Linhas de Pesquisa do PPGE
Em 2012, o PPGE organizava-se em torno de duas linhas de pesquisa: Currículo e Linguagem (atualmente Currículo, Docência e Linguagem) e Políticas e Instituições Educacionais. A sua reorganização tornou-se necessária devido à ampliação do seu quadro docente e da diversidade de campos de investigação. Em 2013, o Programa passou a ter uma terceira linha, História, Sujeitos e Processos Educacionais, e em 2014 uma quarta linha, Inclusão, Ética & Interculturalidade. Em 2016 a quinta linha, Estado, Trabalho-Educação e Movimentos Sociais.
> Currículo,
Ensino e Diferença
A linha de pesquisa 'Currículo, Ensino e Diferença' reúne estudos que exploram, em variadas perspectivas teóricas, a interface entre educação, currículo, poder, ensino e diferença. Tais investigações abordam: a história de currículos e disciplinas acadêmicas e escolares; os processos de produção e distribuição social dos conhecimentos nas diversas áreas disciplinares; as políticas de currículo; o ensino, os fazeres curriculares, o trabalho e os saberes docentes; os discursos e os processos de subjetivação; a corporificação; o gênero, a sexualidade, o afeto e a diferença; a educação antirracista; os feminismos negros e interseccionais. Em 2023, a linha conta com 13 docentes e é coordenada pela Professora Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro.
> Políticas e
Instituições Educacionais
A linha de
pesquisa Políticas e Instituições
Educacionais reúne pesquisas sobre políticas
públicas de educação e
organização das instituições
educacionais em diferentes contextos de formação. Em
seu conjunto, prioriza os processos sócio-históricos
de formulação e implementação de
políticas educacionais, particularmente sobre os aspectos
da associação entre desigualdade social e
educacional, tais como hierarquização,
estratificação, segregação,
reprodução, exclusão e
dominação, proporcionados pelos arranjos manifestos
no âmbito das políticas educacionais. Em 2022, a
linha conta com 8 docentes e é coordenada pela Professora Mariane Campelo Koslinski.
> Docentes vinculados à linha
> História, Sujeitos & Processos Educacionais
A linha de pesquisa História, Sujeitos & Processos Educacionais tem como foco o estudo dos movimentos e processos educacionais mobilizados em tempos e espaços historicamente situados. Procede, também, à análise da intervenção de sujeitos e grupos articulados em torno a projetos educacionais específicos, às práticas culturais e às representações sociais que conformam a educação em suas dimensões material e simbólica. Iniciada em 2013, em 2021 a linha conta com 4 docentes e é coordenada pelo Professor Victor Andrade de Melo.
> Docentes vinculados à linha
> Inclusão, Ética & Interculturalidade
A linha de pesquisa Inclusão, Ética & Interculturalidade tem por foco central a compreensão da educação a partir de referenciais relativos à inclusão, ética, interculturalidade e criatividade, considerando suas contribuições sociopolíticas, psicológicas e culturais ao entendimento dos processos ensino-aprendizagem e da experiência educacional. Os estudos que ela compreende preocupam-se com a análise e produção de conhecimento em níveis micro, meso e macro, articulados a categorias como: poder; corporeidade; descolonização; diferenças; diversidade; igualdade/desigualdade; práticas pedagógicas, psicopedagógicas, sociais e discursivas; justiça social; cidadania; princípios éticos, estéticos e morais. Tais temáticas são investigadas nos processos educacionais desenvolvidos dentro e fora da escola, na família e nos espaços educativos não formais. Iniciada em 2014, em 2023 a linha conta com 8 docentes e é coordenada pela Professora Mônica Pereira dos Santos.
> Docentes vinculados à linha
Estado, Trabalho-Educação e Movimentos Sociais.
A linha de pesquisa Estado, Trabalho-Educação e Movimentos Sociais reúne estudos no campo trabalho-educação, tendo em vista a análise das condições históricas, políticas, sociais, ideológicas, econômicas e culturais do processo educativo, considerando sua dimensão escolar. Coloca em relevo a teoria social crítica, a teoria do conhecimento e a teoria política, em diferentes abordagens, para apreender as políticas públicas de educação e socioambientais, os processos de produção e difusão do conhecimento escolar e o protagonismo dos diversos movimentos sociais nesta dinâmica. As pesquisas envolvem questões relativas à formação humana na perspectiva do trabalho e às práticas sociais, educacionais e escolares conexas. Em 2022 a linha conta com 7 docentes e é coordenada pelo Professor Carlos Frederico Bernardo Loureiro.
> Docentes vinculados à linha
Formação docente, linguagens e subjetividade
A linha de pesquisa Formação Docente, Linguagens e Subjetividade reúne estudos que exploram a linguagem a partir de diferentes modos de manifestação, expressão e produção, em seus aspectos formativos e de subjetivação, em âmbito educacional. Assim, por meio de abordagens envolvendo interfaces entre educação, pedagogia e didática, e também práticas diversas em artes visuais, teatro, dança, música, cinema e literatura, são desenvolvidas pesquisas ligadas à formação docente, ao desenvolvimento profissional, à leitura e escrita, ao lugar do corpo e do sensível no pensamento e práticas educacionais e, de modo mais abrangente, às relações entre linguagem, poder, ideologia e cultura em suas interfaces com a educação.Em 2022, a linha conta com 12 docentes e é coordenada pela Professora Teresa Paula Nico Rego Gonçalves.