Inserção Social

A inserção social do PPGE no campo educacional se dá pela articulação entre ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. Os projetos dos docentes são integradores desta articulação, pois a partir deles se desdobram as ações dos coordenadores e de seu grupo de discentes e colaboradores. Ao longo do quadriênio o número de projetos foi se alterando, conforme foram concluindo e ganhando novos desdobramentos. O quadro geral dos projetos em andamento ano por ano foi o seguinte:

Número de projetos em 2013: extensão 9, pesquisa 55, interinstitucional, 14

Número de projetos em 2014: extensão 13, pesquisa 55, interinstitucional, 13

Número de projetos em 2015: extensão 13, pesquisa 58, interinstitucional, 13

Número de projetos em 2016: extensão 15, pesquisa 62, interinstitucional, 15

Estes projetos apresentam uma capilaridade que vai das politicas ao chão da escola e vice-versa. Assim, para se ter uma abrangência deles, a inserção social foi organizada em três categorias: i) Acervos e memória; ii) Melhoria da qualidade escola pública, iii) prêmios; iv) inserção politico-administrativa.

(i) Acervos e memória - inserção social - histórica, políticas e cultural Quatro projetos em andamento têm relevância e inserção social no campo de acervos, documentação e memória. São projetos que preservam acervos para serem disponibilizados à pesquisa e à produção de novos conhecimentos:

1 - PROEDES- Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade

É um Programa da Faculdade de Educação da UFRJ que visa a pesquisa e a preservação de fontes documentais. Reúne cerca de duzentos mil documentos textuais, visuais e iconográficos a respeito de instituições educacionais e científicas e seus atores, como também sobre temas específicos, propostas e reformas de ensino. É organizado por arquivos institucionais, arquivos de educadores, coleções temáticas e coleções institucionais. Localizado nas sala 102 e 103 no Anexo da Faculdade de Educação , recebe pesquisadores do Brasil inteiro para consultar seus arquivos únicos.

Coordenação: Sonia Maria N. de Castro Lopes

2 - Projeto Memória da Faculdade de Educação da UFRJ

Esse projeto tem por objetivo recuperar, registrar e difundir a memória da Faculdade de Educação da UFRJ através de levantamento, organização e produção de documentos fontes escritas, orais e imagéticas, que possibilitem a disponibilização de recursos para estudos e pesquisas sobre esta Faculdade,. Esse projeto contribuirá para a melhor compreensão dos limites e possibilidades da formação oferecida na UFRJ no que diz respeito à formação identitária dos professores formados nesta instituição de estantes deslizantes para a guarda dos arquivos.

Coordenação: Ana Maria Monteiro

3 - Projeto Memória do ensino de Ciências na UFRJ: revitalização do acervo histórico do Projeto Fundão Biologia

O projeto integra atividades que já vem sendo desenvolvidas no Projeto Fundão Biologia - um projeto de extensão sediado no Instituto de Biologia, em parceria com docentes do Colégio de Aplicação, da Faculdade de Educação, do Colégio Pedro II e das redes públicas municipal e estadual do Rio de Janeiro -, com o projeto de pesquisa Currículo de Ciências: iniciativas inovadoras nas décadas de 1950/60/70, desenvolvido no Núcleo de Estudos de Currículo da Faculdade de Educação. Busca recuperar a memória do ensino de Ciências na UFRJ por meio da reconstrução sócio-histórica de sua atuação na formação inicial e continuada e, principalmente, da recuperação de seu acervo documental e de suas produções didáticas. Para tanto, inclui atividades de preservação, revitalização e empréstimo de todo esse acervo a profissionais interessados tanto no Ensino de Ciências e Biologia quanto na memória da cultura científica em nosso país. Estaremos, então, catalogando e organizando um inventário de materiais escritos - os quais testemunham e guardam a memória do Ensino de Ciências e Biologia em nossa universidade e estado - para, em um segundo momento, organizar atividades e materiais didáticos que divulguem tanto o acervo do Projeto Fundão Biologia quanto nossas novas produções em ensino.

Situação: Em andamento;

Natureza: Extensão

Coordenação: Marcia Serra Ferreira

4 - Plataforma Latitude - www.desiderata.org.br/educacao/latitude

A plataforma digital LAtitude é fruto de uma iniciativa do Instituto Desiderata em parceria com um grupo de pesquisadores integrantes do Observatório Educação e Cidade, dando continuidade ao Sistema de Indicadores Territorializado lançado em 2011 e com a finalidade aprimorar esta ferramenta de gestão de informações acerca dos indicadores educacionais oficiais do município do Rio de Janeiro, foi criada a plataforma educacional de dados georreferenciados, LAtitude.

Coordenação: Marcio da Costa

(ii) Melhoria da qualidade da escola pública - inserção educacional

A melhoria da qualidade da escola pública com consequências no ensino e aprendizagem do aluno depende de muitos fatores e exige reflexões e articulações capazes de provocar deslocamentos e mudanças. Os projetos desenvolvidos pelo PPGE, com sua variedade de indagações e abrangência teórico-metodológica têm ganhado maior visibilidade e aumentado o seu potencial transformador, na medida que o processo de amadurecimento das linhas também vai se dando e potencializando os grupos. A inserção social fica evidente quando somamos as ações, nas sua abrangência ultrapassa a quantidade: são projetos e ações relacionados à formação de professores, em diferentes áreas, alfabetização, literatura e escola, cinema e educação, ensino de história, educação popular, educação e inclusão, arte e educação, educação e sustentabilidade, entre outros. Tendo em vista que só o PNAIC no Estado do Rio de Janeiro atingiu 14.000 professores, o CESPEB atingiu cerca de 377 estudantes só na última turma que iniciou em 2012, a Sala de Leitura atende a 2000 pessoas que circulam pela Faculdade de Educação, os outros curso somados chegam próximo de 1000 estudantes/professores da Educação Básica, sem contar com as palestras ministradas em diferentes eventos. Já as duas dezenas de projetos que analisam e avaliam politicas públicas educacionais são de difícil quantificação de sua inserção social , mas suas discussões trazem a contextualização, as condições em que o trabalho docente se efetiva., sendo fundamentais para dar sustentação à formação. A inserção social do PPGE no que tange à Educação básica será mais detalhado no próximo item do relatório que trata justamente da interface com este nível educacional.

(iii) Prêmio - inserção acadêmica

Em 2013, a Professora Ana Ivenicke (ex Ana Canen) foi agraciada com o “Prêmio Cora Coralina”, pela Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação/ ANPEd e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão/SECADI, conferido na 36a. Reunião Anual da ANPEd /2013, Goiânia, pela relevante contribuição à Educação com Inclusão Social.

Em 2015 na 37a. Reunião Nacional da ANPEd o PRODES recebeu a homenagem “Paulo Freire” pelo seu importante trabalho de conservação, organização e disponibilização de documentos da área educacional.

Em 28/08/2014- O professor Roberto Leher recebeu das mãos do vereador Renato Cinco o diploma e a medalha Pedro Ernesto em cerimônia realizada no Salão Pedro Calmon, do campus da Praia Vermelha. Trata-se da principal comenda oferecida pela Câmara dos Vereadores da cidade do Rio de Janeiro. A reverência foi aprovada no Parlamento em 6 de maio, de 2014 e o sentido da homenagem se deu pela atuação do Professor nas lutas pelas causas populares.

Em 2013 o Professor Antônio Flávio Moreira recebeu o título de Professor Emérito da Faculdade de Educação da UFRJ e em 2014 o Professor Luiz Antônio Cunha tornou-se também Professor Emérito em 2016 a Emerência foi para a Professora Alda Judith Alvez-Mazzotti. Os dois professores estão atuando no PPGE, oferecendo disciplinas e vagas para mestrandos e doutorandos. A professora Alda tem colaborado em inúmeras bancas de concurso e progressão funcional, além de palestras e outras atividades acadêmicas.

(iii) Inserção político-administrativa

Para além das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas em projetos e grupos, os docentes do PPGE ocupam cargos relevantes em espaços institucionais diversos. Destacamos a participação do professor titular Luiz Antônio Cunha como integrante da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (de maio de 2010 a outubro de 2011), do professor titular Roberto Leher que, de 2002 a 2012, coordenou a seção Brasil do Observatório Social Latina-Brasil Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO), e da professora titular Carmen Teresa Gabriel, membro da Diretoria da ANPEd desde 2011 até 2013, a Professora Patrícia Corsino a partir de 2014 passou a coordenar o Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação da Região Sudeste- Forpred-Sudeste.

Outro tipo de atividade fora do programa, embora diretamente vinculada ao mesmo e que reflete também tanto a inserção do corpo docente na comunidade acadêmica, como uma maior visibilidade do PPGE consiste na participação em bancas de concursos públicos para professores Adjuntos de diferentes IES do país.

Do mesmo modo, os docentes do PPGE assumem cargos administrativos na UFRJ fundamentais para o funcionamento da Universidade, ocupando posições nos diferentes fóruns de discussão, onde os projetos e políticas de graduação e pós-graduação da universidade estão em discussão e disputa. Ao longo dos últimos anos alguns docentes do PPGE ocuparam mais de uma dessas posições e/ou funções. Destacamos: Professora Dra Ana Maria Monteiro - Diretora da Faculdade de Educação (reconduzida ao cargo de Diretora para o mandato de 2012-2015); Professora Dra Monique Andries Nogueira (vice-diretora da Faculdade de Educação, 2012-2014); Professara Dra, Daniela Patti do Amaral ; (vice-diretora da Faculdade de Educação, 2014-2015); Professora Márcia Serra Ferreira – Superintendente Acadêmica de Pós-Graduação (mandato 2011-2015); representante do CFCH no CEG; Presidente da Câmara de Licenciatura; Professora Mônica Pereira dos Santos - representante dos professores Adjuntos do CFCH no CONSUNI. (Mandato 2009-2012); Professora Titular Carmen Teresa Gabriel – membro da Colenda Congregação da Faculdade de Educação, reconduzida ao cargo de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (2011-2013); Professoras Ana Maria Monteiro e Carmen Teresa Gabriel – Coordenadoras do Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica (CESPEB), Prof. Dr. Antônio Jorge Gonçalves Soares - Representante do CEPG- 2012-2014) e coordenador do PIBIC na UFRJ (2014), Prof Mariane Koslinski –Representante de professores Adjuntos do CFCH no CEPG (2015-2017), Prof Patrícia Corsino representantes dos professores associados na Colenda Congregação e representante do EDD no Núcleo Docente Estruturante – NDE- da Pedagogia e também é Coordenadora do Curso de Especialização em Docência da Educação Infantil e , junto com Ludmila T. de Andrade da coordenação do CESPEB- Alfabetização, leitura e escrita.

Em 2016 ainda tivemos outros representantes nos conselhos universitários:

Professora Vânia Motta Suplente Consuni. Eleita 2016.1. Mandato 01/04/2016 a 31/01/2018, Secretaria do Conselho de Coordenação do CFCH, Prof Rodrigo Rosistolato Conselheiro do CEG (Conselho de Ensino de Graduação), desde 2016. Professor José Claudio Sooma-Vice-Chefe do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da UFRJ, Professora Maria Margarida GOMES: NDE – Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRJ desde 2014;CPL – Comissão Permanente de Licenciaturas da UFRJ desde 2015; Suplente da Comissão de Ensino Básico do CFCH/UFRJ desde 2016.

Cabe destacar que desde 2015 o professor Roberto Leher, por sua atuação política e inserção na área de Ensino Superior, foi eleito Reitor da UFRJ. Nesta posição tem dado também visibilidade à UFRJ e ao PPGE em particular junto às diferentes instâncias representativas do Ensino Superior no Brasil.



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