Teses e Dissertações >> Teses >> Defendidas em 2014


Nº.: Autor: Título: Data / Sala Banca Ingresso
01 Vânia Claudia Fernandes “(As)simetria nos sistemas públicos de Ensino Fundamental em Duque de Caxias (RJ): a religião no currículo” 10/02/2014 salas 220 Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha, Ana Maria Villela Cavaliere, Mariane Campelo Koslinski, Carlos Roberto Jamil Cury e Maristela Gomes de Souza Guedes 2010
02 Glauria Janaina dos Santos Ética e Paixões: interfaces de uma educação ética-emocional na formação do ser humano na contemporaneidade 20/03/2014 Auditório Pedro Calmon Renato José de Oliveira, Ana Canen, Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec, Marcio Silveira Lemgruber e  Marcus Vinicius da Cunha 2010
03 Tiago Lisboa Bartholo Segregação escolar na Rede Municipal do Rio de Janeiro: causas e consequências 21/03/2014 sala 220 Marcio da Costa, Mariane Campelo Koslinski, Jose Ignacio Cano Gestoso, Gregory Elacqua e  Fernando Tavares Júnior 2010
04 William de Góes Ribeiro Multiculturalismo e Ética/Moral em Educação: a retórica no discurso contra o bullying 26/03/2014 sala 220 Ana Canen, Renato José de Oliveira, José Jairo de Oliveira, Marcio Silveira Lemgruber e Iolanda Oliveira 2010
05 Helen Silveira Jardim Ensinar e aprender música: negociando distâncias entre os argumentos de alunos, professores e instituições de ensino 28/03/2014 sala 220 Renato José de Oliveira, Ana Canen, Monique Andries Nogueira, Marcio Silveira Lemgruber e Nilceia da Silveira Protásio Campos 2010
06 Adriana do Carmo Corrêa Fontes Repensando a avaliação nacional da Educação Superior: uma análise inter/multicultural crítica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 31/03/2014 sala 220 Ana Canen, José Jairo Vieira, Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec, Vera Maria Ferrão Candau e Marcelo Gustavo Andrade de Souza 2010
07 Ana Paula Batalha Ramos Soares Conhecimento escolar e qualidade da educação nas políticas de avaliação da Educação Básica 31/03/2014 Auditório da Decania do CFCH Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec, Antonio Flavio Barbosa Moreira, Marcia Serra Ferreira, Alicia Maria Catalano de Bonamino e Alfredo José da Veiga-Neto 2010
08 Maria Verônica Rodrigues da Fonseca A disciplina          acadêmica Didática Geral na Faculdade Nacional de Filosofia (1939-1968): arqueologia de um discurso 04/04/2014 sala 220 Marcia Serra Ferreira, Antonio Flavio Barbosa Moreira, Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Erenildo João Carlos  e  Vera Maria Ferrão Candau 2010
09 Patricia Elaine Pereira dos Santos Extensão, conhecimento e democratização da Universidade Pública: conexões possíveis nos espaços – tempos do Currículo Acadêmico 15/04/2014 sala 220 Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec, Marcia Serra Ferreira, Rosana Rodrigues Heringer Miriam Soares Leite e  André Luiz de Figueiredo Lázaro 2010
10 Joana D’Arc Souza Feitoza Varejão Formação continuada e práticas de leitura e escrita com alunos de classes populares: do dialogismo aos gêneros, a responsividade docente 16/04/2014 sala 220 Ludmila Thomé de Andrade, Ana Maria Ferreira da Costra Monteiro, Patricia Corsino, Adail Ubirajara Sobral e  Carmen Diolinda da Silva Sanches Sampaio 2010
11 Ana Lorena de Oliveira Bruel Distribuição de oportunidades educacionais: o Programa Escolha da Escola pela Família na rede municipal de  ensino do Rio de Janeiro 24/04/2014 sala 220 Marcio da Costa, Ana Maria Villela Cavaliere, Mariane Campelo Koslinski, Alicia Maria Catalano de Bonamino e Helena Maria Bomeny Garche 2010
12 Maria Cristina de Lima Gêneros discursivos produzidos por crianças em seus processos de alfabetização numa escola pública carioca: a circulação entre o oral e o escrito 30/04/2014 sala 220 Ludmila Thomé de Andrade, Patricia Corsino, Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec, Tânia Dauster Magalhães e Silva e Raquel Salek Fiad 2010
13 Aline Cleide Batista A formação de Pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais 06/05/2014 sala 220 Ana Canen, Celeste Azulay Kelman, Renato José de Oliveira, Helena Amaral da Fontoura e Mary Rangel 2011
14 Michele Pereira de Souza da Fonseca Formação de professores de Educação Física e seus desdobramentos na perspectiva dos processos de inclusão/exclusão: Reflexões sobre Brasil e Portugal 02/06/2014 sala 220 Maria Vitória Campos Mamede Maia, Ana Canen,  José Jairo Vieira , Valdelúcia Alves da Costa e Katia Regina Xavier da Silva 2011
15 Mara Lago Index para a inclusão: uma possibilidade de intervenção institucional 24/07/2014 sala 222 Mônica Pereira dos Santos, Ana Canen, Celeste Azulay Kelman, Allan da Rocha Damasceno e Vera Lúcia Messias Fialho Capellini 2010
16 Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa Classe Social e Educação Pública no Brasil: uma análise da hegemonia do agronegócio 20/08/2014 sala 220 Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Roberto Leher, Vânia Cardoso da Motta, Gaudêncio Frigotto e Sonia Regina de Mendonça 2011
17 Paulo Melgaço da Silva Junior Quando as questões de gênero, sexualidades, masculinidades e raça interrogam as práticas curriculares: um olhar sobre o processo de co/construção das identidades no cotidiano escolar 22/08/2014 sala 220 Ana Canen, Antônio Flavio Barbosa Moreira,Vera Maria Ferrão Candau, Henrique Garcia Sobreira e Marcio Rodrigo Vale Caetano 2011
18 Karla Righetto Ramirez de Souza As crianças e o recreio: investigando as relações de pares nos primeiros anos do Ensino Fundamental 22/09/2014 sala 220 Patricia Corsino, Ludmila Thomé de Andrade, Monique Andries Nogueira, Carmen Lúcia Vidal Pérez e Rita Marisa Ribes Pereira 2010
19 Elisa Maria Maçãs Fernandes de Castro Filgueiras O reconhecimento social dos educadores do Ensino Superior à distância: possibilidades, dificuldades e dilemas 29/09/2014 sala 220 Mônica Pereira dos Santos, Ana Canen, Renato José de Oliveira, Carmen Allan Rocha Damasceno  e Sálua Cecilio 2010
20 Ana Celi Pimentel de Souza Ética como tema transversal nas aulas de Artes Visuais no 1º segmento do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II 16/10/2014 sala 220 Maria Judith Sucupira da Costa Lins, Ana Canen, Monique Andries Nogueira, Lúcia Regina Goulart Vilarinho  e Neide da Fonseca Parracho Sant’Anna 2010
21 Jairo Campos dos Santos “O gerencialismo no novo modelo de educação pública da cidade do Rio de Janeiro (2009-2012): Origens, implantação, resultados e percepções” 03/12/2014 sala 220 Ana Maria Villela Cavaliere, Antônio Jorge Gonçalves Soares,. Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha, Maria de Lourdes Rangel Tura,. Marcelo Tadeu Baumann Burgos, 2010

 

 

 

 


 


© Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Avenida Pasteur 250 fundos, sala 234 - CEP:22290-902 - Campus da Praia Vermelha
tel: (21)2295-4047 / 4346 - e-mail:ppge@fe.ufrj.br