Nº.: | Autor: | Título: | Data / Sala | Banca | Ingresso |
01 | Bruna Rodrigues Cardoso Miranda | O Início do Processo de Formação do Caráter das Crianças na Educação Infantil | 06/02/2019 Sala A-101 | Maria Judith Sucupira da Costa Lins (Orientadora), Maria Vitória Campos Mamede Maia, Tania Martins Santos | 2017 |
02 | BETHÂNIA BITTENCOURT COSTA E SILVA | A ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS EM QUEIMADOS (RJ): IMPLICAÇÕES E AÇÕES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA | 08/02/2019 Auditório do CFCH | Daniella Patti do Amaral (Orientadora), Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato, Elisangela da Silva Bernado | 2017 |
03 | Ricardo Scofano Medeiros | Uma cartografia sobre as teorias de currículo: que espaço “e” esse? | 21/02/2019 Auditório do CFCH | Thiago Ranniery Moreira de Oliveira (Orientador), Marcia Serra Ferreira, Elizabeth Fernandes de Macedo | 2017 |
04 | Carolina Barreiros de Lima | Como você não é da casa, isso não te pertence, esse espaço não é seu...” Ou seria? Sentidos de inclusão em uma Escola de Governo | 22/02/2019 Sala A-101 | Mônica Pereira dos Santos (Orientadora), Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Rejany dos Santos Dominick | 2017 |
05 | Sara Carolina de Castilho Dâmaso dos Santos | Lutas do movimento negro por Educação: saberes em fronteira no currículo da EDUCAFRO | 14/03/2019 Auditório do CFCH | Amilcar Araujo Pereira (Orientador), Rosana Rodrigues Heringer, Verena Alberti | 2017 |
06 | Natalia Barboza Netto | Análise de Discursos Docentes sobre os Programas de Reforço Escolar da Prefeitura do Rio de Janeiro | 15/03/2019 Auditório do CFCH | Renato José de Oliveira (Orientador), Mônica Pereira dos Santos, Helen Silveira Jardim | 2017 |
07 | ERIKA GOMES BRITO SARAIVA | A INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES ALFABETIZADORESRECÉM-INGRESSOS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO | 19/03/2019 Sala 242 | Maria das Graças Chagas Arruda Nascimento (Orientadora), Patricia Corsino, Rita de Cassia Prazeres Frangella | 2017 |
08 | Andréa Casadonte Carneiro Leão | Cinema e escola: dos encontros, da docência, dos devires | 21/03/2019 Auditório do CFCH | Adriana Mabel Fresquet (Orientadora), Teresa Paula Nico Rêgo Gonçalves, Luiz Augusto Rezende Coimbra Filho | 2017 |
09 | Mariana Souza Gomes | Formação de formadores: entre professores e pesquisadores – deslocamentos e dialogismos | 25/03/2019 Sala 242 | Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro (Orientadora), Giseli Barreto da Cruz, Carmen Diolinda da Silva Sanches Sampaio | 2017 |
10 | CAROLINE MONTEZI DE CASTRO CHAMUSCA | UM ESTUDO SOBRE OS COLETIVOS PARENTAIS DO RIO DE JANEIRO | 25/03/2019 Sala 241 | Teresa Paula Nico Rêgo Gonçalves (Orientadora), André Bocchetti, Jader Janer Moreira Lopes | 2017 |
11 | Michele Silva de Avelar | AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E AFORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO | 26/03/2019 Sala A-101 | Maria das Graças Chagas Arruda Nascimento (Orientadora), Giseli Barreto da Cruz, Eloiza da Silva Gomes de Oliveira | 2017 |
12 | POLYANA GOMES DE MATOS | O DISPOSITIVO DA OBRIGATORIEDADE ESCOLAR:DISPUTAS, NEGOCIAÇÕES E DESAFIOS(2006-2016) | 26/03/2019 Salão Moniz Aragão | Jose Claudio Sooma Silva (Orientador), André Bocchetti, José Antonio Miranda Sepúlveda | 2017 |
13 | Juliana Maria Cardoso Eiras | Educação Física Escolar e inclusão de alunos surdos: diálogo entre corpos, línguas e emoções | 26/03/2019 Aulário - Sala 21 | Celeste Azulay Kelman (Orientadora), José Jairo Vieira, Rosana Glat | 2017 |
14 | Renata Telha Ferreira de Oliveira | A invenção do “campo” em livros didáticos de História | 26/03/2019 Sala A-101 | Thiago Ranniery Moreira de Oliveira (orientador), Ana Angelita Costa Neves da Rocha, Rita de Cassia Prazeres Frangella | 2017 |
15 | Amanda Mester Barbosa | ENTRE ACERVOS, ESPAÇO E LEITURAS: O PROCESSO FORMATIVO DECONSTRUÇÃO DA SALA DE LEITURA DE UM ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL | 26/03/2019 Sala 242-FE | Patricia Corsino (Orientadora), Maria das Graças Chagas Arruda do Nascimento, Claudia Pimentel | 2017 |
16 | Livia da Silva Queiroz | Currículo de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: materiais didáticos utilizados em colégios universitários do Rio de Janeiro | 26/03/2019 Auditório do CFCH | Maria Margarida Pereira de Oliveira (Orientadora), Maria das Graças Chagas Arruda do Nascimento, Mariana Lima Vilela | 2017 |
17 | ALINE LYRA DOS SANTOS | EDUCAÇÃO DOMICILIAR OU “LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA”?Uma análise sobre a proposta de homeschooling no Brasil | 26/03/2019 Sala 242-FE | Antônio Jorge Gonçalves Soares (Orientador), Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato, Romualdo Luiz Portela de Oliveira | 2017 |
18 | DIEGO MACHADO DE OLIVEIRA ALMEIDA | AÇÕES DOS GESTORES ESCOLARES NO PROCESSO DE MATRÍCULA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO | 26/03/2019 Sala 242-FE | Ana Pires do Prado (Orientadora), odrigo Pereira da Rocha Rosistolato(co-orientador), Antonio Jorge Gonçalves Soares, Alícia Maria Catalano de Bonamino | 2017 |
19 | Isabele Ferreira Santos | O corpo no ensino médio: uma análise da percepção corporal dos estudantes do Rio de Janeiro na sociologia de Le Breton e na filosofia de Michel Foucault | 26/03/2019 Salão Pedro Calmon | Marcos Antonio Carneiro da Silva (Orientador), José Jairo Vieira, Guilherme Castelo Branco | 2017 |
20 | Wladimir de Oliveira Marques | Batuque é privilégio . Ninguém aprende samba no colégio”Será? Interfaces entre a escolarização formal e a práxis musical de ritmistas do Grêmio Recretativo e Escola de Samba Império Serrano | 27/03/2019 Auditório do Serviço Social | Monique Andries Nogueira (Orientadora), Amilcar Araujo Pereira, Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti | 2017 |
21 | Debora de Lima do Carmo | “ELES AINDA SÃO CRIANÇAS”: A TRANSIÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO COLÉGIO PEDRO II | 27/03/2019 Auditório do NEPP-DH | Maria das Graças Chagas Arruda do Nascimento (Orientadora), Patricia Corsino, Jacqueline de Fátima dos Santos Morais | 2017 |
22 | Mariana Gomes Costa | Argumentação, Educação Especial e Ensino de Ciências: Uma abordagem acerca dainclusão em educação | 27/03/2019 Sala 242-FE | Renato José de Oliveira (Orientador), Maria Margarida Pereira de Lima Gomes, Marcio Silveira Lemgruber | 2017 |
23 | PRISCILA AMARO LOPES | Os sentidos da crítica na educação ambiental crítica | 28/03/2019 Sala 105-A (ECO) | Carlos Frederico Bernardo Loureiro (Orientador), Teresa Paula Nico Rego Gonçalves, Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa | 2017 |
24 | EDILANE PAULA CANDIDO | As Interações Sociais no Ensino Superior à Distância: a percepção dos alunos, tutores à distância e coordenadores | 28/03/2019 Sala 242-FE | José Jairo Vieira (Orientador), Celeste Azulay Kelman, Andrea Lopes da Costa Vieira | 2017 |
25 | CARLOS EDUARDO BORGES DA CRUZ SIQUEIRA | A RELAÇÃO ENTRE GESTÃO DEMOCRÁTICA E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NA PRÉ-ESCOLA NAREDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO | 28/03/2019 Auditório Sala 38 | Tiago Lisboa Bartholo (Orientador), Mariane Campelo Koslinski, Eduardo Ribeiro da Silva | 2017 |
26 | Marianna Augusta de Luna Freire Duarte Ferreira | Música , repertório e indústria cultural: a atuação do pedagogo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 28/03/2019 Auditório do CFCH | Monique Andries Nogueira (Orientadora), Giseli Barreto da Cruz, Ari Fernando Maia | 2017 |
27 | Kelly Cristina dos Anjos Santiago | O Novo Marco Regulatório Brasileiro para a Educação a Distância (EAD): Relações entre Estado, Democracia e Mercantilização | 28/03/2019 NEPP-DH | José Jairo Vieira (Orientador), Ana Ivenicki, Carmen Irene Oliveira | 2017 |
28 | Angela da Costa Soares | GESTÃO EDUCACIONAL EM CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA: UM ESTUDO COM SUPERVISORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VOLTA REDONDA/RJ | 29/03/2019 Auditório do CFCH | Giseli Barreto da Cruz (Orientadora), Daniela Patti do Amaral, Monica Vasconcellos de Oliveira Farias | 2017 |
29 | Daniela Calache Emmerick | ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS ATLETAS: A DUPLA CARREIRA DE ATLETAS DA ELITE DO JUDÔ NO BRASIL | 29/03/2019 Auditório da Escola de Serviço Social | Antonio Jorge Gonçalves Soares (Orientador), Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato, Alexandre Fernandes Vaz | 2017 |
30 | Iná de Souza Borges | Espaços de liberdade no ensino de Filosofia: composições e transformações no trabalho da educação | 29/03/2019 Sala 111 - Escola de Comunicação | Teresa Paula Nico Rêgo Gonçalves (Orientadora), Thiago Ranniery Moreira de Oliveira, Rosimeri de Oliveira Dias | 2017 |
31 | João Raphael Ramos dos Santos | IPN: da criação às experiênciasde um curso de pós-graduação entre memória,educação antirracista e produção de saberes | 05/04/2019 Auditório da Escola de Serviço Social | Amilcar Araujo Pereira (Orientador), Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Monica Lima e Souza | 2017 |
32 | Felipe de Souza Araujo | A agenda de elaboração do plano municipal de educação de Petrópolis (RJ): perspectivas sobre a gestão democrática | 26/04/2019 NEPP-DH | Daniela Patti do Amaral (Orientadora), Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato, Janaína Specht da Silva Menezes | 2017 |
33 | GIL CARDOSO COSTA | Análise do processo de elaboração da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável em uma perspectiva gramsciana das relações internacionais | 29/04/2019 Auditório do CFCH | Carlos Frederico Bernardo Loureiro (Orientador), Teresa Paula Nico Rego Gonçalves, Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa | 2017 |
34 | Beatriz Bloise Pereira Nunes | Sentidos da diferença nas obras literárias do PNLD 2018 | 29/04/2019 Sala 242-FE | Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec (Orientadora), Marcia Serra Ferreira, Claudia de Oliveira Fernandes | 2017 |
35 | Mateus Alencar Nikel | Prática docente em concurso para o magistério: a desvalorização dos saberes da experiência | 16/05/2019 Auditório do CFCH | Monique Andries Nogueira(Orientadora), Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento, Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza | 2017 |
36 | Jorge Alexandre Oliveira Alves | A Trajetória da Sociologia escolar no Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro a partir da implementação da Lei 11.684/2008 | 24/05/2019 Sala 242 | Thiago Ranniery Moreira de Oliveira(Orientador), Marcia Serra Ferreira, Talita Vidal Pereira | 2017 |
37 | Raquel Batalha de Oliveira | OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL DE INCLUSÃO,INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE DAPARTICIPAÇÃO DOS PESQUISADORES | 27/05/2019 Sala A-101 | Mônica Pereira dos Santos(Orientadora), Renato José de Oliveira, Allan Rocha Damasceno | 2017 |
38 | Luiza de Sousa Ferreira de Mendonça | CONHECIMENTO E INTERPRETAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS: O POTENCIAL DAS DEVOLUTIVAS E DA CAPACITAÇÃO PARA COMPREENSÃO E UTILIZAÇÃO DE RELATÓRIOS PEDAGÓGICOS | 28/05/2019 Sala A-101 | Tiago Lisboa Bartholo(Orientador), Mariane Campelo Koslinski, Alicia Maria Catalano de Bonamino | 2017 |
39 | Jessica Costa de Araujo | A OBRIGATORIEDADE DA DISCIPLINA SOCIOLOGIA: DEBATES NA IMPRENSA CARIOCA E PAULISTANA (2001-2008) | 04/06/2019 Sala 242 | Marcos Antônio Carneiro da Silva(Orientador), Victor Andrade de Melo, Rogerio Mendes de Lima | 2017 |
40 | Isabella Cavallo da Silva | Esquece tudo o que você aprendeu na escola": Um estudo curricular sobre a relação com o Saber estabelecida nos cursos de Licenciatura em História | 10/06/2019 Sala 242 | Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec (Orientadora), Giseli Barreto da Cruz, Cinthia Monteiro de Araujo | 2017 |
41 | Pedro Henrique Nascimento de Oliveira | Ensino Religioso nas escolaspúblicas na primeira LDB (1948-1961): Estratégias e Táticas dos grupos de interesse | 13/06/2019 Sala 242 | Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha(Orientador), Antônio Jorge Gonçalves Soares, José Antônio Miranda Sepúlveda | 2017 |
42 | Ricardo Basto Lima Rodrigues de Abreu | Da educação moral e cívica aoescola sem partido: a ideia defamíliae a contendamoralizante no campo da educação | 19/06/2019 Sala 242 | Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha(Orientador), Daniela Patti do Amaral, Fernando de Araujo Penna, Sonia Maria de Castro Lopes Nogueira | 2017 |
43 | MAYARA DE OLIVEIRA SOUZA | RELAÇÕES DE GÊNERO NA CARREIRA ACADÊMICA: LIMITES AO INGRESSO, AVANÇO E CONSOLIDAÇÃO DA CARREIRA CIENTÍFICA DE MULHERES NO BRASIL | 27/06/2019 Sala 105-A | Rosana Rodrigues Heringer(Orientadora), Giovana Xavier da Conceição Nascimento, Patricia Silveira de Farias | 2017 |
44 | SYLVIA SOARES DE SOUZA | Abioye, Bruna e Cora: uma proposta de reeducação das relações raciais na literatura infantil | 27/06/2019 Sala 242-FE | Giovana Xavier da Conceição Nascimento(Orientadora), Patricia Corsino, Rosangela Malachias | 2017 |
45 | Leila Bizarria | Aventura das classes educadoras: interseccionalidade, hegemonia e processos extraescolares em um bairro operário da cidade do Rio de Janeiro | 05/07/2019 Sala 242-FE | Carlos Frederico Bernardo Loureiro (Orientador), Giovana Xavier da Conceição Nascimento, Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa | 2017 |
46 | Camile Jantalia Barbosa | Fluxos culturais e saberes docentes no ensino de Estudos Sociais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Pedro II | 11/07/2019 Sala 242-FE | Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro (Orientador), Giseli Barreto da Cruz, Helenice Aparecida Bastos Rocha | 2017 |
47 | Gabriela Alves dos Santos | #OCUPAMENDES: UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS ESTUDANTES DOMOVIMENTO DE OCUPAÇÃO NO COLÉGIO ESTADUAL PREFEITO MENDES DE MORAES | 26/09/2019 Sala SC3 da ECO | Rosana Rodrigues Heringer(Orientadora), Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato, Hustana Maria Vargas, Eliane Ribeiro Andrade | 2017 |
48 | Alan Souza Taylor de Siqueira | Entre os PCNs e a BNCC: discursos sobre integração curricular na Geografia | 27/09/2019 Sala 242 | Marcia Serra Ferreira(Orientadora), Ana Angelita Costa Neves da Rocha, Rosanne Evangelista Dias, Maria Margarida Pereira de Lima Gomes | 2017 |
49 | Renata Silva Y Nunes Moreira | Bolsa atleta universitária: As estratégias de permanência do aluno atleta nas universidades federais do Rio de Janeiro | 19/12/2019 Sala A-101 | José Jairo Vieira(Orientador), Ana Ivenicki, Andréa Lopes da Costa Vieira, Vânia Cardoso da Motta | 2017 |