Linhas de Pesquisa

 

Linhas de Pesquisa do PPGE
Em 2012, o PPGE organizava-se em torno de duas linhas de pesquisa: Currículo e Linguagem (atualmente Currículo, Docência e Linguagem) e Políticas e Instituições Educacionais. A sua reorganização tornou-se necessária devido à ampliação do seu quadro docente e da diversidade de campos de investigação. Em 2013, o Programa passou a ter uma terceira linha, História, Sujeitos e Processos Educacionais, e em 2014 uma quarta linha, Inclusão, Ética & Interculturalidade. Em 2016 a quinta linha, Estado, Trabalho-Educação e Movimentos Sociais.

> Currículo, Ensino e Diferença
A linha de pesquisa 'Currículo, Ensino e Diferença' reúne estudos que exploram, em variadas perspectivas teóricas, a interface entre educação, currículo, poder, ensino e diferença. Tais investigações abordam: a história de currículos e disciplinas acadêmicas e escolares; os processos de produção e distribuição social dos conhecimentos nas diversas áreas disciplinares; as políticas de currículo; o ensino, os fazeres curriculares, o trabalho e os saberes docentes; os discursos e os processos de subjetivação; a corporificação; o gênero, a sexualidade, o afeto e a diferença; a educação antirracista; os feminismos negros e interseccionais. Em 2023, a linha conta com 13 docentes e é coordenada pela Professora Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro.

  1. Amilcar Araújo Pereira
  2. Antonio Flavio Barbosa Moreira
  3. Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro (Coordenadora da linha)
  4. Ana Angelita Costa Neves da Rocha
  5. António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa
  6. Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec
  7. Diego de Matos Gondim
  8. Giovana Xavier da Conceição Nascimento
  9. Juliana Marsico Correia da Silva
  10. Luciene Cerdas
  11. Marcia Serra Ferreira
  12. Maria Margarida Pereira de Lima Gomes
  13. Nastassja Saramago de Araújo Pugliese
  14. Thiago Ranniery Moreira de Oliveira
  15. Victor Augusto Giraldo

> Políticas e Instituições Educacionais
 A linha de pesquisa Políticas e Instituições Educacionais reúne pesquisas sobre políticas públicas de educação e organização das instituições educacionais em diferentes contextos de formação. Em seu conjunto, prioriza os processos sócio-históricos de formulação e implementação de políticas educacionais, particularmente sobre os aspectos da associação entre desigualdade social e educacional, tais como hierarquização, estratificação, segregação, reprodução, exclusão e dominação, proporcionados pelos arranjos manifestos no âmbito das políticas educacionais. Em 2022, a linha conta com 8 docentes e é coordenada pela Professora Mariane Campelo Koslinski.

> Docentes vinculados à linha

  1. Ana Pires do Prado (Coordenadora da Linha)
  2. Ana Cristina Prado de Oliveira
  3. Antonio Jorge Gonçalves Soares
  4. Daniela Patti do Amaral
  5. Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha
  6. Mariane Campelo Koslinski
  7. Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato
  8. Rosana Rodrigues Heringer
  9. Tiago Lisboa Bartholo

> História, Sujeitos & Processos Educacionais

A linha de pesquisa História, Sujeitos & Processos Educacionais tem como foco o estudo dos movimentos e processos educacionais mobilizados em tempos e espaços historicamente situados. Procede, também, à análise da intervenção de sujeitos e grupos articulados em torno a projetos educacionais específicos, às práticas culturais e às representações sociais que conformam a educação em suas dimensões material e simbólica. Iniciada em 2013, em 2021 a linha conta com 4 docentes e é coordenada pelo Professor Victor Andrade de Melo.

> Docentes vinculados à linha

  1. José Claudio Sooma Silva
  2. Diana Gonçalves Vidal
  3. Juliana Martins Cassani
  4. Libânia Nacif Xavier (Coordenadora da linha)

> Inclusão, Ética & Interculturalidade

A linha de pesquisa Inclusão, Ética & Interculturalidade tem por foco central a compreensão da educação a partir de referenciais relativos à inclusão, ética, interculturalidade e criatividade, considerando suas contribuições sociopolíticas, psicológicas e culturais ao entendimento dos processos ensino-aprendizagem e da experiência educacional. Os estudos que ela compreende preocupam-se com a análise e produção de conhecimento em níveis micro, meso e macro, articulados a categorias como: poder; corporeidade; descolonização; diferenças; diversidade; igualdade/desigualdade; práticas pedagógicas, psicopedagógicas, sociais e discursivas; justiça social; cidadania; princípios éticos, estéticos e morais. Tais temáticas são investigadas nos processos educacionais desenvolvidos dentro e fora da escola, na família e nos espaços educativos não formais. Iniciada em 2014, em 2023 a linha conta com 8 docentes e é coordenada pela Professora Mônica Pereira dos Santos.

> Docentes vinculados à linha

  1. Ana Ivenicki
  2. Celeste Azulay Kelman
  3. Leandro Teófilo de Brito
  4. Maria Judith Sucupira da Costa Lins
  5. Maria Vitória Campos Mamede Maia
  6. Mônica Pereira dos Santos
  7. Sandra Cordeiro de Melo (Coordenadora da linha)



Estado, Trabalho-Educação e Movimentos Sociais.

A linha de pesquisa Estado, Trabalho-Educação e Movimentos Sociais reúne estudos no campo trabalho-educação, tendo em vista a análise das condições históricas, políticas, sociais, ideológicas, econômicas e culturais do processo educativo, considerando sua dimensão escolar. Coloca em relevo a teoria social crítica, a teoria do conhecimento e a teoria política, em diferentes abordagens, para apreender as políticas públicas de educação e socioambientais, os processos de produção e difusão do conhecimento escolar e o protagonismo dos diversos movimentos sociais nesta dinâmica. As pesquisas envolvem questões relativas à formação humana na perspectiva do trabalho e às práticas sociais, educacionais e escolares conexas. Em 2022 a linha conta com 7 docentes e é coordenada pelo Professor Carlos Frederico Bernardo Loureiro.

> Docentes vinculados à linha

  1. Alessandra Nicodemos Oliveira Silva
  2. Bruno Gawryszewski
  3. Carlos Frederico Bernardo Loureiro (Coordenador de linha)
  4. Ênio José Serra dos Santos
  5. Fábio Araujo de Souza
  6. José Jairo Vieira
  7. Jussara Marques de Macedo
  8. Roberto Leher
  9. Vânia Cardoso da Motta



Formação docente, linguagens e subjetividade

A linha de pesquisa Formação Docente, Linguagens e Subjetividade reúne estudos que exploram a linguagem a partir de diferentes modos de manifestação, expressão e produção, em seus aspectos formativos e de subjetivação, em âmbito educacional. Assim, por meio de abordagens envolvendo interfaces entre educação, pedagogia e didática, e também práticas diversas em artes visuais, teatro, dança, música, cinema e literatura, são desenvolvidas pesquisas ligadas à formação docente, ao desenvolvimento profissional, à leitura e escrita, ao lugar do corpo e do sensível no pensamento e práticas educacionais e, de modo mais abrangente, às relações entre linguagem, poder, ideologia e cultura em suas interfaces com a educação.Em 2022, a linha conta com 12 docentes e é coordenada pela Professora Teresa Paula Nico Rego Gonçalves.



Docentes vinculados à linha
  1. Adriana Mabel Fresquet
  2. André Bocchetti
  3. Daniela de Oliveira Guimarães
  4. Graça Regina Reis
  5. Giseli Barreto da Cruz
  6. Marcel Alvaro de Amorim
  7. Marcos Antonio Carneiro da Silva
  8. Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento
  9. Michelle Carreirão Gonçalves
  10. Monique Andries Nogueira
  11. Patricia Corsino
  12. Teresa Paula Nico Rego Gonçalves(Coordenadora de linha)
  13. Thiago Fortes Ribas
  14. Patricia Raquel Baroni
© Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Avenida Pasteur 250 fundos, sala 234 - CEP:22290-902 - Campus da Praia Vermelha
tel: (21)2295-4047 - e-mail:ppge@fe.ufrj.br