Linhas de Pesquisa

 

Linhas de Pesquisa do PPGE
Em 2012, o PPGE organizava-se em torno de duas linhas de pesquisa: Currículo e Linguagem (atualmente Currículo, Docência e Linguagem) e Políticas e Instituições Educacionais. A sua reorganização tornou-se necessária devido à ampliação do seu quadro docente e da diversidade de campos de investigação. Em 2013, o Programa passou a ter uma terceira linha, História, Sujeitos e Processos Educacionais, e em 2014 uma quarta linha, Inclusão, Ética & Interculturalidade. Em 2016 a quinta linha, Estado, Trabalho-Educação e Movimentos Sociais.

> Currículo, Ensino e Diferença
A linha de pesquisa 'Currículo, Ensino e Diferença' reúne estudos que exploram, em variadas perspectivas teóricas, a interface entre educação, currículo, poder, ensino e diferença. Tais investigações abordam: a história de currículos e disciplinas acadêmicas e escolares; os processos de produção e distribuição social dos conhecimentos nas diversas áreas disciplinares; as políticas de currículo; o ensino, os fazeres curriculares, o trabalho e os saberes docentes; os discursos e os processos de subjetivação; a corporificação; o gênero, a sexualidade, o afeto e a diferença; a educação antirracista; os feminismos negros e interseccionais. Em 2023, a linha conta com 13 docentes e é coordenada pela Professora Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro.

  1. Amilcar Araújo Pereira
  2. Antonio Flavio Barbosa Moreira
  3. Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro (Coordenadora da linha)
  4. Ana Angelita Costa Neves da Rocha
  5. António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa
  6. Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec
  7. Giovana Xavier da Conceição Nascimento
  8. Marcia Serra Ferreira
  9. Maria Margarida Pereira de Lima Gomes
  10. Thiago Ranniery Moreira de Oliveira
  11. Victor Augusto Giraldo
  12. Nastassja Saramago de Araújo Pugliese
  13. Diego de Matos Gondim

> Políticas e Instituições Educacionais
 A linha de pesquisa Políticas e Instituições Educacionais reúne pesquisas sobre políticas públicas de educação e organização das instituições educacionais em diferentes contextos de formação. Em seu conjunto, prioriza os processos sócio-históricos de formulação e implementação de políticas educacionais, particularmente sobre os aspectos da associação entre desigualdade social e educacional, tais como hierarquização, estratificação, segregação, reprodução, exclusão e dominação, proporcionados pelos arranjos manifestos no âmbito das políticas educacionais. Em 2022, a linha conta com 8 docentes e é coordenada pela Professora Mariane Campelo Koslinski.

> Docentes vinculados à linha
1. Ana Pires do Prado
2. Antonio Jorge Gonçalves Soares
3. Daniela Patti do Amaral
4. Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha

5. Mariane Campelo Koslinski (Coordenadora da Linha)
6. Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato
7. Rosana Rodrigues Heringer
8. Tiago Lisboa Bartholo

> História, Sujeitos & Processos Educacionais

A linha de pesquisa História, Sujeitos & Processos Educacionais tem como foco o estudo dos movimentos e processos educacionais mobilizados em tempos e espaços historicamente situados. Procede, também, à análise da intervenção de sujeitos e grupos articulados em torno a projetos educacionais específicos, às práticas culturais e às representações sociais que conformam a educação em suas dimensões material e simbólica. Iniciada em 2013, em 2021 a linha conta com 4 docentes e é coordenada pelo Professor Victor Andrade de Melo.

> Docentes vinculados à linha

1. José Claudio Sooma Silva
2. Libânia Nacif Xavier    
3. Victor Andrade de Melo (Coordenador da Linha)
4. Diana Gonçalves Vidal

> Inclusão, Ética & Interculturalidade

A linha de pesquisa Inclusão, Ética & Interculturalidade tem por foco central a compreensão da educação a partir de referenciais relativos à inclusão, ética, interculturalidade e criatividade, considerando suas contribuições sociopolíticas, psicológicas e culturais ao entendimento dos processos ensino-aprendizagem e da experiência educacional. Os estudos que ela compreende preocupam-se com a análise e produção de conhecimento em níveis micro, meso e macro, articulados a categorias como: poder; corporeidade; descolonização; diferenças; diversidade; igualdade/desigualdade; práticas pedagógicas, psicopedagógicas, sociais e discursivas; justiça social; cidadania; princípios éticos, estéticos e morais. Tais temáticas são investigadas nos processos educacionais desenvolvidos dentro e fora da escola, na família e nos espaços educativos não formais. Iniciada em 2014, em 2023 a linha conta com 8 docentes e é coordenada pela Professora Mônica Pereira dos Santos.

> Docentes vinculados à linha
1. Ana Ivenicki
2. Celeste Azulay Kelman
3. Maria Judith Sucupira da Costa Lins
4. Maria Vitória Campos Mamede Maia
5. Mônica Pereira dos Santos (Coordenadora da linha)
6. Sandra Cordeiro de Melo

7. Leandro Teófilo de Brito



Estado, Trabalho-Educação e Movimentos Sociais.

A linha de pesquisa Estado, Trabalho-Educação e Movimentos Sociais reúne estudos no campo trabalho-educação, tendo em vista a análise das condições históricas, políticas, sociais, ideológicas, econômicas e culturais do processo educativo, considerando sua dimensão escolar. Coloca em relevo a teoria social crítica, a teoria do conhecimento e a teoria política, em diferentes abordagens, para apreender as políticas públicas de educação e socioambientais, os processos de produção e difusão do conhecimento escolar e o protagonismo dos diversos movimentos sociais nesta dinâmica. As pesquisas envolvem questões relativas à formação humana na perspectiva do trabalho e às práticas sociais, educacionais e escolares conexas. Em 2022 a linha conta com 7 docentes e é coordenada pelo Professor Carlos Frederico Bernardo Loureiro.

> Docentes vinculados à linha
1. Bruno Gawryszewski
2. Carlos Frederico Bernardo Loureiro (Coordenador de linha)
3. José Jairo Vieira
4. Marcelo Paula de Melo
5. Roberto Leher
6. Fábio Araujo de Souza
7. Vânia Cardoso da Motta



Formação docente, linguagens e subjetividade

A linha de pesquisa Formação Docente, Linguagens e Subjetividade reúne estudos que exploram a linguagem a partir de diferentes modos de manifestação, expressão e produção, em seus aspectos formativos e de subjetivação, em âmbito educacional. Assim, por meio de abordagens envolvendo interfaces entre educação, pedagogia e didática, e também práticas diversas em artes visuais, teatro, dança, música, cinema e literatura, são desenvolvidas pesquisas ligadas à formação docente, ao desenvolvimento profissional, à leitura e escrita, ao lugar do corpo e do sensível no pensamento e práticas educacionais e, de modo mais abrangente, às relações entre linguagem, poder, ideologia e cultura em suas interfaces com a educação.Em 2022, a linha conta com 12 docentes e é coordenada pela Professora Teresa Paula Nico Rego Gonçalves.



Docentes vinculados à linha
  1. Adriana Mabel Fresquet
  2. André Bocchetti
  3. Graça Regina Reis
  4. Giseli Barreto da Cruz
  5. Marcos Antonio Carneiro da Silva
  6. Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento
  7. Monique Andries Nogueira
  8. Patricia Corsino
  9. Teresa Paula Nico Rego Gonçalves(Coordenadora de linha)
  10. Daniela de Oliveira Guimarães
  11. Michelle Carreirão Gonçalves
  12. Patricia Raquel Baroni
© Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Avenida Pasteur 250 fundos, sala 234 - CEP:22290-902 - Campus da Praia Vermelha
tel: (21)2295-4047 - e-mail:ppge@fe.ufrj.br