Teses e Dissertações >> Dissertações >> Defendidas em 2014


Nº.: Autor: Título: Data / Sala Banca Ingresso
01 Érika Elizabeth Vieira Frazão QUEM É O “POVO BRASILEIRO” QUE HABITA OS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA? - Um estudo a partir do campo do currículo.

31/01/2014

Sala 220

Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec, Ana Maria Ferreira da  Costa Monteiro, Marcelo Gustavo Andrade Souza 2012
02

Adriana Soares Ralejo

Autoria de livros didáticos: desafios e possibilidades da produção do conhecimento histórico escolar

31/01/2014  

Sala 220

Ana Maria Ferreira da  Costa Monteiro, Carmen Teresa Gabriel, e Helenice Aparecida Bastos Rocha 2012
03 Carlus Augustus Jourand Correia Entre a Profissionalização e a Escolarização: Projetos e Campo de Possibilidades em jovens atletas do Colégio Vasco da Gama

07/02/2014  

Sala 220

Antônio Jorge Gonçalves Soares, José Claudio Sooma e Wagner dos Santos 2012
04 Arlene de Paula Lopes Amaral Professores das creches conveniadas no município de Niterói: identidades em construção 17/02/2014 Sala 220 Libânia Nacif Xavier, Giseli Barreto da Cruz e  Sonia de Oliveira Camara Rangel 2012
05 Amanda Moreira da Silva Valores e usos do tempo dos professores: a (con)formação de um grupo profissional

24/02/2014 Sala 220

Libânia Nacif Xavier, Amália Cristina Dias da Rocha Bezerra e  Marcelo Badaró Mattos 2012
06 Rafaela Louise Silva Vilela Práticas de leitura de crianças na Biblioteca Parque da Rocinha: reflexões sobre a formação do leitor 21/03/2014 Auditório da Decania do CFCH Patrícia Corsino, Ludmila Thomé de Andrade e  Edmir Perroti 2012
07 Julia Tavares de Carvalho Segregação escolar e a burocracia educacional: uma análise da composição do alunado na cidade do Rio de Janeiro 25/03/2014 sala 220 Mariane Campelo Koslinski, Marcio da Costa e  Hustana Maria Vargas 2012
08 Pedro Paulo Hausmann Tavares Entre desejos e cânticos:  a invenção da Escola Azevedo Sodré na capital carioca (1922-1928) 31/03/2014 sala 220 José Cláudio Sooma Silva, Sonia Maria de Castro Nogueira Lopes  e  José Gonçalves Gondra 2012
09 Fernanda Izidro Monteiro Professor alfabetizador: identidades, discursos e formação continuada 31/03/2014 sala 225 Ludmila Thomé de Andrade, Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro e  Guilherme do Val Toledo Prado 2012
10 Letícia Santos da Cruz Escrita docente: monografias do curso de especialização Saberes e Práticas – alfabetização, leitura e escrita em foco 01/04/2014 sala 220 Ludmila Thomé de Andrade, Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro e  Guilherme do Val Toledo Prado 2012
11 Higor Figueira Ferreira A construção do currículo em uma experiência escolar para meninos pretos e pardos na Corte em meados do século XIX 02/04/2014 sala 220 Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro José Cláudio Sooma Silva, e  Arlete Medeiros Gasparello 2012
12 Regina Lucia Fernandes de Albuquerque Estratificação escolar e segregação residencial: um estudo das percepções e práticas docentes em instituições escolares do Complexo da Maré 03/04/2014 sala 220 Mariane Campelo Koslinski, Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato e  Cynthia Paes de Carvalho 2012
13 Carolina Monteiro Soares Viagens literárias por entre palavras e imagens: o livro ilustrado e a leitura na escola – uma experiência na Educação Infantil do Colégio Pedro II 09/04/2014 sala 220 Patricia Corsino, Adriana Mabel Fresquet, e  Celia Abicalil Belmiro 2012
14 Ana Carla Barbosa Viveiros A construção de conhecimentos significativos: um horizonte mais crítico na Geografia escolar 11/04/2014 sala 220 Celeste Azulay Kelman, Carlos Frederico Bernardo Loureiro e  Marcos Antônio Campos Couto 2012
15 Lívia Moura Cardoso Bastos de Farias Discursos sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação – uma análise das políticas de currículo ibero-americanas 14/04/2014 sala 220 Rosanne Evangelista Dias, Marcia Serra Ferreira e Alice Ribeiro Casimiro Lopes 2012
16 Pedro Henrique de Sousa Tavares Fundos de investimentos e o movimento do capital na Educação Superior privada? mercantilização de novo tipo? 15/04/2014 sala 225 Roberto Leher, Vânia Cardoso da Motta e Raquel Goulart Barreto 2012
17 Márcia Feijó de Araújo Linguagem corporal, docência e Teoria Crítica 24/04/2014 sala 220 Monique Andries Nogueira, José Jairo Vieira e Ari Fernando Maia 2012
18 Fábio Dias Nascimento Currículo de História na web: uma abordagem discursiva de propostas de educopédia para o ensino de História 04/06/2014 sala 225 Carmen  Teresa Gabriel Le Ravallec, Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro e Marcelo de Souza Magalhães 2012
19 Amanda Morganna Moreira Escolha e acesso às escolas municipais do Rio de Janeiro: um exercício de navegação social 26/06/2014 sala 220 Mariane Campelo Koslinski, Marcio da Costa Monteiro e Helena Maria Bomeny Garchet 2012
20 Joyce Diniz de Abreu Teixeira Sentidos de avaliação nos discursos da Política Curricular da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (2009 – 2012) 21/07/2014 sala 220 Rosanne Evangelista Dias, Maria Margarida Pereira de Lima Gomes e Rita de Cassia Prazeres Frangella 2012
21 Felipe Lopes da Cunha Alves Juventude e trajetórias escolares: condicionantes da evasão e permanência no Projovem Urbano

24/07/2014 sala 220

Mariane Campelo Koslinski, Rosana Rodrigues Heringer e Eliane Ribeiro de Andrade 2012
22 Elga Edith Pilchowski de Salles Currículo de Química: investigando a temática “lixo” em livros didáticos 24/07/2014 sala 220 Maria Margarida Pereira de Lima Gomes, Carlos Frederico Bernardo Loureiro e Waldmir Nascimento de Araujo Neto 2012
23 Mariana da Costa Lucas Formação de professores de Ciências e Biologia nas décadas de 1960/70: entre tradições e inovações curriculares 25/07/2014 sala 220 Marcia Serra Ferreira, Libânia Nacif Xavier e Danusa Munford 2012
24 Ana Maria Ferreira Ventura Disciplina escolar Biologia nas décadas de 1970/80: a ecologização na versão verde do BSCS no Brasil 28/07/2014 sala 222 Maria Margarida Pereira de Lima Gomes, Marcia Serra Ferreira e Sandra Lucia Escovedo Selles 2012
25 Luiz Carlos de Almeida Batista Pustiglione A Fundação Municipal de Educação de Niterói/RJ – efeitos na Educação Pública do município 28/07/2014 sala 222 Ana Maria Villela Cavaliere, Roberto Leher e Eveline Bertino Algabaile 2012
26 Wânia Cristina dos Reis José Balassiano Colégio Estadual Professor Ernesto Faria: entre trajetórias e escolas eficazes 29/07/2014 sala 220 Miriam Waidenfeld Chaves, Mariane Campelo Koslinski e Rosaly Hermengarda Lima Brandão Zaia Brandão 2012
27 Isabela Pereira Lopes O acesso às unidades universitárias federais de Educação Infantil (UUFEI’S): a Escola de Educação Infantil da UFRJ 29/07/2014 sala 220 José Jairo Vieira, Daniela Patti do Amaral e Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino 2012
28 Fabiano Lange Salles Educação Física, currículo e identidades em um contexto escolar: um olhar multicultural 13/08/2014 sala 220 Ana Canen, Rosanne Evangelista Dias e Silvia Maria Agatti Ludorf 2013
29 Andréa de Oliveira Castanheira Deixa que eu falo: a inclusão sob a ótica do estudante com deficiência intelectual 28/08/2014 sala 220 Celeste Azulay Kelman, Patricia Corsino e Márcia Denise Pletsch 2012
30 Marcella Freire Ventin Instituto Politécnico da UFRJ: motivações, percepções e perspectivas de uma Escola Universitária baseada na educação pelo trabalho 03/09/2014 sala 220 Antônio Jorge Gonçalves Soares, Patricia Corsino e Eleonora Ziller Camenietzki 2012
31 Carmen Cunha Rodrigues de Freitas Trabalho docente e a expropriação do conhecimento do professor: Movimento Todos pela Educação e legislação educacional 2007-2014 23/09/2014 sala 225 Roberto Leher, Vânia Cardoso da Motta e Sonia Maria Rummert 2012
32 Leila Moura Vieira Programa de Formação Continuda à distância SEEDUC/CECIERJ: percepções de professores da Regional Metropolitana I – Nova Iguaçu/RJ

23/09/2014

Sala 220

Sonia Maria de Castro Nogueira Lopes, Ana Canen e Nailda Marinho da Costa Bonato 2012
33 Thiago Norton Silva O cinema e o rural em uma escola no campo 29/09/2014 sala 225 Adriana Mabel Fresquet, Rosane Dias Evangelista e Adriana Hoffman Fernandes 2012
34 Suely Barreto Centro de Referência de Educação Pública do Município do Rio de Janeiro/CREP: uma análise do prêmio Anísio Teixeira (2001-2008) 29/09/2014 sala 220 Sonia Maria de Castro Nogueira Lopes, Libânia Nacif Xavier e Nailda Marinho da Costa Bonato 2012
35 Vidal Assis Ferreira Filho Currículo e distribuição social do conhecimento: investigando um pré-vestibular social no RJ 30/09/2014 sala 220 Márcia Serra Ferreira, Maria Margarida Pereira Lima Gomes e José Roberto da Rocha Bernardo 2012
36 Karina Riehl de Souza Almeida UPPs e Educação – possíveis impactos da implantação das Unidades de Polícia Pacificadora na segregação escolar 30/09/2014 sala 220 Marcio da Costa, Mariane Campelo Koslinski e Marcelo Tadeu Baumann Burgos 2012
37 Fábia Ribeiro Santos Lima Ato e gênero do discurso docente: uma análise do discurso sobre a prática de professores alfabetizadores 02/10/2014 sala 220 Ludmila Thomé de Andrade, Giseli Barreto da Cruz e Carmen Diolinda da Silva Sanches Sampaio 2012
38 Tayane Dias Gomes Pessoa Os impactos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) para a formação de Pedagogas(os): o caso UFRJ 13/10/2014 sala 220 José Jairo Vieira, Daniela Patti do Amaral e Celso Sanchez Pereira 2012
39 Daniele Cabral de Freitas Pinheiro Educação sob controle do capital financeiro: o caso do Programa Nacional do Livro Didático 14/10/2014 sala 240 Roberto Leher, Vânia Cardoso da Motta. Elaine Rosseti Behring 2012
40 Sergio Gonçalves da Cunha COROLÁRIOS DO IDEB: o posicionamento da comunidade escolar em uma instituição pública petropolitana 08/12/2014 sala 220

Daniela Patti do Amaral , Ana Maria Villela Cavaliere e Laélia Carmelita Portela Moreira

2013
41 Camila Nagem Marques Vieira Título da dissertação: “Educação Estética e Espaço Escolar: O Brincar no contexto da dificuldade de aprendizagem” 16/12/2014 sala 222

Maria Vistória Campos Mamede Maia, Ana Canen, Aldo Victorio Filho

2013

 

 

 

 


 


© Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Avenida Pasteur 250 fundos, sala 234 - CEP:22290-902 - Campus da Praia Vermelha
tel: (21)2295-4047 / 4346 - e-mail:ppge@fe.ufrj.br