Pessoal >> Docentes

Adriana Mabel Fresquet
Doutora em Ciências Psicopedagógicas pela UCA (Argentina). Cinema-educação, Psicologia da Educação, Psicologia da Aprendizagem, Psicopedagogia, Infância.
Linha: Formação de docentes, linguagens e subjetividade
Maiores informações:  http://lattes.cnpq.br/6249909223476083

Amilcar Araújo Pereira
Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com um ano de estágio doutoral na Johns Hopkins University, nos Estados Unidos. Ensino de História, história das relações raciais, história e cultura afro-brasileiras, história oral, movimentos sociais e formação de professores.
Linha: Currículo, ensino e diferença
Maiores informações:  http://lattes.cnpq.br/6346712809070450

Ana Angelita Costa Neves da Rocha
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, avaliação, formação docente, ensino de geografia e políticas educacionais.
Linha: Currículo, ensino e diferença
Maiores Informações:  http://lattes.cnpq.br/0514843501598342

Ana Ivenicki
PhD em Educação pela University of Glasgow (Escócia). Multiculturalismo, Formação de Professores, Educação Comparada, Avaliação da Aprendizagem, Avaliação Institucional.
Linha: Inclusão, ética e Interculturalidade
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/7321869768889062

Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro
Doutora em Educação pela PUC-Rio. Currículo, Didática, Ensino de História, Formação de Professores, Saberes Docentes, Conhecimento Escolar, História do Currículo e das Disciplinas Escolares.
Linha: Currículo, ensino e diferença.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/6098382779643532

 

Ana Pires do Prado
Doutora em Antropologia Social e Cultural pela Universitat Autonoma de Barcelona (UAB). Antropologia e educação, Etnografia em pesquisas educacionais, Sociologia da educação, Políticas educacionais.
Linha: Políticas e Instituições Educacionais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/6249909223476083

André Bocchetti
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Tem desenvolvido pesquisas interessadas no entrelace entre corporeidades, experiência e política no âmbito da educação. Nesse contexto, estão inclusas as análises de uma prática corporal específica como plataforma de pensamento acerca do ato educativo - a Biodança, da qual é facilitador - e, em especial, da noção de formatividade e de seus desdobramentos na contemporaneidade.
Linha: Formação de docentes, linguagens e subjetividade
Maiores Informações: http://lattes.cnpq.br/5057082184074025

Antonio Flavio Barbosa Moreira
Doutor em Educação pela Universidade de Londres. Teoria do Currículo, Práticas Curriculares, Políticas Curriculares, História do Currículo, Multiculturalismo, Formação de Professores.
Linha: Currículo, ensino e diferença.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/4949667751311748

Antonio Jorge Gonçalves Soares
Doutor em Educação Física pela UGF. Políticas Públicas, Esporte e Educação, Processos de Escolarização do Corpo.
Linha: Políticas e Instituições Educacionais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/9726601553271394

Antonio Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa - Professor Visitante

Bruno Gawryszewski
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Coordena projeto de pesquisa que aborda a discussão sobre o ensino médio e a educação profissional, com ênfase na discussão das políticas educacionais em geral; trabalho e educação; educação e desenvolvimento; e economia política da educação. Integra o Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX), sediado na Faculdade de Educação da UFRJ, sendo um dos coordenadores do grupo de trabalho "Empresariamento da educação pública".
Linha: Estado, Trabalho, Educação e Movimentos Sociais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/3879273506660211

Carlos Frederico Bernardo Loureiro
Doutor em Serviço Social pela UFRJ. Educação Ambiental e Movimentos Sociais, Educação Ambiental no contexto escolar, Educação Ambiental na Gestão Pública..
Linha: Estado, Trabalho, Educação e Movimentos Sociais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/5548225546111298

Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec
Doutora em Educação pela PUC-Rio. Currículo, Didática, Saber Histórico Escolar, Formação de Professores, Teoria do Discurso.
Linha: Currículo, ensino e diferença.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/1694025822300848

Celeste Azulay Kelman
Doutora em Psicologia pela UnB. Educação Especial, Educação de Surdos, Processos Interativos, Linguísticos e Cognitivos nas relações professor-aluno e aluno-aluno.
Linha: Inclusão, ética e Interculturalidade .
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/1679173694224340

Daniela Patti do Amaral
Doutora em Educação pela UFRJ. Educação brasileira, Política Educacional, Formação de Professores e demais profissionais da educação escolar, gestão escolar.
Linha: Políticas e Instituições Educacionais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/4763703869569847

Daniela de Oliveira Guimarães
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Infância e Linguagem; Educação Infantil: Docência e Práticas Pedagógicas; a Creche e as Crianças de 0 a 3
Linha: Formação de docentes, linguagens e subjetividade
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/5201077923193760

Diana Gonçalves Vidal
Diana Gonçalves Vidal Professora titular de História da Educação na FEUSP, pesquisadora 1 A do CNPq, tesoureira da ISCHE, diretora do IEB-USP, coordenadora do NIEPHE-USP e líder de projeto temático FAPESP (2018/26699-4). história transnacional da educação, cultura escolar, escola nova, práticas escolares de leitura e escrita, historiografia e circulação internacional de modelos e práticas pedagógica.
Linha: História, Sujeitos e Processos Educacionais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/9794987194529294

Fábio Araujo de Souza
Doutor em educação pela Universidade de São Paulo com pós-doutorado em educação pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em educação, cultura e comunicação pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pedagogo pela Universidade Estado do Rio de Janeiro. Especialista em financiamento da educação básica e políticas educacionais.
Linha: Estado, Trabalho-Educação e Movimentos Sociais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/7184525100033821

Giovana Xavier
Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas. Ensino de História, Ensino de História do Pós-Abolição, Reeducação das relações raciais, História da América, História do Brasil, Educação, Gênero, Feminismos Negros e Interseccionais.
Linha: Currículo, ensino e diferença.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/9883445785268500

Giseli Barreto da Cruz
Doutora em Educação pela PUC-Rio. Pedagogia: teoria, curso de formação e prática pedagógica escolar, Didática e docência, Formação de professores, Trabalho docente.
Linha: Formação de docentes, linguagens e subjetividade
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/5755499489661099

Graça Regina Franco da Silva Reis
Doutora em Educação pelo ProPED/UERJ. É professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: curriculo, cotidiano escolar, formação de professores e pesquisa (auto)biográfica. É coordenadora do projeto de pesquisa e extensão "Conversas entre professorXs: alteridades e singularidades"no CAp/UFRJ e Co-coordenadora do Curso de Extensão Conversas entre Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Linha: Formação de docentes, linguagens e subjetividade
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/8674157963018100

José Cláudio Sooma Silva
Doutor em Educação pela UERJ. História da Educação, História da Institucionalização Escolar, História da Educação Primária, História da Profissão Docente, Políticas Públicas de Educação, Processos de Escolarização.
Linha: História, Sujeitos e Processos Educacionais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/9289502247184812

José Jairo Vieira
Doutor em Sociologia pelo IUPERJ. Diversidade e Educação, Relações Étnico-raciais e Educação, Desigualdade Social e Educação, Teoria Sociológica, Corpo e Educação, Temas em EAD, Gênero e Educação, Universidade e Sociedade.
Linha: Estado, Trabalho, Educação e Movimentos Sociais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/7504208613924588

Libânia Nacif Xavier
Doutora em Educação pela PUC-Rio. História da Educação Brasileira, História da Profissão Docente, Produção Intelectual e Circulação de Modelos Político-Pedagógicos, História dos Sujeitos e dos Processos Educacionais.
Linha: História, Sujeitos e Processos Educacionais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/1009093134243267

Luiz Antônio Constant Rodrigues da Cunha
Doutor em Educação pela PUC-SP. Socialização Política e Ideológica.
Linha: Políticas e Instituições Educacionais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/5810253486833165

Marcelo Paula de Melo
Doutor em Serviço Social pela UFRJ. Leciona na Escola de Educação Física e Desportos na UFRJ. Pesquisador do COLETIVO DE ESTUDOS DE POLÍTICA EDUCACIONAL (UFJF). Atua com ensino, pesquisa e extensão nos campos de políticas públicas de educação, lazer, esporte, Política Educacional, e teoria social e esporte
Linha: Estado, Trabalho, Educação e Movimentos Sociais.
Maiores Informações: http://lattes.cnpq.br/9618187525201061


Marcia Serra Ferreira
Doutora em Educação pela UFRJ. Currículo, Ensino de Ciências, História das Disciplinas, Formação de Professores, Conhecimentos Escolares em Ciências.
Linha: Currículo, ensino e diferença.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/1158437195086725

Marcio da Costa
Doutor em Sociologia pela IUPERJ. Sociologia da Educação, Política Educacional, Teoria Sociológica, Avaliação Educacional.
Linha: Políticas e Instituições Educacionais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/7101633434064668

Marcos Antônio Carneiro da Silva
Doutor em Educação Física pela UGF. Sujeito e Poder. Escolarização dos corpos; micropolíticas disciplinares
Linha: Formação de docentes, linguagens e subjetividade
Maiores informaçõeshttp://lattes.cnpq.br/8008334415878052

Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento
Doutora em Ciências Humanas - Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.Desenvolve pesquisas e tem publicado artigos sobre o trabalho docente, a formação de professores e a inserção profissional.
Linha: Formação de docentes, linguagens e subjetividade
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/0609119454872844

Maria Judith Sucupira da Costa Lins
Doutora em Educação pela UFRJ. Ética e Educação Moral, Psicologia da Educação (Desenvolvimento Infantil e do Adolescente e Aprendizagem), Escola e Formação de Professores, História da Educação, Filosofia da Educação.
Linha: Inclusão, ética e Interculturalidade
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/5856322350857612

Maria Margarida Pereira de Lima Gomes
Doutora em Educação pela UFF. Currículo, Ensino de Ciências, História das Disciplinas Escolares, Conhecimentos Escolares em Ciências, Materiais Didáticos Escolares, Formação de Professores.
Linha: Currículo, ensino e diferença.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/3774832858930395

Maria Vitória Campos Mamede Maia
Doutora em Psicologia pela PUC-Rio. Mestra em Letras pela PUC-Rio. Espaço Lúdico no Processo de Ensino-Aprendizagem. O lúdico e o processo de inclusão em espaços formais e não formais. Jogos e brincadeiras no processo de Ensino-aprendizagem. Psicologia com ênfase em Linguagem e Subjetividade, Aprendizagem e desenvolvimento, Psicopedagogia, Psicanálise.

Linha: Inclusão, ética e interculturalidade
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/0576323713492756

Mariane Campelo Koslinski
Doutora em Sociologia pela UFRJ. Sociologia da Educação, Avaliação Educacional, Análise de Políticas Educacionais, Desigualdades Sociais e Urbanas e Educação.
Linha: Políticas e Instituições Educacionais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/4896487821943193


Mônica Pereira dos Santos
Doutora em Psicologia e Educação Especial pela University of London (Inglaterra). Inclusão em Educação, Educação para Todos, Direitos Humanos e Educação, Psicossociologia da Educação, Aprendizagem, Formação de Professores.
Linha: Inclusão, ética e Interculturalidade.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/8795823734042859

Monique Andries Nogueira
Doutora em Educação pela USP. Arte, Música, Cultura, Formação de Professores, Didática.
Linha: Formação de docentes, linguagens e subjetividade.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/7560951448803509

Nastassja Saramago de Araújo Pugliese
Doutora em Filosofia pela University of Georgia (UGA - Estados Unidos) História da Filosofia Moderna, Metodologias em História da Filosofia, Ensino de Lógica, Filosofia da Educação.
Linha: Currículo, ensino e diferença
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/3608911193996742

Patrícia Corsino 
Doutora em Educação pela PUC-Rio. Educação Infantil, Infância, Linguagem, Alfabetização e Letramento, Literatura Infantil.
Linha: Formação de docentes, linguagens e subjetividade.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/5540561339414541

Roberto Leher
Doutor em Educação pela USP. Políticas Públicas em Educação, Educação Superior, Trabalho e Educação, Capitalismo Dependente, Heteronomia Cultural.
Linha: Estado, Trabalho, Educação e Movimentos Sociais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/6873414697016839

Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato
Doutor em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Antropologia da Educação, Etnografia em Pesquisas Educacionais, Sociologia da Educação, Políticas Educacionais, Avaliação Educacional, Juventudes e Educação.
Linha: Políticas e Instituições Educacionais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/0733727866956524

Rosana Rodrigues Heringer
Doutora em Sociologia pelo IUPERJ. Desigualdades raciais na educação, políticas de ação afirmativa, desigualdades no acesso e permanência na educação superior, discriminação racial, relações de gênero e direitos humanos.
Linha: Políticas e Instituições Educacionais.
Maiores informações:  http://lattes.cnpq.br/9066311393158506

Sandra Cordeiro de Melo
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenadora do Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem - LIMDA, Transtorno do Espectro Autista, Inclusão em Educação, Psicologia da Educação.
Linha: Inclusão, Ética e Interculturalidade.
Maiores informações:  http://lattes.cnpq.br/3499803166947247

Teresa Paula Nico Rego Gonçalves
Doutorado em Educação e Sociedade - Universidad de Sevilla (2008) campo da investigação em educação, teoria da educação e formação de professores e de investigadores em educação estão publicados em diversos artigos e livros de circulação nacional e internacional.
Linha: Formação de docentes, linguagens e subjetividade
Maiores informações:  http://lattes.cnpq.br/9101792815651430

Thiago Ranniery Moreira de Oliveira
Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua principalmente nos seguintes temas: corporficação, subjetivação, gênero, sexualidade, afeto e diferença.
Linha: Currículo, ensino e diferença
Maiores informações:  http://lattes.cnpq.br/5073249089832251

Tiago Lisboa Bartholo
Doutor em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sociologia das oportunidades educacionais, Avaliação de impacto de políticas e projetos educacionais, Segregação escolar e desigualdades sociais.
Linha:Política e Instituições educacionais
Maiores informações:  http://lattes.cnpq.br/6422430015517734

Vânia Cardoso da Motta
Doutora em Serviço Social pela UFRJ. Políticas públicas em educação, educação básica, trabalho-educação, economia política, Estado ampliado, capitalismo dependente.
Linha: Estado, Trabalho, Educação e Movimentos Sociais.
Maiores informaçaões: http://lattes.cnpq.br/9019395807508288

Victor Andrade de Melo
Doutor em Educação Física pela UGF. História da Educação do Corpo.
Linha: História, Sujeitos e Processos Educacionais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/9730234823420258

Victor Augusto Giraldo
Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação, com tese em Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática. Atua em pesquisa na área de Educação Matemática, com ênfase em saberes docentes e formação de professores que ensinam matemática.
Linha: Currículo, ensino e diferença
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/8266357230021399



© Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Avenida Pasteur 250 fundos, sala 234 - CEP:22290-902 - Campus da Praia Vermelha
tel: (21)2295-4047 - e-mail:ppge@fe.ufrj.br