Nº.: | Autor: | Título: | Data / Sala | Banca | Ingresso |
01 | CAMILA NAGEM MARQUES VIEIRA | Criatividade como espaço de escuta e reflexão na formação docente | 30/01/2019 Auditório do Instituto de Psicologia | Maria Vitória Campos Mamede Maia (Orientadora), Ana Ivenicki, Monique Andries Nogueira, Kátia Regina Xavier Pereira da Silva, Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa | 2015 |
02 | Marcus Leonardo Bomfim Martins | A (im)possibilidade da avaliação no ensino de História: uma análise a partir de exercícios de livros didáticos | 31/01/2019 Auditório do CFCH | Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec (Orientadora), Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Helenice Aparecida Bastos Rocha, Claudia de Oliveira Fernandes, Luis Fernando Cerri | 2015 |
03 | Aderaldo Pereira dos Santos | Arma da Educação: cultura política, cidadania e antirracismo nas experiências do professor Hemetério José dos Santos(1870-1930) | 15/02/2019 Sala A-101 | Irma Rizzini (Orientadora), Alessandra Frota Martinez de Schueler(Co-orientadora), Amilcar Araujo Pereira, Giovana Xavier da Conceição Nascimento, Angela Maria Souza Martins, Martha Campos Abreu | 2015 |
04 | Luiza Maria Abreu de Mattos | O MEIO AMBIENTE COMO UM VALOR COSMOPOLITA NO CURRÍCULO ESCOLAR DEBIOLOGIA: comparando livros didáticos do Brasil e da Alemanha | 21/02/2019 Auditório do CFCH | Maria Margarida Pereira de Lima Gomes (Orientadora), Marcia Serra Ferreira, Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Isabel Gomes Rodrigues Martins, Mariana Lima Vilela | 2015 |
05 | Aline Lima da Silveira Lage | PROFESSORES SURDOS NA CASA DOS SURDOS: “DEMOROU MUITO,MAS VOLTARAM” | 22/02/2019 Auditório do CFCH | Celeste Azulay Kelman (Orientadora), Ana Ivenicki, José Claudio Sooma Silva, Katia Faria de Aguiar, Flaviane Reis | 2015 |
06 | Christiane Guimarães Pançardes da Silva | ESCOLA, VIOLÊNCIA E IDENTIDADE DOCENTE NA REDE PÚBLICA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO | 20/03/2019 Sala 242 | Libânia Nacif Xavier (Orientadora), Patricia Corsino, Ana Ivenicki, AnibalMonteiro de Magalhães Neto, Keila Grinberg | 2014 |
07 | Bruno Teixeira Paes | As imagens precárias. Uma leitura da produção audiovisual realizadas por jovens em regimes sócioeducativos | 22/03/2019 Sala 242 | Adriana Mabel Fresquet (Orientadora), André Bocchetti, Ana Angelita Costa Neves da Rocha, Ana Lucia de Almeida Soutto Mayor, Debora BrederBarreto | 2015 |
08 | Nívea Silva Vieira | A HEGEMONIA DO CAPITAL FINANCEIRO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: a atuação do Itaú Unibanco na política educacional | 22/03/2019 Auditório do CFCH | Vânia Cardoso da Motta (Orientadora), Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Gilcelene de Oliveira Damasceno Barão, Virgínia Maria Gomes de Mattos Fontes, Rodrigo Castelo Branco Santos | 2015 |
09 | ANA LIDIA FELIPPE GUIMARÃES | Corporalidade e Ética na Educação de Jovens e Adultos | 27/03/2019 Sala 242 | Maria Judith Sucupira da Costa Lins (Orientadora), Maria Vitoria Campos Mamede Maia, Celeste Azulay Kelman, Ligia Silva Leite, Fatima Bayma Oliveira | 2015 |
10 | Mariana de Oliveira Amorim | Linhas, enredos e territórios: cartografias docentes de professores iniciantes de História | 27/03/2019 Sala 242 | Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro (Orientadora), Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec, GiseliBarreto da Cruz, Helenice Aparecida Bastos Rocha, Marcelo de Souza Magalhães | 2015 |
11 | Cecilia Santos de Oliveira | FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: SIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INOVAÇÃO CURRICULAR | 28/03/2019 Sala A-101 | Marcia Serra Ferreira (Orientadora), Maria Margarida Pereira de Lima Gomes, Francine Lopes Pinhão, Shaula Maria Vicentini de Sampaio, Mariana Lima Vilela | 2014 |
12 | Heloize da Cunha Charret | INTEGRAÇÃO CURRICULAR NAS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO: ESTABILIDADE E MUDANÇA NO EMBATE ENTRE AS ÁREAS DE CONHECIMENTOS E AS DISCIPLINAS ESCOLARES | 29/03/2019 Salão Moniz Aragão | Marcia Serra Ferreira (Orientadora), Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Victor de Augusto Giraldo, José Roberto da Rocha Bernardo, Maria do Carmo Martins | 2015 |
13 | Guilherme Gonçalves Baptista | As marcas de um campo em debate: os testes de Aptidão Física na Escola de Educação Física e Desportos - UFRJ (1968-1990) | 29/03/2019 Sala 105-A (ECO) | Victor Andrade de Melo (Orientador), José Claudio Sooma Silva, Irma Rizzini, Sonia Maria de Castro Nogueira Lopes, Silvia Maria Agatti Ludorf | 2015 |
14 | Ana Paula Andrade | SUBJETIVIDADES DOCENTES NO BRASIL DEMOCRÁTICO:QUESTÕES ACERCA DO PROFESSOR REFLEXIVO CRÍTICO | 29/03/2019 Aulário sala 38 | Antonio Flavio Barbosa Moreira (Orientador), Inês Barbosa de Oliveira(Co-orientadora), Marcia Serra Ferreira, André Márcio Picanço Favacho, Maria Luiza Sussekind Veríssimo Cinelli, Marlene Alves de Oliveira Carvalho | 2015 |
15 | Ana Angélica Rodrigues de Oliveira | A Música Popular Brasileira (MPB)na Escola: uma análise sobreasua contribuição para uma educação emancipatória na rede pública de ensino de Barra Mansa/RJ | 29/03/2019 Aulário sala 38 | Monique Andries Nogueira (Orientadora), Giseli Barreto da Cruz, Eduardo Guerreiro Brito Losso, Ari Fernando Maia, Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti | 2015 |
16 | Edmilson dos Santos Ferreira | Infância e microações afirmativas em contextos significativos | 29/03/2019 Aulário sala 38 | José Jairo Vieira (Orientador), Ana Ivenicki, Andréa Lopes da Costa Vieira, Sérgio Luiz Baptista da Silva, Renato Nogueira dos Santos Junior | 2015 |
17 | Fabiano Lange Salles | A tessitura curricular em uma comunidade de aprendizagem docente multicultural: o caso da disciplina Educação Física | 29/03/2019 Sala 242-FE | Ana Ivenicki (Orientadora), Maria Vitória Campos Mamede Maia, Celeste Azulay Kelmann, Alice Casimiro Lopes, Vera Maria Ferrão Candau | 2015 |
18 | MARCO VINÍCIUS MOREIRA LAMARÃO | O COMPERJ na educação do Leste fluminense: as estratégias do empresariado para educar os trabalhadores e impactos da crise recente (2008 –2016) | 29/03/2019 Sala A-101 | Roberto Leher (Orientador), Vânia Cardoso da Motta, Tatiana Brettas Waehneldt, Rodrigo Azevedo da Cruz Lamosa, Larissa Dahmer Pereira | 2014 |
19 | Sergio Gonçalves da Cunha | Formas de provimento ao cargo de diretor, desempenho e liderança em escolas públicas no estado do Rio de Janeiro | 04/04/2019 Sala A-101 | Mariane Campelo Koslinski (Orientadora), Daniela Patti do Amaral, Ana Cristina Prado de Oliveira, Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato | 2015 |
20 | Marilia Neto Kappel | Literatos,jornalistas e inspetores de ensino: Perspectivas modernizadoras para a cidade de Juiz de Fora(1896-1910) | 11/04/2019 Sala 242-FE | Libânia Nacif Xavier (Orientadora), Irma Rizzini, Fernando César Ferreira Gouvêa, Daniel Cavalcanti de Albuquerque Lemos, Patricia Coelho da Costa | 2015 |
21 | Felipe Macedo de Andrade | PROGRAMAS DE INCENTIVO AO USO DE DADOS EDUCACIONAIS | 24/04/2019 Sala 242-FE | Mariane Campelo Koslinski (Orientadora), Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato, Tiago Lisboa Bartholo, Eduardo Ribeiro da Silva, Cynthia Paes de Carvalho | 2015 |
22 | JORDANNA CASTELO BRANCO | Avaliação de contexto das práticas de oralidade, leitura e escrita na pré-escola: possibilidades e desafios | 25/04/2019 Auditório do CFCH | Patricia Corsino (Orientadora), Giseli Barreto da Cruz, Maria Fernanda Rezende Nunes, Elaine Constant Pereira de Souza, Catarina de Souza Moro | 2015 |
23 | RONY PEREIRA LEAL | EJA em dois tempos: (re)pensando a formação continuada docente em uma perspectiva multiculturalmente orientada | 25/04/2019 Auditório do CFCH | Ana Ivenicki (Orientadora), Giseli Barreto da Cruz, José Jairo Vieira, Rita de Cássia Prazeres Frangella, Rosanne Evangelista Dias | 2015 |
24 | LUCIANE DA SILVA NASCIMENTO | OS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO | 26/04/2019 NEPP-DH | Roberto Leher (Orientador), Vânia Cardoso da Motta, Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Rodrigo Cruz de Azevedo Lamosa, Marcela Alejandra Pronko | 2015 |
25 | THABATA FONSECA DE OLIVEIRA | A construção do conhecimento geográfico com alunos surdos nos anos iniciais doEnsino Fundamental | 28/05/2019 Sala 241-FE | Celeste Azulay Kelman(Orientadora), Ana Ivenicki, Maria Vitoria Campos Mamede Maia, Jader Janer Moreira Lopes, Wilma Favorito | 2015 |
26 | Amanda Morganna Moreira | A ESCOLA QUE EDUCA AS FAMÍLIAS: Percepções e ações sobre a educação em um Espaço de Desenvolvimento Infantil | 07/06/2019 Sala 242-FE | Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato (Orientador), Mariane Campelo Koslinski, Daniela Patti do Amaral, Lucia Velloso Mauricio, Ana Cristina Prado de Oliveira | 2015 |
27 | Carolina Portela Núñez | Ações e percepções de gestores e professores em um programa com base no incentivo ao uso de dados educacionais | 05/07/2019 Sala 242-FE | Mariane Campelo Koslinski (orientadora), Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato, Alícia Maria Catalano de Bonamino, Cristina Prado de Oliveira, Cynthia Paes de Carvalho | 2015 |
28 | Pedro Henrique de Sousa Tavares | Financeirização no ensino superior: a educação como fronteira de valorização e acumulação de capital – o caso da Kroton Educacional | 28/06/2019 Auditório da Escola de Serviço Social | Roberto Leher (Orientador), Daniela Patti do Amaral, Marcelo Paula de Melo, Deise Mancebo, Sônia Maria Rummert | 2015 |
29 | Rafaela Louise Silva Vilela | Literatura infantil digital: arte, infância e tecnologia na escola | 15/08/2019 Sala 242-FE | Patricia Corsino (Orientadora), Graça Regina Franco da Silva Reis, Maria Fernanda Rezende Nunes, Monica Correia Baptista, Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald | 2015 |
30 | MICHELENI MÁRCIA DE SOUZA MORAES | ANÁLISE ARGUMENTATIVA DOS DISCURSOS DOCENTES SOBRE VIOLÊNCIA ESCOLAR | 25/09/2019 Sala A-101 | Renato José de Oliveira (Orientador), Daniela Patti do Amaral, Ana Ivenicki, Giselle Martins dos Santos Ferreira, Marcio Silveira Lemgruber | 2015 |
31 | Talita da Silva Campelo | Entre transformadores e reformadores: o PIBID e as disputas por sentidos de docência e formação de professores | 25/10/2019 Sala A-101 | Giseli Barreto da Cruz (Orientadora), Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec,Andréa Rosana Fetzner, Jefferson Mainardes | 2015 |
32 | DAVID SANTOS PEREIRA CHAVES | EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO: Instituto Ayrton Senna e a política de competências socioemocionais na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro | 19/11/2019 Sala 241 | Vânia Cardoso da Motta (orientadora), Larissa Dahmer Pereira, Gaudêncio Frigotto, Roberto Leher, Bruno Gawryszewski | 2016 |
33 | LETICIA SANTOS DA CRUZ | Educação Infantil e Ensino Fundamental no Municípiodo Rio de Janeiro: A leitura e a Escrita na Transição | 16/12/2019 Auditório da Decania do CFCH | Patricia Corsino(orientadora), Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Giseli Barreto da Cruz, Ludmila Thomé de Andrade, Maria Fernanda Resende Nunes, Guilherme Val Toledo Prado | 2016 |
34 | Ana Paula Santos Guimarães | A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E SUAS METAMORFOSES NOCURSO DE PEDAGOGIA DO RIO DE JANEIRO: TENSÔES EAMBIGUIDADES | 19/12/2019 Sala 242-FE | José Jairo Vieira (Orientador), Ana Ivenicki, Marcos Antônio Carneiro da Silva, Andrea Lopes da Costa Vieira, Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão | 2016 |