Nº.: | Autor: | Título: | Data / Sala | Banca | Ingresso |
01 | Gilberto Vieira Garcia | MÚSICA: O ESTUDO, O ENSINO, A PROFISSÃO, ENTRE FORMULADORES E MESTRES (RIO DE JANEIRO (1838-1889) | 20/02/2018 Instituto de Psicologia | Libânia Nacif Xavier (Orientadora), Victor de Andrade Mello, Avelino Romero Simões, Patricia Coelho da Costa, Ângela de Castro Gomes | 2014 |
02 | Inny Bello Accioly | Educação E Capital-Imperialismo:As Influências Político-Pedagógicas Do Banco Mundial Nas Relações Entre Brasil E Moçambique | 20/02/2018 Auditório do CFCH | Roberto Leher (Orientador), Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Virginia Maria Gomes de Mattos Fontes, Ana Elisa Saggioro Garcia, Isabela Nogueira de Morais | 2014 |
03 | Ana Carolina Christovão | COMPENSAÇÃO EDUCACIONAL NO RIO DE JANEIRO: avaliando o programa Escolas do Amanhã | 20/02/2018 Sala 242-FE | Marcio da Costa (Orientador), Mariane Campelo Koslinski, Ana Pires do Prado, Hustana Maria Vargas, Eduardo Ribeiro da Silva | 2013 |
04 | Sonia Maria Milone de Freitas Travassos | CONCEPÇÕES, FUNÇÕES E PRÁTICAS DE SALAS DE LEITURA DE ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO | 23/02/2018 Auditório do CFCH | Patricia Corsino (Orientadora), Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Ludmila Thomé de Andrade, Márcia Cabral da Silva, Edmir Perrotti | 2014 |
05 | Luisa Azevedo Guedes | O Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II: Escritas de formação na área dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 28/02/2018 Sala 242-FE | Ludmila Thomé de Andrade (Orientadora), Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Giseli Barreto da Cruz, Guilherme do Val Toledo Prado, Carmen Diolinda da Silva Sanches Sampaio | 2014 |
06 | Rosângela Padilha Thomaz dos Santos | As narrativas escritas como possibilidades de formação continuada de professores alfabetizadores | 27/02/2018 Sala 242-FE | Ludmila Thomé de Andrade (Orientadora), Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Teresa Paula Nico do Rego Gonçalves, Guilherme do Val Toledo Prado, Carlos Roberto de Carvalho | 2014 |
07 | Carlus Augustus Jourand Correia | Projetos familiares na formação de atletas do futebol: Apostas na profissionalização e na escolarização | 28/02/2018 Sala 242-FE | Antonio Jorge Gonçalves Soares (Orientador), Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato, Wagner dos Santos, Ludmila Nunes Mourão, Simoni Lahud Guedes | 2014 |
08 | Érika Elizabeth Vieira Frazão | Licenciatura em História e Educação Básica: que articulações curriculares em meio às disputas por escola pública democrática? | 08/03/2018 Auditório CFCH | Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec (Orientadora), Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Marcia Serra Ferreira, Helenice Aparecida Bastos Rocha, Inês Ferreira de Souza Bragança | 2014 |
09 | Diego Bruno Velasco | Narrativas de História do Brasil no ENEM: Disputas curriculares pela hegemonização do conhecimento escolar | 21/03/2018 Auditório Pinel - C | Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec (Orientadora), Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Helenice Aparecida Bastos Rocha, Marcelo de Souza Magalhães, Luís Reznik | 2014 |
10 | Luciene de Sousa Teixeira Vales | CONSTRUÇÃO DE UM BLOG SOBRE ÉTICA, JOGOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL | 21/03/2018 Auditório Pinel - B | Maria Judith Sucupira da Costa Lins (Orientadora), Maria Vitória Campos Mamede Maia, Ana Ivenicki, Vânia Carvalho de Araujo, Lúcia Regina Goulart Vilarinho | 2014 |
11 | Vitor Andrade Barcellos | Relações Raciais, África e afro-brasileiros no Currículo: percursos formativos de licenciandos de História da UFRJ | 26/03/2018 Sala de Conselho de Centro - CFCH | Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec (Orientadora), Amilcar Araujo Pereira, Rosana Rodrigues Heringer, Elizeu Clementino de Souza, Claudia Miranda | 2014 |
12 | Aline Souza Oliveira Lanzillota | AUTORIA DOCENTE (E DISCENTE) NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 26/03/2018 Auditório CFCH | Ludmila Thomé de Andrade (Orientadora), Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Teresa Paula Nico Rego Gonçalves, André Bocchetti, Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho | 2014 |
13 | Adriana Soares Ralejo | Lugar de autoria”: contingências, desafios e possibilidades na produção de livros didáticos de História | 28/03/2018 Salão Pedro Calmon | Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro (Orientadora), Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec, Marcia Serra Ferreira, Helenice Aparecida Bastos Rocha, Sonia Regina Miranda | 2014 |
14 | SIMONE MARIA DA SILVA | AS POLÍTICAS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA A PARTIR DA CRIAÇÃO DO MINISTÉRIODE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. UM NOVO PADRÃO DE PESQUISA E AS IMPLICAÇÕES PARA AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS | 06/04/2018 Sala 242 - FE | Roberto Leher (Orientador), Vânia Cardoso da Motta, Gaudêncio Frigotto, Katia Regina de Souza Lima, Alexis Saludijan | 2014 |
15 | Eduardo da Costa Pinto D’Avila | O MODELO GERENCIALISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO BRASIL: um estudo sobre a Educação Ambiental na prefeitura do Rio de Janeiro | 13/04/2018 Sala 242 - FE | Carlos Frederico Bernardo Loureiro (Orientador), Vania Cardoso da Motta, Alexandre Maia do Bonfim, Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa(co-orientador), Ana Maria Marques Santos | 2014 |
16 | Karina Carrasqueira Lopes | Fatores associados ao abandono e à mobilidade docente na rede municipal do Rio de Janeiro | 13/04/2018 Sala 242 - FE | Mariane Campelo Koslinski (Orientadora), Tiago Lisboa Bartholo, Fernando Tavares Junior, Alicia Maria Catalano de Bonamino, Eduardo Ribeiro da Silva | 2014 |
17 | Juliana Marsico Correia da Silva | FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A CONSTITUIÇÃO DE SUBJETIVIDADES: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 04/06/2018 Sala 241 - FE | Marcia Serra Ferreira (Orientadora), Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Thiago Ranniery Moreira de Oliveira, Antonio Carlos Rodrigues de Amorim, Elizabeth Fernandes de Macedo | 2016 |
18 | Luzia Cunha Cruz | Ética e Shakespeare: Uma Proposta de Aprendizagem para o Ensino Médio | 05/09/2018 Auditório Manoel Maurício | Maria Judith Sucupira da Costa Lins (Orientadora), Maria Vitória Campos Mamede Maia, Ana Ivenicki, Marlene Soares dos Santos, Tania Martins Santos | 2016 |
19 | Amanda Moreira da Silva | Dimensões da precarização do trabalho docente no século XXI: o precariado professoral e o professorado estável-formal sob a lógica privatista empresarial nas redes públicas brasileiras | 12/12/2018 Auditório Muniz Aragão | Vânia Cardoso da Motta (Orientadora), Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Gaudêncio Frigotto, Roberto Leher, Ruy Gomes Braga Neto, Virgínia Maria Gomes de Mattos Fontes | 2015 |
20 | Vinicius de Moraes Monção | MARIA GUILHERMINA LOUREIRO DE ANDRADE E AS REDES DO KINDERGARTEN (1883-1910) | 12/12/2018 PROEDES | Irma Rizzini (Orientadora), Libânia Nacif Xavier, Victor de Andrade Melo, Alessandra Frota Martinez de Schueler, Ângela Maria Souza Martins | 2015 |
21 | Regina Maria de Souza Correia Pinto | O desenvolvimento do Index para a Inclusão como estratégia de combate à exclusão: instigando a autoavaliação institucional em uma Escola de Governo | 14/12/2018 Sala A-101 | Mônica Pereira dos Santos (Orientadora), Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato, Mylene Cristina Santiago, Allan Rocha Damasceno | 2015 |
22 | Fernando Paulo de Lima | Análise das contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de professores de Educação Física | 14/12/2018 Sala 242-FE | José Jairo Vieira (Orientador), Vânia Cardoso da Motta, Marcelo Paula de Melo, Andrea Lopes da Costa Vieira, Sergio Luiz Baptista da Silva | 2016 |
23 | Fábio José Paz da Rosa | A produção de presença negra na formação de professores pelos olhares decoloniais da cinematografia de Zózimo Bulbul | 20/12/2018 Sala 242-FE | Adriana Mabel Fresquet (Orientadora), Ana Ivenicki, Amilcar Araujo Pereira, Monica Lima e Souza, Liliane Leroux | 2015 |