Nº.: | Autor: | Título: | Data / Sala | Banca | Ingresso |
01 | Maicon Salvino Nunes de Almeida | REFLEXÕES OMNILÉTICAS SOBRE O ACESSO E A PERMANÊNCIA DECRIANÇAS REFUGIADAS CONGOLESAS NO RIO DE JANEIRO | 20/02/2020 Sala A-106 | Mônica Pereira dos Santos (Orientadora), Ana Ivenicki, Reinaldo Matias Fleuri | 2018 |
02 | Maria Luiza Freitas Marques do Nascimento | PEDAGOGIA(S) DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UM OLHAR PARA OS EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO | 02/03/2020 Sala 242 - FE | Carlos Frederico Bernardo Loureiro (Orientador), Vânia Cardoso da Motta, Gaudêncio Frigotto | 2018 |
03 | Lorraine de Andrade Branco Faria Gonçalves | Reinações infantis: mobilizações em torno da sexualidade, da infância e do currículo | 05/03/2020 Auditório do CFCH | Thiago Ranniery Moreira de Oliveira (Orientador), Teresa Paula Nico Rêgo Gonçalves, Rita de Cassia Prazeres Frangella | 2018 |
04 | Thaynara Nascimento Costa | Interações pedagógicas na Educação Infantil: rótulos, estigmas e construção de merecimentos | 16/03/2020 Sala 242-FE | Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato (Orientador), Ana Pires do Prado, Ana Cristina Prado de Oliveira | 2018 |
05 | Pâmela Cristina Nunes de Carvalho | “Eu piso na matamba”: Epistemologia jongueira e reeducação das relações raciais | 18/03/2020 videoconferência | Giovana Xavier da Conceição Nascimento (Orientadora), Amilcar Araujo Pereira, Elaine Pereira | 2018 |
06 | Thays Merolla Piubel | Regimes de verdade e temas sensíveis: currículos e professores de História tensionados nas disputas sobre o racismo | 19/03/2020 videoconferência | Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro (Orientadora), Amilcar Araujo Pereira, Nilton Mullet Pereira | 2018 |
07 | Natália Barbosa da Silva | EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO INICIAL E DOCÊNCIA DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NA UFRRJ | 19/03/2020 videoconferência | Amilcar Araujo Pereira(Orientador), Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Renato Nogueira dos Santos Junior | 2018 |
08 | Jorge Lucas Maia | Trânsitos Sul-Atlânticos: o Centro de Estudos Afro-Asiáticos e a circulação de referenciais de cultura negra na diáspora africana | 23/03/2020 videoconferência | Amilcar Araujo Pereira (Orientador), Rosana Rodrigues Heringer, Mônica Lima e Souza | 2018 |
09 | Catarina de Cassia Moreira | Mares, currículos e criaturas marítimas: investigando políticas de acesso e permanência de pessoas transgêneras no ensino superior brasileiro | 24/03/2020 videoconferência | MarciaSerra Ferreira(Orientadora), Thiago Ranniery Moreira de Oliveira, Rosanne Evangelista Dias | 2018 |
10 | Karina Porciuncula de Almeida Rodrigues Santos | O PRIMEIRO ANO NA PRÉ-ESCOLA: A RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, COMPORTAMENTO E HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS | 24/03/2020 videoconferência | Tiago Lisboa Bartholo (Orientador), Mariane Campelo Koslinski, Maira Covre Sussai Soares | 2018 |
11 | Fernanda Iglesias Webering | Acessibilidade como um instrumento de inclusão no ensino superior: a UFRJ em um novo cenário | 24/03/2020 videoconferência | Mônica Pereira dos Santos (Orientadora), Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Virginia Kastrup | 2018 |
12 | Brenda Martins Xavier | A identidade profissional de professores experientes formadores da rede pública municipal do Rio de Janeiro | 25/03/2020 videoconferência | Maria das Graças de Arruda Nascimento(Orientadora), Monique Andries Nogueira, Adrianne Ogêda Guedes | 2018 |
13 | Vitor Sader Guimarães Dias | Histórias de Macumba: discursos em disputa nos livros didáticos de história | 25/03/2020 videoconferência | Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec(Orientadora), Ana Maria Ferreira Monteiro, Stela Guedes Caputo | 2018 |
14 | Thais Spinola Afonseca | Professores de Artes Plásticas ingressantes na rede pública municipal do Rio de Janeiro: sua inserção e estratégias de formação | 26/03/2020 videoconferência | Maria das Graças de Arruda Nascimento(Orientadora), Giseli Barreto da Cruz, Vânia Finholdt Ângelo Leite | 2018 |
15 | Adriana Lopes do Espírito Santo | Educação e Surdez: cohecendoo atendimento educacional especializado no Estado do Rio de Janeiro | 27/03/2020 videoconferência | Celeste Azulay Kelmann (Orientadora), Ana Ivenicki, Rosana Maria do Prado Luz Meireles | 2018 |
16 | Hellen Balbinotti Costa | Financeirização da Educação Básica: tendências no período 2010-2019 | 27/03/2020 videoconferência | Roberto Leher (Orientador), Vânia Cardoso da Motta, Larissa Dahmer Pereira | 2018 |
17 | Fabiano Cabral de Lima | A transição do ensino fundamental para o ensino médio no rio de janeiro: processos deescolha e acesso na visão dos responsáveis e jovens | 30/03/2020 videoconferência | Ana Pires do Prado(Orientadora), Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato, Nalayane Mendonça Pinto | 2018 |
18 | Cintia Tavares Ferreira | Um coda na educação infantil: processos de construção identitária | 30/03/2020 videoconferência | Celeste Azulay Kelman (Orientadora), Ana Ivenicki, Cristina Broglia Feirosa de Lacerda | 2018 |
19 | Diogo Hersen Monteiro | Entre normalidades e anormalidades:os possíveis estigmas atribuídos aosestudantes considerados portadores do TDAH, nas escolas municipais do Rio de Janeiro | 30/03/2020 videoconferência | Marcos Antonio Carneiro da Silva (Orientador), José Jairo Vieira, Rosa Nunes | 2018 |
20 | Gilmar de Magalhães Couto | TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: uma campanha em ação | 31/03/2020 videoconferência | Marcos Antônio Carneiro da Silva (Orientador), André Bocchetti, Rosa Nunes | 2018 |
21 | Roberta Pereira de Paula Rodrigues | (DIS) POSIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRJ | 31/03/2020 videoconferência | Giseli Barreto da Cruz(Orientadora), Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Monica Vasconcellos de Oliveira Farias | 2018 |
22 | Ryna Wanzeler de Oliveira | DINÂMICAS DE PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DE ESTIGMA E REPUTAÇÃO NOS PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA ENTRE ESCOLAS MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO | 31/03/2020 videoconferência | Ana Pires do Prado (Orientadora), Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato, Ana Cristina de Oliveira | 2018 |
23 | Leticia da Silva Ravanello | Construir imagens, aprender com arte | 31/03/2020 videoconferência | Thiago Ranniery Moreira de Oliveira (Orientador), André Bocchetti, Rosemeri de Oliveira Dias | 2018 |
24 | Ingrid Cristina Barbosa Fernandes | INQUIETAÇÕES DOCENTESDE PROFESSORAS INICIANTES EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO | 31/03/2020 videoconferência | Giseli Barreto da Cruz (Orientadora), Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento, Mairce da Silva Araujo | 2018 |
25 | Anne Caroline de Carvalho Nunes | Como contar histórias que não são minhas? Meninas negras protagonizando o espaço escolar privado | 02/04/2020 videoconferência | Giovana Xavier da Conceição Nascimento (Orientadora), Rosana Rodrigues Heringer, Warley da Costa | 2018 |
26 | Daiana da Silva | Professoras negras: autoria e protagonismo na construção de práticas educativas anti-racistas e descolonizais na educação infantil | 03/04/2020 videoconferência | Giovana Xavier da Conceição Nascimento (Orientadora), José Jairo Vieira, Rosangela Malachias | 2018 |
27 | Caroline de Souza do Nascimento | PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 08/04/2020 videoconferência | Rosana Rodrigues Heringer (Orientadora), José Jairo Vieira, Iolanda de Oliveira | 2018 |
28 | Caroline Domingues da Silva Teles de Assis | Escolas de turno único no Rio de Janeiro: percepções dos professores especialistas sobre a ampliação da jornada escolar | 08/04/2020 videoconferência | Daniela Patti do Amaral (orientadora), Antônio Jorge Gonçalves Soares, Ana Cristina Prado de Oliveira | 2018 |
29 | Emanoel Borges Candal | Documentos e sentidos da Educação Física no neoliberalismo: corpos precarizados na barbárie e as produções da ONU-UNESCO na segunda década do século XXI | 31/07/2020 videoconferência | Marcelo Paula de Melo (Orientador), Bruno Gawryszewski, Sonia Maria Rummert | 2018 |
30 | Maria Carolina Pires de Andrade | “Base Nacional Comum e Novo Ensino Médio: expressões do empresariamento da educação de novo tipo em meio à crise orgânica do capitalismo brasileiro | 31/08/2020 videoconferência | Vânia Cardoso da Motta, Roberto Leher, Rodrigo Castelo Branco Santos | 2018 |
31 | Eduarda Silveira dos Anjos Bainha | O Desenvolvimento da Criatividade e da Autoria de Pensamento em Espaços Não Formais de Educação: uma observação dos coletivos parentais | 30/09/2020 videoconferência | Maria Vitoria Campos Mamede Maia(Orientadora), Ana Ivenicki, Kátia Regina Xavier da Silva | 2018 |
32 | Camila Patricia Kipper Putzke | PROGRAMA ESCOLAS DO AMANHÃ: O que está posto após 10 anos? | 12/11/2020 videoconferência | Bruno Gawryszewski(Orientador), Vânia Cardoso da Motta, Bruno Adriano Rodrigues da Silva | 2018 |
33 | Ricardo de Almeida da Silva | PERSPECTIVAS MULTICULTURAIS SOBRE A FORMAÇÃO DE GESTORES EDUCACIONAIS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO MÁSTER EM DIREÇÃO DE CENTROS EDUCATIVOS DA UNIVERSIDAD VILLANUEVA | 10/12/2020 videoconferência | Ana Ivenicki (Orientadora), Celeste Azulay Kelman, Claudia Miranda | 2018 |
34 | Leonardo Cesar Alves Moreira | PERSPECTIVAS DE UM COMUM NO TRABALHO DA EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS COM AULAS DE INICIAÇÃO AO CINEMA NA ESCOLA DA FAVELA DO VIDIGAL | 14/12/2020 videoconferência | Teresa Paula Nico Rego Gonçalves (Orientadora), Adriana Mabel fresquet, Luiz Augusto Rezende Filho | 2018 |
35 | Paula Cunha de Lemos | Gênero e sexualidade como políticas curriculares globais | 17/12/2020 videoconferência | Thiago Ranniery Moreira de Oliveira (Orientador), Marcia Serra Ferreira, Rosanne Evangelista Dias | 2018 |