Nº.: | Autor: | Título: | Data / Sala | Banca | Ingresso |
01 | Érika Elizabeth Vieira Frazão | QUEM É O “POVO BRASILEIRO” QUE HABITA OS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA? - Um estudo a partir do campo do currículo. | 31/01/2014 Sala 220 |
Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec, Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Marcelo Gustavo Andrade Souza | 2012 |
02 | Adriana Soares Ralejo |
Autoria de livros didáticos: desafios e possibilidades da produção do conhecimento histórico escolar | 31/01/2014 Sala 220 |
Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Carmen Teresa Gabriel, e Helenice Aparecida Bastos Rocha | 2012 |
03 | Carlus Augustus Jourand Correia | Entre a Profissionalização e a Escolarização: Projetos e Campo de Possibilidades em jovens atletas do Colégio Vasco da Gama | 07/02/2014 Sala 220 |
Antônio Jorge Gonçalves Soares, José Claudio Sooma e Wagner dos Santos | 2012 |
04 | Arlene de Paula Lopes Amaral | Professores das creches conveniadas no município de Niterói: identidades em construção | 17/02/2014 Sala 220 | Libânia Nacif Xavier, Giseli Barreto da Cruz e Sonia de Oliveira Camara Rangel | 2012 |
05 | Amanda Moreira da Silva | Valores e usos do tempo dos professores: a (con)formação de um grupo profissional | 24/02/2014 Sala 220 |
Libânia Nacif Xavier, Amália Cristina Dias da Rocha Bezerra e Marcelo Badaró Mattos | 2012 |
06 | Rafaela Louise Silva Vilela | Práticas de leitura de crianças na Biblioteca Parque da Rocinha: reflexões sobre a formação do leitor | 21/03/2014 Auditório da Decania do CFCH | Patrícia Corsino, Ludmila Thomé de Andrade e Edmir Perroti | 2012 |
07 | Julia Tavares de Carvalho | Segregação escolar e a burocracia educacional: uma análise da composição do alunado na cidade do Rio de Janeiro | 25/03/2014 sala 220 | Mariane Campelo Koslinski, Marcio da Costa e Hustana Maria Vargas | 2012 |
08 | Pedro Paulo Hausmann Tavares | Entre desejos e cânticos: a invenção da Escola Azevedo Sodré na capital carioca (1922-1928) | 31/03/2014 sala 220 | José Cláudio Sooma Silva, Sonia Maria de Castro Nogueira Lopes e José Gonçalves Gondra | 2012 |
09 | Fernanda Izidro Monteiro | Professor alfabetizador: identidades, discursos e formação continuada | 31/03/2014 sala 225 | Ludmila Thomé de Andrade, Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro e Guilherme do Val Toledo Prado | 2012 |
10 | Letícia Santos da Cruz | Escrita docente: monografias do curso de especialização Saberes e Práticas – alfabetização, leitura e escrita em foco | 01/04/2014 sala 220 | Ludmila Thomé de Andrade, Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro e Guilherme do Val Toledo Prado | 2012 |
11 | Higor Figueira Ferreira | A construção do currículo em uma experiência escolar para meninos pretos e pardos na Corte em meados do século XIX | 02/04/2014 sala 220 | Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro José Cláudio Sooma Silva, e Arlete Medeiros Gasparello | 2012 |
12 | Regina Lucia Fernandes de Albuquerque | Estratificação escolar e segregação residencial: um estudo das percepções e práticas docentes em instituições escolares do Complexo da Maré | 03/04/2014 sala 220 | Mariane Campelo Koslinski, Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato e Cynthia Paes de Carvalho | 2012 |
13 | Carolina Monteiro Soares | Viagens literárias por entre palavras e imagens: o livro ilustrado e a leitura na escola – uma experiência na Educação Infantil do Colégio Pedro II | 09/04/2014 sala 220 | Patricia Corsino, Adriana Mabel Fresquet, e Celia Abicalil Belmiro | 2012 |
14 | Ana Carla Barbosa Viveiros | A construção de conhecimentos significativos: um horizonte mais crítico na Geografia escolar | 11/04/2014 sala 220 | Celeste Azulay Kelman, Carlos Frederico Bernardo Loureiro e Marcos Antônio Campos Couto | 2012 |
15 | Lívia Moura Cardoso Bastos de Farias | Discursos sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação – uma análise das políticas de currículo ibero-americanas | 14/04/2014 sala 220 | Rosanne Evangelista Dias, Marcia Serra Ferreira e Alice Ribeiro Casimiro Lopes | 2012 |
16 | Pedro Henrique de Sousa Tavares | Fundos de investimentos e o movimento do capital na Educação Superior privada? mercantilização de novo tipo? | 15/04/2014 sala 225 | Roberto Leher, Vânia Cardoso da Motta e Raquel Goulart Barreto | 2012 |
17 | Márcia Feijó de Araújo | Linguagem corporal, docência e Teoria Crítica | 24/04/2014 sala 220 | Monique Andries Nogueira, José Jairo Vieira e Ari Fernando Maia | 2012 |
18 | Fábio Dias Nascimento | Currículo de História na web: uma abordagem discursiva de propostas de educopédia para o ensino de História | 04/06/2014 sala 225 | Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec, Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro e Marcelo de Souza Magalhães | 2012 |
19 | Amanda Morganna Moreira | Escolha e acesso às escolas municipais do Rio de Janeiro: um exercício de navegação social | 26/06/2014 sala 220 | Mariane Campelo Koslinski, Marcio da Costa Monteiro e Helena Maria Bomeny Garchet | 2012 |
20 | Joyce Diniz de Abreu Teixeira | Sentidos de avaliação nos discursos da Política Curricular da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (2009 – 2012) | 21/07/2014 sala 220 | Rosanne Evangelista Dias, Maria Margarida Pereira de Lima Gomes e Rita de Cassia Prazeres Frangella | 2012 |
21 | Felipe Lopes da Cunha Alves | Juventude e trajetórias escolares: condicionantes da evasão e permanência no Projovem Urbano | 24/07/2014 sala 220 |
Mariane Campelo Koslinski, Rosana Rodrigues Heringer e Eliane Ribeiro de Andrade | 2012 |
22 | Elga Edith Pilchowski de Salles | Currículo de Química: investigando a temática “lixo” em livros didáticos | 24/07/2014 sala 220 | Maria Margarida Pereira de Lima Gomes, Carlos Frederico Bernardo Loureiro e Waldmir Nascimento de Araujo Neto | 2012 |
23 | Mariana da Costa Lucas | Formação de professores de Ciências e Biologia nas décadas de 1960/70: entre tradições e inovações curriculares | 25/07/2014 sala 220 | Marcia Serra Ferreira, Libânia Nacif Xavier e Danusa Munford | 2012 |
24 | Ana Maria Ferreira Ventura | Disciplina escolar Biologia nas décadas de 1970/80: a ecologização na versão verde do BSCS no Brasil | 28/07/2014 sala 222 | Maria Margarida Pereira de Lima Gomes, Marcia Serra Ferreira e Sandra Lucia Escovedo Selles | 2012 |
25 | Luiz Carlos de Almeida Batista Pustiglione | A Fundação Municipal de Educação de Niterói/RJ – efeitos na Educação Pública do município | 28/07/2014 sala 222 | Ana Maria Villela Cavaliere, Roberto Leher e Eveline Bertino Algabaile | 2012 |
26 | Wânia Cristina dos Reis José Balassiano | Colégio Estadual Professor Ernesto Faria: entre trajetórias e escolas eficazes | 29/07/2014 sala 220 | Miriam Waidenfeld Chaves, Mariane Campelo Koslinski e Rosaly Hermengarda Lima Brandão Zaia Brandão | 2012 |
27 | Isabela Pereira Lopes | O acesso às unidades universitárias federais de Educação Infantil (UUFEI’S): a Escola de Educação Infantil da UFRJ | 29/07/2014 sala 220 | José Jairo Vieira, Daniela Patti do Amaral e Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino | 2012 |
28 | Fabiano Lange Salles | Educação Física, currículo e identidades em um contexto escolar: um olhar multicultural | 13/08/2014 sala 220 | Ana Canen, Rosanne Evangelista Dias e Silvia Maria Agatti Ludorf | 2013 |
29 | Andréa de Oliveira Castanheira | Deixa que eu falo: a inclusão sob a ótica do estudante com deficiência intelectual | 28/08/2014 sala 220 | Celeste Azulay Kelman, Patricia Corsino e Márcia Denise Pletsch | 2012 |
30 | Marcella Freire Ventin | Instituto Politécnico da UFRJ: motivações, percepções e perspectivas de uma Escola Universitária baseada na educação pelo trabalho | 03/09/2014 sala 220 | Antônio Jorge Gonçalves Soares, Patricia Corsino e Eleonora Ziller Camenietzki | 2012 |
31 | Carmen Cunha Rodrigues de Freitas | Trabalho docente e a expropriação do conhecimento do professor: Movimento Todos pela Educação e legislação educacional 2007-2014 | 23/09/2014 sala 225 | Roberto Leher, Vânia Cardoso da Motta e Sonia Maria Rummert | 2012 |
32 | Leila Moura Vieira | Programa de Formação Continuda à distância SEEDUC/CECIERJ: percepções de professores da Regional Metropolitana I – Nova Iguaçu/RJ | 23/09/2014 Sala 220 |
Sonia Maria de Castro Nogueira Lopes, Ana Canen e Nailda Marinho da Costa Bonato | 2012 |
33 | Thiago Norton Silva | O cinema e o rural em uma escola no campo | 29/09/2014 sala 225 | Adriana Mabel Fresquet, Rosane Dias Evangelista e Adriana Hoffman Fernandes | 2012 |
34 | Suely Barreto | Centro de Referência de Educação Pública do Município do Rio de Janeiro/CREP: uma análise do prêmio Anísio Teixeira (2001-2008) | 29/09/2014 sala 220 | Sonia Maria de Castro Nogueira Lopes, Libânia Nacif Xavier e Nailda Marinho da Costa Bonato | 2012 |
35 | Vidal Assis Ferreira Filho | Currículo e distribuição social do conhecimento: investigando um pré-vestibular social no RJ | 30/09/2014 sala 220 | Márcia Serra Ferreira, Maria Margarida Pereira Lima Gomes e José Roberto da Rocha Bernardo | 2012 |
36 | Karina Riehl de Souza Almeida | UPPs e Educação – possíveis impactos da implantação das Unidades de Polícia Pacificadora na segregação escolar | 30/09/2014 sala 220 | Marcio da Costa, Mariane Campelo Koslinski e Marcelo Tadeu Baumann Burgos | 2012 |
37 | Fábia Ribeiro Santos Lima | Ato e gênero do discurso docente: uma análise do discurso sobre a prática de professores alfabetizadores | 02/10/2014 sala 220 | Ludmila Thomé de Andrade, Giseli Barreto da Cruz e Carmen Diolinda da Silva Sanches Sampaio | 2012 |
38 | Tayane Dias Gomes Pessoa | Os impactos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) para a formação de Pedagogas(os): o caso UFRJ | 13/10/2014 sala 220 | José Jairo Vieira, Daniela Patti do Amaral e Celso Sanchez Pereira | 2012 |
39 | Daniele Cabral de Freitas Pinheiro | Educação sob controle do capital financeiro: o caso do Programa Nacional do Livro Didático | 14/10/2014 sala 240 | Roberto Leher, Vânia Cardoso da Motta. Elaine Rosseti Behring | 2012 |
40 | Sergio Gonçalves da Cunha | COROLÁRIOS DO IDEB: o posicionamento da comunidade escolar em uma instituição pública petropolitana | 08/12/2014 sala 220 | Daniela Patti do Amaral , Ana Maria Villela Cavaliere e Laélia Carmelita Portela Moreira |
2013 |
41 | Camila Nagem Marques Vieira | Título da dissertação: “Educação Estética e Espaço Escolar: O Brincar no contexto da dificuldade de aprendizagem” | 16/12/2014 sala 222 | Maria Vistória Campos Mamede Maia, Ana Canen, Aldo Victorio Filho |
2013 |