université de Lille 3 no âmbito do Laboratório CIREL, sob a supervisão do professor Christophe Niewiadomski.
O Professor Christophe Niewiadomski veio ao Brasil como professor visitante em 2016 e proferir um ciclo de debates/ aulas abertas, estreitando a parceria
6- Entre a Faculdade de Educação e Université Paris-Est
Professora: Ana Maria Cavaliere
O Gesed do qual participam 6 professores do PPGE está desenvolvendo parceria com o Laboratoire Interdisciplinaire de Recherche sur les Transformations des Pratiques Educatives et des Pratiques Sociales (LIRTES) ligado à Université Paris-Est sendo o professor Benjamin Moignard (Maître de Conference) o contato principal. O referido professor esteve em outubro de 2014 na FE-UFRJ para encontro acadêmico com o Gesed e debate sobre as possibilidades de desenvolvimento da parceria Université Paris-Est / UFRJ. Retornou em 2016, numa segunda visita com um grupo de professores da Faculdade de Educação que atuarão no Convênio que está sendo gestado.
Professora Ana Cavaliere realizou duas visitas técnicas ao ESPE- Université Paris-Est Créteil. Entre 01 e 08 de abril de 2016 e entre 15 e 18 de novembro de 2016 (esta última financiada pela França), à convite do professor Benjamin Moignard.
Professora Ludmila Thomé de Andrade e Carmen Teresa Gabriel realizaram visita técnica o ESPE- Université Paris-Est Créteil. 15 e 16 de novembro de 2016
7- Entre o PPGE com o CBPF – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e a Universidade de Turku, na Finlândia
Professor: Rodrigo Rosistolato
O projeto “Estudo comparativo Brazil-Finlândia: uma proposta de análise de métodos e estratégias para o ensino de matemática”, coordenado pelo Professor Rodrigo Rosistolato, visa investigar o ensino de matemática nos últimos quatro anos do ensino fundamental na cidade do Rio de Janeiro e compará-lo com o ensino da mesma área na cidade finlandesa de Turku. O foco desta investigação está direcionado para os seguintes aspectos: (i) a metodologia do ensino, (ii) a formação, experiência e expectativas dos professores e (iii) a visão dos docentes sobre o desempenho dos estudantes. Para conduzir o estudo, será utilizada uma combinação de métodos quantitativos e qualitativos, incluindo observação participante, entrevistas em profundidade e análise quantitativa do desempenho das escolas.
8- PPGE-UFRJ e a Anglia Ruskin University
Professor: Paolo Vittoria (coord.) e Prof Davi Hill -
The proposal is a research/action project about Neoliberalism and its impact on school-teachers work, pedagogies and the space for popular and critical education led in Anglia Ruskin Universit . To research, teach and articulate experiences and theories of Popular Education and Critical Pedagogy and their possible application in the work of schoolteachers, developing and creating specific knowledge for professors, researchers, students, school teachers and educators based at Anglia Ruskin University and also more widely, within existing long-established national and international networks. The skills/knowledge about Critical Pedagogy and Popular Education will be developed from the Pedagogy of Dialogue of Paulo Freire, the Popular/Social Theatre of Augusto Boal, the Pedagogy of Social Movements, the Eco-Pedagogy.
9-Entre o PPGE-UFRJ- Brasil, Portugal, Cabo Verde, Espanha
Professora: Mônica Pereira dos Santos
A pesquisa “Culturas , políticas e práticas de inclusão em Educação Superior: as vozes dos formadores” pretende, como objetivo central, descrever e discutir o panorama dos processos de inclusão/exclusão em 4 universidades, de 4 países localizados em 3 (três) continentes, no tocante à construção de culturas, ao desenvolvimento de políticas e à orquestração de práticas, de inclusão/exclusão, tendo como foco e objeto de análise os professores das mesmas. Os países envolvidos são: Portugal, Cabo Verde, Espanha, e Brasil. Tem como objetivo relacionar as semelhanças e as diferenças entre as culturas, as políticas e as práticas que norteiam e fazem parte das universidades participantes desta pesquisa, assim como caracterizaremos o perfil do professor dos dias atuais, suas necessidades e desafios, numa dimensão global e não só local. Da mesma forma, contextualizaremos a formação de professores, sua inclusão ou não no cenário das sociedades ocidentais atuais, analisando as políticas públicas apresentadas nos documentos oficiais dos países a que pertencem essas universidades, em consonância com a opinião dos formadores em relação às culturas, políticas e práticas pedagógicas e de gestão.
Doutorado sanduíche de Eliane Rodrigues. Universidade de Genebra com o professor Abdeljalil Akkari
10-Entre o PPGE- UFRJ, UFPR, UFMG, UDESC e Universidade de Pavia- Itália
Professora Patrícia Corsino
A pesquisa “Formação da Rede em Educação Infantil: avaliação de contexto (Fase I)” tem como objetivos: Constituir uma rede de pesquisadores acerca da avaliação de contexto da e na educação infantil; Estabelecer intercâmbio acadêmico e profissional entre as universidades brasileiras (Universidade Federal do Paraná UFPR, Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, Universidade Federal de Minas Gerais UFMG e Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC) e a Università degli Studi di Pavia com o intuito de realizar investigações e partilhar experiências, assim como fortalecer os grupos de pesquisa em infância e educação infantil; Realizar tradução da bibliografia específica, bem como dos instrumentos de avaliação produzidos por pesquisadoras da Universidade de Pavia Itália; Realizar um levantamento bibliográfico sobre avaliação em educação infantil avaliação da criança; institucional e política de avaliação com fins a mapear e estabelecer tendências acerca da temática no campo da educação infantil no Brasil; proceder analises acerca do material bibliográfico e dos diferentes instrumentos italianos de avaliação de contexto em educação infantil e examinar a necessidade de possíveis adaptações diante da realidade brasileira; realizar estudo piloto em quatro capitais brasileiras (Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Florianópolis) com a finalidade de examinar a viabilidade do uso de instrumentos italianos de avaliação de contexto em determinadas realidades de Educação Infantil no Brasil; apresentar, sob forma de relatório, questões relevantes acerca do projeto desenvolvido e indicar recomendações no tocante a temática de avaliação de contexto da e na educação infantil no Brasil. Tem como horizonte a subsidiar a demanda do Plano Nacional de Educação (PNE-2014-2024) sobre avaliação de contexto na Educação Infantil.
Seminários em conjunto em 2013, 2014 , 2015 no Brasil e na Itália
Publicação da produção do grupo no livro:
SOUZA,G. MORO, C. COUTINO,A. ( orgs). Formação em rede na Educação Infantil: avaliação de contexto. Curitiba: Appris editora, 2015. em livro conjunto-
Doutorado Sanduíche de Jordanna Castelo Branco na Universidade de Pavia para inicio em setembro de 2017
11- Entre o PPGE e Columbia University, em Nova York, nos Estados Unidos.
Professor: Amilcar Araújo Pereira
O objetivo deste projeto, que articula História e Educação, é investigar os impactos das lutas sociais contra o racismo e por igualdade nos currículos de História da Educação Básica em diferentes contextos multiculturais, especialmente entre a segunda metade do século XX e o início do século XXI. A parte inicial da pesquisa será realizado entre 2015 e 2016, a partir de um pós-doutorado feito pelo coordenador, com financiamento da parceria CAPES-Fulbright, na Columbia University, em Nova York, nos Estados Unidos.
Professor Amilcar proferiu várias palestras nos USA como pode ser conferido em suas produções.
12- Parceria entre PPGE, IESP/UERJ e Universidade de Durham)
Professores: Marcio da Costa (Responsável pelo Projeto), Mariane Campelo Koslinski, Tiago Lisboa Bartholo
O Projeto “Linha de Base Brasil: Um Estudo Longitudinal Sobre a Trajetória de Aprendizagem de Crianças tem como objetivo” tem como objetivo s: adaptar ao Brasil o IPIPS - International Performance Indicator in Primary Schools. Acompanhar uma coorte de alunos e gerar informações robustas, em nível individual, quanto a aptidões cognitivas em matemática e língua portuguesa de uma amostra de crianças, entre 4 e 8 anos de idade, em uma importante capital do Brasil. Conta com participação do professor Ricardo Ceneviva (IESP/UERJ), Fernando Tavares Junior (UFJF), Peter Tymms e Christine Merrell (Universidade de Durham).Recebeu Edital E_04_2016 Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro.
13- Entre o PPGE e a Fundação Calouste Gulbenkian
Professora: Teresa Paula Nico Rego Goncalves
No projeto “Teorizando espaços entre arte e educação. Construção indutiva de teoria da educação a partir de uma experiência de educação e formação: o projecto 10x10 da Fundação Calouste Gulbenkian” a investigação é assumida como estratégia de acompanhamento, teorização e disseminação de uma experiência inovadora e transformadora das práticas de formação contínua de professores contemporâneas. O seu objecto de estudo é o programa 10x10 da Fundação Calouste Gulbenkian que fomenta a colaboração entre professores e artistas nas escolas. O projecto inclui diferentes eixos de pesquisa inter-relacionados: a teorização, a prática e a disseminação de uma experiência educativa. Através da análise, reflexão e acompanhamento de uma experiência educativa particular, o projeto visa contribuir para a sistematização de experiências educativas contemporâneas e para a construção de um pensamento crítico/reflexivo sobre práticas educativas emergentes na sua relação com processos educativos consolidados e naturalizados, numa lógica de continuidades e descontinuidades (interrupção).
14- Parceria entre PPGE, PUC-Rio e a Universidad Diego Portales (Chile)
-“Políticas de incentivos e Pressões de responsabilização: efeitos sobre às práticas docentes, políticas e resultados escolares no Rio de Janeiro” –
Professora Mariana Koslinski
Visita do professor Gregory Elacqua (Universidade Diego Portales) e do Professor Ruben Kaztman (Universidad Catolica do Chile) para a participação do Seminário Anísio Teixeira e do Seminário Observatórios da Educação: Cidade, Política e Desigualdades, promovido pelo Observatório Educação e Cidade
Estes projetos de parcerias internacionais têm gerado trocas e também o aperfeiçoamento do corpo docente em pós-doutorado, missões e intercâmbios científicos. Que foram destacados nas descrições e serão reiteradas na internacionalização.