O programa tem investido no aprimoramento de alunos, concentrando recursos no apoio à presença em Congressos e outros eventos de interesse acadêmico. Destaca-se que o colegiado do PPGE deliberou como prioridade o uso da verba do PROAP para ações que apoiam a participação de alunos em eventos científicos da área. A título de exemplo e apenas considerando os eventos nacionais de maior expressão na área e seguindo a tendência dos anos anteriores, em 2012, incluindo os egressos,46 alunos/as apresentaram trabalho no XVI
Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), 35no IV Congresso Internacional Cotidiano, 18 no X Colóquio Sobre Questões Curriculares/VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo; 15 apresentaram trabalho na 35ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); 11 no III Seminário Infância, Linguagem e Escola, 10 no XV Encontro Regional de História - Ofício do historiador:
ensino e pesquisa, 6 no VII Simpósio Nacional Estado e Poder, 5 no III Encontro Estadual da ANPAE - RJ, 5 no IV Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos, 5 no VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História/III Encontro Internacional do Ensino de História, 4 no IX HISTEDBR-PB, 4 no VII Colóquio Internacional Marx Engels, 4 na VI Jornada de Estudos do Discurso - Discurso, Poder e Interdisciplinariedades: múltiplos olhares, 3 no VII Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação (SIMPED), 3 no Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE), 3 no IV Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza, 3 no 1º ENAPE - Encontro Nacional de Pesquisas em Educação, 3 no VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (ANPPAS) e mais 167 alunos apresentaram trabalhos em 93 outros eventos nacionais e internacionais que ocorreram. Em suma, constam, portanto, 282 participações de alunos e 68 participações de egressos participantes em mais de 100 eventos no ano de 2012.