Linhas de Pesquisa

 

Linhas de Pesquisa do PPGE
Em 2012, o PPGE organizava-se em torno de duas linhas de pesquisa: Currículo e Linguagem (atualmente Currículo, Docência e Linguagem) e Políticas e Instituições Educacionais. A sua reorganização tornou-se necessária devido à ampliação do seu quadro docente e da diversidade de campos de investigação. Em 2013, o Programa passou a ter uma terceira linha, História, Sujeitos e Processos Educacionais, e em 2014 uma quarta linha, Inclusão, Ética & Interculturalidade. Em 2016 a quinta linha, Estado, Trabalho-Educação e Movimentos Sociais.

> Currículo, Ensino e Diferença
A linha de pesquisa Currículo, Ensino e Diferença. Em 2021, a linha conta com 12 docentes e é coordenada pela Professora Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro.

  1. Amilcar Araújo Pereira
  2. Antonio Flavio Barbosa Moreira
  3. Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro (Coordenadora da linha)
  4. Ana Angelita Costa Neves da Rocha
  5. Antonio Flavio Barbosa Moreira
  6. António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa
  7. Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec
  8. Giovana Xavier da Conceição Nascimento
  9. Marcia Serra Ferreira
  10. Maria Margarida Pereira de Lima Gomes
  11. Thiago Ranniery Moreira de Oliveira
  12. Victor Augusto Giraldo
  13. Nastassja Saramago de Araújo Pugliese

> Formação docente, linguagens e subjetividade

A linha de pesquisa, Formação docente, linguagens e subjetividade. Em 2021, a linha conta com 10 docentes e é coordenada pelo Professor Andre Bocchetti.

  1. Adriana Mabel Fresquet
  2. António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa (Professor visitante)
  3. Graça Regina Reis
  4. André Bocchetti (Coordenador da Linha)
  5. Marcos Antonio Carneiro da Silva
  6. Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento
  7. Monique Andries Nogueira
  8. Patricia Corsino
  9. Teresa Paula Nico Rego Gonçalves
  10. Daniela de Oliveira Guimarães

> Políticas e Instituições Educacionais
 A linha de pesquisa Políticas e Instituições Educacionais reúne pesquisas sobre políticas públicas de educação e organização das instituições educacionais em diferentes contextos de formação. Em seu conjunto, prioriza os processos sócio-históricos de formulação e implementação de políticas educacionais, particularmente sobre os aspectos da associação entre desigualdade social e educacional, tais como hierarquização, estratificação, segregação, reprodução, exclusão e dominação, proporcionados pelos arranjos manifestos no âmbito das políticas educacionais. Em 2020, a linha conta com 9 docentes e é coordenada pela Professora Mariane Campelo Koslinski.

> Docentes vinculados à linha
1. Ana Pires do Prado
2. Antonio Jorge Gonçalves Soares
3. Daniela Patti do Amaral
4. Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha
5. Marcio da Costa
6. Mariane Campelo Koslinski (Coordenadora da Linha)
7. Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato
8. Rosana Rodrigues Heringer
9. Tiago Lisboa Bartholo

> História, Sujeitos & Processos Educacionais

A linha de pesquisa História, Sujeitos & Processos Educacionais tem como foco o estudo dos movimentos e processos educacionais mobilizados em tempos e espaços historicamente situados. Procede, também, à análise da intervenção de sujeitos e grupos articulados em torno a projetos educacionais específicos, às práticas culturais e às representações sociais que conformam a educação em suas dimensões material e simbólica. Iniciada em 2013, em 2021 a linha conta com 5 docentes e é coordenada pelo Professor Victor Andrade de Melo.

> Docentes vinculados à linha

1. José Claudio Sooma Silva
2. Libânia Nacif Xavier    
3. Victor Andrade de Melo (Coordenador da Linha)
4. Diana Gonçalves Vidal

> Inclusão, Ética & Interculturalidade

A linha de pesquisa Inclusão, Ética & Interculturalidade tem por foco central a compreensão da educação a partir de referenciais relativos à inclusão, ética, interculturalidade e criatividade, considerando suas contribuições sociopolíticas, psicológicas e culturais ao entendimento dos processos ensino-aprendizagem e da experiência educacional. Os estudos que ela compreende preocupam-se com a análise e produção de conhecimento em níveis micro, meso e macro, articulados a categorias como: poder; corporeidade; descolonização; diferenças; diversidade; igualdade/desigualdade; práticas pedagógicas, psicopedagógicas, sociais e discursivas; justiça social; cidadania; princípios éticos, estéticos e morais. Tais temáticas são investigadas nos processos educacionais desenvolvidos dentro e fora da escola, na família e nos espaços educativos não formais. Iniciada em 2014, em 2021 a linha conta com 6 docentes e é coordenada pela Professora Celeste Azulay Kelman.

> Docentes vinculados à linha
1. Ana Ivenicki
2. Celeste Azulay Kelman (Coordenadora da linha)
3. Maria Judith Sucupira da Costa Lins
4. Maria Vitória Campos Mamede Maia
5. Mônica Pereira dos Santos
6. Sandra Cordeiro de Melo



Estado, Trabalho-Educação e Movimentos Sociais.

A linha de pesquisa Estado, Trabalho-Educação e Movimentos Sociais reúne estudos no campo trabalho-educação, tendo em vista a análise das condições históricas, políticas, sociais, ideológicas, econômicas e culturais do processo educativo, considerando sua dimensão escolar. Coloca em relevo a teoria social crítica, a teoria do conhecimento e a teoria política, em diferentes abordagens, para apreender as políticas públicas de educação e socioambientais, os processos de produção e difusão do conhecimento escolar e o protagonismo dos diversos movimentos sociais nesta dinâmica. As pesquisas envolvem questões relativas à formação humana na perspectiva do trabalho e às práticas sociais, educacionais e escolares conexas. Em 2021 a linha conta com 7 docentes e é coordenada pelo Professor Carlos Frederico Bernardo Loureiro.

> Docentes vinculados à linha
1. Bruno Gawryszewski
2. Carlos Frederico Bernardo Loureiro (Coordenador de linha)
3. José Jairo Vieira
4. Marcelo Paula de Melo
5. Roberto Leher
6. Fábio Araujo de Souza
7. Vânia Cardoso da Motta



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