People >> Graduates

Política de acompanhamento dos egressos

Fazendo um breve histórico dos egressos do PPGE, observamos que os pesquisadores qualificados como Mestres e Doutores pelo Programa, ao longo destas mais de quatro décadas, vêm constituindo o corpo docente de inúmeras universidades brasileiras e também da docência e gestão da Educação Básica em diversos municípios do estado do Rio de Janeiro e também de outros estados. O levantamento dos egressos, até o final do 2009, indicou que quase 50% dos doutores formados pelo PPGE estão ou já estiveram inseridos em universidades. O levantamento do triênio (2010-2012) indicou que esse movimento continuou se intensificando como uma marca do PPGE: dos 25 doutores formados (9 em 2010, 9 em 2011 e 7 em 2012), 23 atuavam no ensino superior em 2012, 15 como professores de universidades públicas (UFAL, ISERJ, UNIRIO, UFRJ (5), UFRRJ (2), UFF, FAETEC (2), UFF, UESC) e 9 como professores de universidades privadas (Universidade Serra dos Órgãos, UCP, Faculdade Metodista Granbery, Escola Superior da Policia Militar UniverCidade e Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos , Uniabeu (2) e FGV). Em termos percentuais, podemos destacar, portanto, que 92% dos doutores formados pelo PPGE/UFRJ no triênio de 2010 - 2012 estavam inseridos em Instituições de Ensino Superior. O levantamento da atividade profissional dos mestres egressos na avaliação passada evidenciou que dos 69 mestres formados pelo PPGE no triênio 2010 a 2012, mais de 50% atuava na Educação Básica das redes públicas de ensino - municipais, estaduais e federal (11 dos 18 mestres de 2010, 14 dos 26 mestres de 2011 e 13 dos 25 mestres de 2012). Especificamente com relação aos 25 mestres concluintes em 2012, 13 atuavam na Educação Básica do sistema público de ensino [Município do Rio de Janeiro (5), Município de Mesquita (1), Estado de Santa Catarina (1), Município de Niterói (1), Município de Juiz de Fora (1), INES (1), CAP-UFRJ (1), Município de Duque de Caxias e Colégio Pedro II (1), Colégio Pedro II (1)]. Outros 8 trabalhavam na área educacional (3 professores em escolas e cursos privados, 3 técnicos em assuntos educacionais da UFRJ, 1 tutor de educação a distância pelo MEC e 1 é professor na Universidade Veiga de Almeida). Ao todo, portanto, 38 dos 69 mestres do triênio passado (55%) atuam/atuaram, em 2012, na docência do sistema público.

No quadriênio 2013-2016 esta função formadora do PPGE se intensificou. O perfil de egressos que traçaremos a seguir foi feito em janeiro de 2017 a partir de consulta à Plataforma Lattes, após inúmeras solicitações por e-mail à lista de egressos que o PPGE mantém atualizada. Observa-se que alguns egressos não informam vínculo, isso pode indicar que estão sem vínculo empregatício ou que não atualizaram os seus CV Lattes.



Egressos de 2013 - 13 doutores e 47 mestres

Todos os 13 doutores que se titularam em 2013, apresentaram, no geral, 20 vínculos profissionais no quadriênio 2013-2016, o que significa que alguns deles têm mais de um vínculo profissional. Dos 20 vínculos, 9 são com a Educação Básica (1 Supervisor Pedagógico do Colégio Militar, 1 Docente da Escola Nacional de Circo, 2 Docentes do CAp-UFRJ , 2 docentes do Colégio Pedro II, 1 Docente da SEEDUC-RJ, 1 Docente da Prefeitura de Duque de Caxias e 1 Docente do Colégio Santo Inácio) e 11 com a Educação Superior (5 Docentes da UFRJ, 2 Docentes da UFF, 1 Docente da UFLA, 2 Docentes da UERJ e 1 Docente da UNESA) . Todos os doutores formados em 2013 atuam na área da educação, tendo inserções profissionais nas Redes Públicas Federal (14), Estadual (3), Municipal (1) e Rede Privada (2) de ensino.

Em 2013 a tendência do Mestrado em Educação da UFRJ de formar docentes e gestores da Educação Superior e da Educação Básica se manteve como em avaliações anteriores. Dos 47 mestres egressos de 2013, apenas 3 não informaram atuação profissional no quadriênio 2013-2016, nos seus respectivos currículos da Plataforma Lattes. Os demais 44 egressos informaram 59 vínculos profissionais com a Educação Básica (1 docente do CAp-UFRJ, 5 docentes do Colégio Pedro II, 1 docente do INES, 2 docentes do CEFER-RJ, 1 docente do IFRJ, 1 docente do IFF e 1 docente do Colégio Militar, 9 docentes da SEEDUC-RJ, 1 docente da FAETEC, docente do Governo Estadual de PB, docente do Governo Estadual do PR, 12 docentes da Prefeitura Município do Rio de Janeiro, 3 docentes da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, 1 docente da Prefeitura de Itaboraí, 3 docentes da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu sendo uma dessas do atendimento educacional especial, 1 docente da Prefeitura Municipal de Mesquita, 2 docente da Prefeitura Municipal de Niterói, 2 docentes da Prefeitura de Cabo Frio, 1 docente da Prefeitura Municipal de Santa Rita-PB, 1 docente do SESC, 1 docente do Colégio Santo Inácio, 1 docente do Colégio Nossa senhora do Rosário, 1 docente da Escola Carolina Patrício, 1 docente do MV1 Total-Educação Interativa, 1 docente do Colégio e Curso Ação 1, 1 docente do Colégio São Vicente de Paula, 1 docente da Santa Mônica Centro Educacional, 1 docente do Colégio Santa Dorotéia, 1 docente no Colégio Tales de Mileto e 1 docente na escola Dinâmica do Ensino Moderno) e 24 com a Educação Superior (5 docentes da UFRJ, 1 Técnico em Assuntos Educacionais (TAE) da UFRJ e outro da UFRRJ, 1 docente da UERJ, 1 docente da UNESA, 1 docente da UVA, 1 docente da UNIABEU, 1 docente da Faculdade Gama Filho, 1 docente da UNILAGOS, 1 docente da UCP e 1 docente da Faculdade Mercúrio). E dos 47 mestres egressos de 2013, 20 (42,%) deram continuidade aos estudos no doutorado. Desses 20 mestres, 1 se formou em 2016 no próprio PPGE e 10 permanecem como doutorandos, 3 estão na PUC-Rio – Educação, 2 na UERJ – Educação, 1 na UFF – Educação, 1 na UFPB – Educação, 1 na Fiocruz – Informação e Comunicação em Saúde e 1 na UNIRIO – Museologia e Patrimônio).



Egressos de 2014 - 21 doutores e 41 mestres

Em 2014 o PPGE deu continuidade ao seu papel de formador de profissionais da educação da Educação Básica e da Educação Superior. Dos 21 discentes que defenderam tese em 2014, 20 informaram 42 inserções profissionais em seus respectivos currículos Lattes, sendo 16 na Educação Básica (1 supervisor pedagógico da Marinha do Brasil, 2 docentes do CAp-UFRJ, 2 docentes do Colégio Pedro II, 1 docente do IFBA, 2 docentes da SEEDUC-RJ, 1 docente da FAETEC, 2 docentes da Prefeitura Municipal do RJ, 2 docentes da Prefeitura de Duque de Caxias, 1 docente da Prefeitura de Itaboraí, 1 supervisor escolar da Prefeitura Municipal de Curitiba – PR e 1 docente do Colégio Cruzeiro) e 26 na Educação Superior (3 docentes da UFRJ, 1 docente da UFF, 2 docentes da UFRRJ, 2 docentes da UFPB, 3 docentes da UERJ, 2 docentes da UNESA, 1 docente da UCAM, 1 docente da UNIUBE, 2 docentes da UNIABEU, 1 docente da Universidade Candido Mendes, 1 docente da Faculdade Gama e Souza, 1 docente da Faculdade Laboro, 1 docente do Instituto A Vez do Mestre, 2 formadores do PNAIC-MEC, 2 tutores do CECIERJ-CEDERJ e 1 tutor UAB-UFF). As múltiplas jornadas evidenciam que os egressos são docentes envolvidos e comprometidos com a educação e também trazem a precarização do trabalho docente que tem colocado os professores em atuação e mais de uma instituição. Cabe ressaltar que os 21 doutores formados pelo PPGE em 2014 apresentaram 42 vínculos profissionais, sendo 31 deles com a Rede Pública, o que equivale a 74 %.

No Mestrado o perfil dos egressos de 2014 também é basicamente de profissionais da área educacional. Concluíram o curso 41 estudantes, desses 35 apresentaram 55 inserções profissionais no quadriênio 2013-2016, sendo 40 na Educação Básica (1 docente da Marinha do Brasil, 8 docentes do Colégio Pedro II, 1 Pedagogo do Colégio Pedro II , 1 Técnico Educacional do Colégio Pedro II, 11 docentes da SEEDUC-RJ, 2 docentes do CAp-UERJ, 4 docentes da Prefeitura Municipal do Rio, 1 docente da Prefeitura de Itaboraí, 2 docentes da Prefeitura de Duque de Caxias, 1 docente e 1 atendente educacional da Prefeitura de Nova Iguaçu, 1 docente da Prefeitura de Queimados, 1 docente da Prefeitura de Petrópolis, 1 docente da Prefeitura de Paraíba do Sul, 1 orientador pedagógico da prefeitura de Guapimirim, 1 docente do Colégio Sonnart, 1 docente da Escola Britânica e 1 docente bolsista do Núcleo Interdisciplinar UFRJ Mar) e 15 na Educação Superior (1 docente da UFRJ, 4 Técnicos Educacionais da UFRJ, 1 docente da UFV, 1 docente da Faculdade Gama e Souza, 1 docente da UCP, 1 docente da Universidade Cândido Mendes, 1 tutor da UFV, 1 bolsista de apoio técnico da FAPERJ e 4 formadores do PNAIC-MEC). E dos 41 mestres formados no PPGE 12 (29%) seguiram seus estudos no curso de doutorado, 11 são doutorandos no próprio PPGE e 1 no Programa de História Comparada, também da UFRJ. Os dados revelam a visibilidade e capilaridade do Programa em diferentes municípios do Estado do Rio de Janeiro e em outros estados brasileiros e apontam o importante papel do PPGE enquanto produtor e difusor de conhecimento na área educacional, dentro e fora da cidade e do Estado do Rio de Janeiro.



Egressos 2015 - 14 doutores e 38 mestres

Em 2015, dos 14 doutores formados no PPGE, 12 informaram 17 inserções profissionais nos currículos Lattes, sendo 8 na Educação Básica (1 docente do CAp-UFJF, 1 docente do Colégio Pedro II, 1 pedagogo do CEFET-ES, 1 docente da SEEDUC-RJ, 1 supervisor educacional da FAETEC, 1 docente da Prefeitura de Duque de Caxias, 1 docente da Prefeitura de Niterói e 1 docente da Escola Carolina Patrício) e 9 na Educação Superior (2 docentes da UFRJ, 1 docente da UNIRIO, 2 docentes da UFPI, 3 docentes da UERJ e 1 tutor do CEDERJ-UNIRIO). Dos 14 doutores formados pelo PPGE em 2015, 12 apresentaram 17 vínculos profissionais, sendo 16 deles na Rede Pública, o que equivale a 94 %.

Em relação aos 38 mestres que se formaram em 2015, 34 informaram 50 inserções profissionais nos currículos Lattes, sendo 33 na Educação Básica (3 docentes do CAp-UFRJ, 3 docentes do Colégio Pedro II, 1 docente do INES e 1 pedagogo do IFMA, 8 docentes da SEEDUC-RJ, 4 docentes da Prefeitura do RJ, 2 docentes da Prefeitura de Duque de Caxias, 1 orientador educacional da Prefeitura de Queimados e 1 orientador educacional da Prefeitura de Quissamã, 1 orientador educacional da Prefeitura de Mesquita, 1 docente da prefeitura de Niterói, 1 docente da Prefeitura de Piraí, 1 docente do Colégio Notre Dame, 1 docente do Colégio Eliezer Steinberg Max Nordau, 1 docente Colégio Integral Solar, 1 docente do Colégio e Pré-vestibular Qualidade Integral de Ensino, 1 docente do Sistema Elite de Ensino e 1 docente do Colégio e Curso Intellectus) e 17 no Ensino Superior (5 docentes da UFRJ, 1 técnico em assuntos educacionais, 1 docente da UERJ, 1 docente da UNICARIOCA, 1 docente da Faculdade de Belford Roxo, 1 docente do Instituo de Tecnologia ORT, 1 tutor do CEDERJ, 1 tutor do PARFOR, 1 formador do PNAIC-MEC, 2 tutores da UFSJ, 1 tutor do Mestrado Profissional em Administração Pública-PROFIAP, 1 supervisor EaD da Faculdade Vianna Junior). Dos 38 mestres formados no PPGE, 6 (16%) seguiram estudos no curso de doutorado, sendo 5 doutorandos no próprio PPGE e 1 no Programa de História, também da UFRJ.



Egressos 2016 - 30 doutores e 47 mestres

E em 2016 o PPGE se superou, formando 30 doutores em um único ano. Desses, 29 doutores informaram 40 inserções profissionais, sendo 12 na Educação Básica (3 docentes do Colégio Pedro II, 1 docente do Instituto Benjamin Constant, 1 docente do INES, 1 docente da Fundação Osório, 2 docentes da SEEDUC-RJ, 1 docente da Prefeitura do Rio, 2 docentes da Prefeitura de Duque de Caxias e 1 coordenador pedagógico da Prefeitura de Juiz de Fora – MG) e 28 na Educação Superior (3 docentes da UFRJ, 1 técnico em assuntos educacionais da UFRJ, 1 pedagogo da UFRJ, 1 docente da UNIRIO, 1 docente da UFF, 8 docentes da UFPI, 1 docente da UFG, 1 docente da UESC, 1 docente da UNESA, 1 docente da FACSUM, 1 docente da UNYLEYA, 1 docente da AVM, 1 docente da UNIG, 1 tutor da DELINEA, 1 tutor do CEDERJ, 2 tutores do PARFOR, 1 supervisor do PNAIC-MEC e 1 tutor da UVA). Das 40 inserções profissionais informadas pelos 29 doutores egressos em 2016, 34 são vinculadas à Rede Pública, o que equivale a 85 %. E em 2016, o PPGE titulou 47 mestres. Desses, 41 informaram 67 inserções profissionais, sendo 54 vínculos na Educação Básica (1 docente do CAp-UFRJ, 6 docentes do Colégio Pedro II, 1 docente do instituto Benjamin Constant, 11 docentes da SEEDUC-RJ, 1 docente do Governo Estadual do PR, 1 docente do Governo Estadual do Amapá, 7 docentes da Prefeitura do Rio, 2 docentes da Prefeitura de Duque de Caxias, 1 orientador pedagógico da Prefeitura de Duque de Caxias, 1 docente da Prefeitura de São João do Meriti, 1 docente da Prefeitura de Nova Iguaçu, 1 docente da Prefeitura de Queimados, 1 docente de Mesquita, 2 docentes da Prefeitura de Niterói, 1 docente da Prefeitura de São Gonçalo, 1 docente da Prefeitura de Araruama, 1 docente da Prefeitura de Balneário Camboriú-SC e 1 docente da Prefeitura de Magé, 1 docente do Colégio Franco-brasileiro, 1 docente do Centro Educacional da Lagoa, 1 docente do Colégio Marista de São José, 1 docente do Colégio Nossa Senhora da Piedade, 1 docente do Instituto Felipe Smaldone, 1 docente do Instituto Israelita Brasileiro A. Liessin, 1 docente do Ao Cubo – Vestibular, 1 docente do Colégio Palas, 1 docente do Colégio Metodista Bennett, 1 docente do Educandário Madre Güell, 1 docente no Jardim Escola Índio Amigo, 1 coordenador pedagógico no Colégio Padre Antônio Vieira e 1 oficineiro bolsista do Programa Mais Educação da Prefeitura do Rio) e 13 na Educação Superior (1 docente da UFF, 1 docente da UNIABEU, 1 docente da Universidade Cândido Mendes, 1 docente da Faculdade de Belford Roxo, 1 tutor CEDERJ, 2 supervisores bolsistas do PNAIC, 4 formadores bolsistas do PNAIC, 1 supervisor bolsista do PIBID/UFRJ e 1 bolsista MCTI/CNPq/Universal). E dos 41 mestres formados no último ano, 2 (4,2%) já são doutorandos, 1 no próprio PPGE e outro no Programa de História, também na UFRJ.

No quadriênio 2013-2016 o PPGE titulou 78 doutores e 173 mestres, uma média de 18 doutores e 43 mestres por ano. No triênio anterior (2010-2012) titulou 25 doutores e 69 mestres, uma média de 8 doutores e 23 mestres por ano. Este crescimento se deu não apenas pelo aumento do corpo docente (28 professores para 39), mas pelo próprio ritmo das pesquisas, articulações dos grupos e demandas do campo educacional. O perfil dos egressos evidencia que o PPGE tem cumprido seu objetivo geral de formar mestres e doutores para atuarem em atividades de pesquisa e docência. É um programa acadêmico com vocação para pesquisa educacional, mas de forte articulação com a formação docente da Educação Básica e do ensino superior. É significativo e também preocupante a questão que a pesquisa apontou em relação aos vínculos empregatícios dos mestres e doutores egressos: 5% dos doutores e 11% dos mestres egressos não declararam vínculo em seus CV Lattes o que pode indicar, como já foi dito, que não atualizaram o CV e/ou que estão sem vinculo, ou seja, estão no mercado informal. Por outro lado, dos que declaram vínculo apresentaram mais de um, podendo ter até três vínculos. Dos doutores egressos são 61% com mais de um vinculo e dos mestres egressos 50%, o que evidencia um movimento de docentes altamente qualificados atuarem em diferentes instituições, ou seja, a precarização do magistério brasileiro atinge também os que têm pós-graduação estrito sensu.

Dos doutores egressos, 38% dos seus vínculos empregatícios se situam na Educação Básica e 62% no Ensino superior.

Quanto à rede de ensino, 47% destes vínculos estão na rede federal, 13% na estadual, 11% na municipal, 17% na rede privada e 12% em outras atividades. Destacamos entre as instituições federais os 10 doutores da UFPI que fizerem o DINTER conosco, 18 docentes de universidades federais (6 UFRJ, 4 UFF, 2 UFRRJ, 2 UNIRIO, 1 UFLA, 1 UFPR, 1 UFPB, 1 UFG), 5 professores de Institutos Superiores de Educação , 8 professores do Colégio Pedro II e mais outros 10 EBTT e Técnicos em Assuntos Educacionais de diferentes instituições federais, entre outros .Na rede estadual titulamos: 8 professores da UERJ, 2 da FAETEC, 1 da UESC e 6 professores da rede estadual de ensino. Na rede municipal destaca-se o número de vínculos com diferentes municípios: 6 de Duque de Caxias, 4 do Rio de Janeiro, 1 Itaboraí, 1 Niterói, 1 Juiz de Fora e 1 Curitiba. Cabe comentar que o município de Duque de Caxias, que teve maior número de doutores titulados no PPGE, tem se destacado por conceder licença remunerada aos docentes em formação tanto mestrado e quanto no doutorado. Nota-se que dos vínculos empregatícios dos doutores egressos 71% estão na rede pública e 29% na rede privada e consultorias e outros. Quanto aos mestres, os vínculos com a educação básica correspondem a 70% do total, do restante dos vínculos, 20% são do Ensino Superior e 10% são relativos a consultorias e outros. Em relação à rede de ensino os mestres egressos estão assim distribuídos: 23% na rede federal, 18% na rede estadual, 26% na rede municipal, 17% na rede privada e 16% em consultorias e outros. Dos vínculos profissionais dos mestres egressos 67% estão na rede pública e os outros 33% na rede privada e consultorias e outros. Há uma concentração de mestres egressos da rede federal na carreira de professores da Educação Básica Técnica e Tecnológica- EBTT e de professores substitutos nas universidades federais. Quanto ao vinculo estadual, além do Rio de Janeiro, tivemos mestres do Estado da Paraíba, do Amapá e do Paraná. Na rede municipal observa-se uma abrangência de municípios do estado do Rio de Janeiro e uma forte presença de municípios que fazem parte da área Metropolitana do Estado. São os seguintes municípios: Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Queimados, Mesquita, Niterói, São Gonçalo, São João de Meriti, Magé, Guapimirim, Itaboraí, Araruama, Cabo Frio, Petrópolis, Paraíba do Sul, Piraí, Quissamã, e ainda, Camboriú (SC) e Santa Rita (PB). Cabe ainda neste perfil apontar que dos 173 mestres titulados no quadriênio pelo PPGE 40 ( 23% dos egressos) indicaram estar cursando o doutorado. Quase a totalidade destes ( 32 egressos) estão dando continuidade às suas pesquisas no próprio PPGE o que indica a consolidação dos grupos de pesquisas e aprofundamentos de temas e abordagens.

O expressivo percentual de vínculos empregatícios de mestres e doutores egressos com a educação Pública e a abrangência desta rede em municípios e estados evidencia a capilaridade do PPGE e seu potencial de nucleação. Fato que já se expressa em outras parcerias, como o CESPEB, cursos de extensão, palestras , consultorias e, ainda, pela presença de professores do PPGE e seu grupo de pesquisa no âmbito das redes públicas de ensino, seja na avaliação de políticas, seja na formação de professores.


© Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Avenida Pasteur 250 fundos, sala 234 - CEP:22290-902 - Campus da Praia Vermelha
tel: (21)2295-4047 / 4346 - e-mail:ppge@fe.ufrj.br